Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/968
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transgeneridade, universidade e vida : histórias e construções identitárias de mulheres trans
Título(s) alternativo(s): Experiences and lived of transgender people : intertwining between their place in society and in education
Autor: Cardoso, Railson Soares 
Primeiro orientador: Castro, Raimundo Márcio de Mota
Primeiro membro da banca: Castro, Raimundo Márcio de Mota
Segundo membro da banca: Vieira Júnior, Paulo Antônio
Terceiro membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender e analisar os significados de pessoas transgêneros quanto à constituição de sua identidade de gênero, em relação a fenômenos sociais e instituições culturais como a família, a escola, o Estado, a universidade, entre outros. Entendo gênero como uma construção histórico-social a partir da concepção binária de heteronormatividade, a pesquisa se baseia em teorias transfeministas, de gênero e fenomenológicas. O percurso teórico baseia-se nas teorias de Hall (2006), Woodward (2000) sobre identidade; para pensar as questões de gênero utilizamos Butler (2004), Jesus (2004) e Louro (2013). O percurso metodológico é uma pesquisa fenomenológica, com objetivos exploratórios, procedimentos bibliográficos e empíricos. Participam do estudo 3 mulheres trans que se dispuseram a participar voluntariamente. As narrativas apontam para situações de violência em suas relações sociais, bem como a negação da existência de identidades fora do padrão cisnormativo essencialista, muitas vezes levando à exclusão e impossibilidade de acesso aos direitos básicos para a construção da dignidade humana. Observa-se o chamado “processo transexualizador” de transformação do corpo em busca da performatividade do gênero ao qual se identificam. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar as identidades de gênero para além da concepção de cisnormatividade compulsória.
Abstract: The research aims to understand and analyze the meanings of transgender people regarding the constitution of their gender identity, in relation to social phenomena and cultural institutions such as the family, school, State, University, among others. I understand gender as a historical- social construction from the binary conception of heteronormativity, the research is based on transfeminist, gender and phenomenological theories. The theoretical path is based on the theories of Hall (2006), Woodward (2000) about identity; to think about gender issues we used Butler (2004), Jesus (2004) and Louro (2013). The methodological path is a phenomenological research, with exploratory objectives, bibliographic and empirical procedures. Participate in the study, 3 trans women who were willing to participate voluntarily. The narratives point to situations of violence in their social relationships, as well as the denial of the existence of identities outside the essentialist cisnormative standard, often leading to exclusion and impossibility of access to basic rights for the construction of human dignity. The so-called “transsexualizing process” of transformation of the body in search of the performativity of the gender to which they identify is observed. The results point to the need to think about gender identities beyond the conception of compulsory cisnormativity.
Palavras-chave: Transgênero
Identidades
Memórias
Performatividade
Transgender
Identities
Memoirs
Performativity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: CARDOSO, Railson Soares. Transgeneridade, universidade e vida : histórias e construções identitárias de mulheres trans. 2020. 185 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/968
Data de defesa: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação corrigida final.pdfDissertação1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.