Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/984
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre feitiços e violências institucionais : ressignificações Inỹ Karajá a partir das "mortes in-voluntárias"
Autor: Santos, Suelene Maria dos
Primeiro orientador: Bicalho, Poliene Soares dos S.
Primeiro membro da banca: Bicalho, Poliene Soares dos S.
Segundo membro da banca: Portela, Cristiane de Assis
Terceiro membro da banca: Machado, Márcia
Quarto membro da banca: Oliveira, Maria de Fátima
Resumo: O presente estudo apresenta e analisa dados sobre os casos de suicídios ocorridos na Aldeia Santa Isabel do Morro, do povo Inỹ Karajá, na Ilha do Bananal, no Estado do Tocantins. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na referida aldeia, bem como a leitura bibliográfica de obras que tratam do tema. Assim, buscamos, além de compreender as causas dos suicídios ocorridos em Santa Isabel, perceber como as famílias com históricos de suicídios se reestabelecem após a perda de um parente. Realizou-se a correlação entre a assistência de saúde deficitária oferecida aos povos indígenas e os casos de suicídios entre estes povos. Antes, porém, foi feita uma contextualização histórica da presença da etnia Karajá, apresentando seu deslocamento à Ilha do Bananal e problematizando a permanência dos mesmos nesse território ao longo dos séculos.
Abstract: Este estudio presenta y analiza datos sobre los casos de suicidios en la Aldea Santa Isabel do Morro, Del pueblo Iny Karajá en La isla de Bananal e nel Estado de Tocantins. Para esto propósito, se levó a cabo una investigación en dicho Aldeia indígena, así como la lectura bibliográfica sobre el mismo asunto. Para tal fin buscamos, además de la comprensión de las causas de los suicidios en la Aldea Santa Isabel do Morro, vemos cómo las familias con fondo de suicidio, si restauran después de la muerte de un familiar. Fueechola correlación entre el déficit de atención médica ofrecida a los pueblos indígenas y los casos de suicidios de los mismos. En primer lugar, sin embargo, fueechouna contextualización histórica de la presencia de la etnia Karajá, presentando su dislocación a la isla de Bananal y cuestionando su permanencia en esto territorio durante siglos.
Palavras-chave: Suicídios
Inỹ Karajá
Descaso Público
Suicidios
Inỹ Karajá
La indiferencia pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: SANTOS, Suelene Maria dos. Entre feitiços e violências institucionais : ressignificações Inỹ Karajá a partir das "mortes in-voluntárias". 2015. 101 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/984
Data de defesa: 17-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1502731461_dissertacao_suelene.pdfDissertação3,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.