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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Mediação pedagógica afetiva e a ressignificação da identidade do idoso : a experiência do LIM-LIFE - UEG
Autor: Toschi, Mylena Seabra
Primeiro orientador: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Primeiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Segundo membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Terceiro membro da banca: Lima, Priscilla Melo Ribeiro
Resumo: Este estudo objetivou, de forma geral, investigar as influências da mediação pedagógica afetiva na ressignificação da identidade do idoso participante de projetos de inclusão digital que integrem ensino, pesquisa e extensão. Este estudo foi realizado com idosos da cidade de Anápolis (GO) que participaram das oficinas de aprendizagem desenvolvidas pelos Projetos “Inclusão Digital e Social – Conhecimento e Cidadania” e “Ciranda Digital da Cidadania”, ligados ao Laboratório de Mídias Interativas/Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIM/LIFE) da Universidade Estadual de Goiás, (UEG) no período de 2015 a 2016. A questão central que norteou esse estudo buscou esclarecer em que medida a mediação pedagógica afetiva interfere na ressignificação da identidade do idoso. Assim, compreender se a relação pedagógica estabelecida entre idosos e professoras-bolsistas em formação inicial nas oficinas de inclusão digital se traduz em uma relação pedagógica dialógica e afetiva, e se essa relação interfere na identidade dos idosos. De forma específica, objetivou-se compreender em que medida a indissocibilidade ensino-pesquisa-extensão interfere na formação de professores, contextualizando as demandas que a era do conhecimento impõe. Além disso, buscou-se apreender a condição do idoso, seu lugar e papel no atual contexto capitalista e investigar de que forma a identidade do idoso podem ser influenciadas por uma mediação pedagógica afetiva. Para atingir os objetivos decorrentes dessa problemática, utiliza-se um referencial com base em estudiosos com uma perspectiva critica como, Freire (1997), Ciampa (1987), Habermas (1983), Kachar (2003), Debert (1998) e Goldman (2000). Em relação à metodologia, a adoção é pela pesquisa de natureza qualitativa. Este estudo concluiu que a inclusão digital realizada com uma mediação pedagógica afetiva se conforma como um instrumento de inclusão social do idoso, promovendo a emancipação e a ressignificação da sua identidade e apontou para a importância da formação de professores ser realizada a partir da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
Abstract: This study aimed, in general, investigate the influences of affective pedagogical mediation in the re - signification of the identity of the elderly participant in digital inclusion projects that integrate teaching, research and extension. This study was carried out with elderly people from the city of Anápolis (GO) who participated in the learning workshops developed by the "Inclusão Digital e Social – Conhecimento e Cidadania” and "Ciranda Digital da Cidadania" Projects linked to the Laboratório de Mídias Interativas / Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIM / LIFE) from the Universidade Estadual de Goiás (UEG) in the period from 2015 to 2016. The central question that guided this study sought to clarify the extent to which affective pedagogical mediation interferes with the resignification of the identity of the elderly. Thus, to understand if the pedagogical relationship established between elderly and female teachers in initial training in digital inclusion workshops translates into a dialogical and affective pedagogical relationship, and if this relationship interferes with the identity of the elderly. Specifically, the objective was to understand to what extent the indissociability teaching-research-extension interferes in the formation of teachers, contextualizing the demands that the era of knowledge imposes. In addition, we sought to understand the condition of the elderly, their place and function in the current capitalist context and investigate how the identity of the elderly can be influenced by an affective pedagogical mediation. In order to reach the objectives deriving from this problem, a reference is made based on scholars with a critical perspective as, Freire (1997), Ciampa (1987), Habermas (1983), Kachar (2003), Debert 2000). Regarding the methodology, the adoption is by the qualitative research. This study concluded that the digital inclusion carried out with an affective pedagogical mediation is an instrument of social inclusion of the elderly, promoting the emancipation and the resignification of their identity and pointed to the importance of the formation of teachers to be carried out from the indissociability teaching- Research-extension.
Palavras-chave: Mediação pedagógica afetiva
Identidade
Idosos
Affective pedagogical mediation
Identy
Elderly
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: TOSCHI, Mylena Seabra. A Mediação pedagógica afetiva e a ressignificação da identidade do idoso : a experiência do LIM-LIFE - UEG. 2017. 136 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/942
Data de defesa: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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