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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vivências e experiências de professores negros/as no ensino superior
Autor: Silva, Marisleila Julia
Primeiro orientador: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Primeiro membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Segundo membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Terceiro membro da banca: Baldino, José Maria
Quarto membro da banca: Avelar, Rezende Bruno de
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT). Teve como problema norteador desvelar os sentidos e implicações de formação e relações socioculturais que emergem nas narrativas constituídas por professores/as negros/as no campo educacional? A seleção dos professores (a) que compõem o corpus da pesquisa obedeceu aos seguintes critérios: professores que atuam no ensino superior e pertença à população negra. Suas histórias de vida foram coletadas por meio de narrativas (auto)biográficas as quais são parte essencial das reflexões realizadas nesse trabalho. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica com aproximação com o método fenomenológico. Firmado o objetivo geral, foram desdobrados os objetivos específicos que direcionaram a pesquisa, quais sejam: conhecer a trajetória de três professores/as negros/as que atuam no ensino superior; refletir sobre situações de discriminação ocorridas nos caminhos percorridos pelos/as professores/as no percurso de formação até a chegada ao ensino superior; compreender as relações étnico-raciais que são estabelecidas nos espaços escolares e a importância que os/as professores/as atribuem à sua condição de intelectuais negros na transformação da universidade brasileira. Para a construção da história desses profissionais em suas trajetórias discente e docente, foi de fundamental importância discutir os conceitos de raça, racismo e etnia. Essa reflexão se deu ancorada nos estudos científicos de Cavalleiro (2001); Gomes (2001), (2005), (2006), (2007); Munanga (2005), (2006) (2007), (2009); Silva (2005); Silva (2014); Oliveira (2009); Guimarães (2012); Schwvarcz (1993), (2012). Ancorado nesses autores discutiu-se como se estabeleceu, na sociedade brasileira, o preconceito racial situando as narrativas em seu contexto de formação e atuação docente, de modo a analisar os desafios e enfrentamentos que viveram no processo de escolarização e profissionalização. Os resultados obtidos a partir de reflexão e contextualização com os demais dados da pesquisa revelou três questões centrais: a desigualdade racial está imbrincada a questões sociais. A educação é para o negro/a um caminho de ascensão social, contudo, é de um caminho que vai na contramão da realidade brasileira onde essa população ainda se vê excluída dos processos de ascensão e permanência nos espaços profissionais. A pesquisa se encontra inserida no campo teórico-empírico, com abordagem qualitativa, sendo que a interpretação das narrativas (auto)biográficas aproximou-se de uma análise fenomenológica.
Abstract: This work is the result of a research developed by the Post-Graduate Program in Education, Language and Technologies, State University of Goiás (PPG-IELT). Was it a guiding problem to unveil the meanings and implications of formation and sociocultural relations that emerge in the narratives constituted by black teachers in the educational field? The selection of the teachers (a) that make up the corpus of the research obeyed the following criteria: teachers who work in higher education and belong to the black population. His life histories were collected through (biographical) narratives which are an essential part of the reflections carried out in this work. It is a qualitative, exploratory and bibliographical research approaching the phenomenological method. Starting from the general objective, the specific objectives that directed the research were unfolded, namely: to know the trajectory of three black teachers who work in higher education; reflect on discrimination situations occurring in the paths taken by the teachers in the training course until the arrival in higher education; to understand the ethnic-racial relations that are established in the school spaces and the importance that the teachers attribute to their condition of black intellectuals in the transformation of the Brazilian university. For the construction of the history of these professionals in their trajectories student and teacher, it was of fundamental importance to discuss the concepts of race, racism and ethnicity. This reflection was anchored in the scientific studies of Cavalleiro (2001); Gomes (2001), (2005), (2006), (2007); Munanga (2005), (2006) (2007), (2009); Silva (2005); Silva (2014); Oliveira (2009); Guimarães (2012); Schwvarcz (1993), (2012). Anchoring these authors, it was discussed how racial prejudice was established in Brazilian society by situating the narratives in their training and teaching context, in order to analyze the challenges and confrontations that lived in the process of schooling and professionalization. The results obtained from reflection and contextualization with the other research data revealed three central questions: racial inequality is related to social issues. Education is for the Negro / a path of social ascension, however, it is a path that goes against the Brazilian reality where this population is still excluded from the processes of ascension and permanence in professional spaces. The research is inserted in the theoretical-empirical field, with a qualitative approach, and the interpretation of (auto) biographical narratives approached a phenomenological analysis.
Palavras-chave: Relações raciais negras
Educação
Diversidade
Narrativas (auto)biográficas
Black racial relations
Education
Diversity
Biographical (self) narratives
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Marisleila Julia. Vivências e experiências de professores negros/as no ensino superior. 2018. 135 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/928
Data de defesa: 8-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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