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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho, educação profissional e currículo no IFG Campus Uruaçu na percepção de estudantes do curso de licenciatura em química e bacharelado em engenharia civil : tensões, desafios e perspectivas
Autor: Jesus, Gilmara Barbosa de
Primeiro orientador: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Primeiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Segundo membro da banca: Guimarães, Ged
Terceiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Quarto membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Resumo: Este estudo discute e analisa o trabalho e suas relações com a educação profissional com base na análise da proposta curricular e da política institucional do IFG, em especial a formação integral contemplada nas discussões teóricas, nos documentos legais, e a possibilidade de esta formação alcançar a educação superior dos cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Civil do Campus Uruaçu percebida a partir do olhar do estudante. Questiona-se então: qual a perspectiva de trabalho da formação superior do IFG, em específico do seu currículo com base em sua política institucional sob o ponto de vista do estudante desses cursos do Campus Uruaçu? O aporte teórico parte da perspectiva crítica de autores como Marx (1980), Gramsci (1989), Frigotto (2010), Antunes (2009), Kuenzer (1985), Manacorda (2010), entre outros, em contraposição à teoria de Locke (1994), além dos documentos oficiais do IFG, como seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, o Documento Base da Educação Profissional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos - PPC. O estudo é de caráter qualitativo e foi desenvolvido mediante a revisão de literatura, pesquisa documental e de campo. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes dos últimos períodos dos cursos superiores dos cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Civil do Campus Uruaçu, por estarem finalizando e encontrarem-se mais próximos das relações que envolvem a formação humana, trabalho e educação, bem como da sua inserção no mundo do trabalho. Chega-se à conclusão de que o trabalho contemplado na formação superior do IFG parte da perspectiva de que ele seja um princípio educativo, assim foi demonstrado por meio de seus documentos legais que orientam a sua política institucional. Desse modo, a perspectiva do currículo deve ser articulada, integrando os saberes técnicos com os gerais, um currículo integrado que leve para o indivíduo uma formação integral. Essa proposta curricular também foi apresentada nos documentos legais e sustentada pelos teóricos que defendem a articulação entre trabalho e educação. Sob o ponto de vista do estudante, foram evidenciadas certas fragilidades, pois o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado ainda não são efetivamente percebidos pelo estudante. Pelo contrário, o que ele apontou foi vulnerabilidade acerca da relação teoria e prática, uma percepção de formação voltada para o mercado de trabalho em detrimento da teoria. Os estudantes mostraram que anseiam por uma formação que atenda suas necessidades de inserção e atuação no mercado de trabalho o que está de acordo com a política neoliberal presente na atual sociedade.
Abstract: This study discusses and analyzes the work and its relations with professional education based on the analysis of IFG's curricular proposal and institutional policy, in particular the integral formation contemplated in theoretical discussions, legal documents, and the possibility of this formation reaching Higher education of the Degree in Chemistry and Bachelor of Civil Engineering courses at Campus Uruaçu perceived from the student's eyes. The question then arises: what is the work perspective of IFG higher education, in particular its curriculum based on its institutional policy from the student's point of view of these courses at Campus Uruaçu? The theoretical contribution starts from the critical perspective of authors such as Marx (1980), Gramsci (1989), Frigotto (2010), Antunes (2009), Kuenzer (1985), Manacorda (2010), among others, in contrast to Locke's theory ( 1994), in addition to the official documents of the IFG, such as its Institutional Development Plan - PDI, the Basic Document of Professional Education and the Pedagogical Projects of the Courses - PPC. The study is qualitative and was developed through literature review, documentary and field research. The subjects of the research are the students of the last periods of the superior courses of the Degree in Chemistry and Bachelor of Civil Engineering of Campus Uruaçu, because they are finishing and are closer to the relationships that involve human formation, work and education, as well as as its insertion in the world of work. It is concluded that the work contemplated in IFG's higher education starts from the perspective that it is an educational principle, as demonstrated by its legal documents that guide its institutional policy. Thus, the perspective of the curriculum must be articulated, integrating the technical knowledge with the general, an integrated curriculum that leads to the individual an integral formation. This curricular proposal was also presented in legal documents and supported by theorists who defend the articulation between work and education. From the student's point of view, certain weaknesses were highlighted, as work as an educational principle and integrated curriculum are not yet effectively perceived by the student. On the contrary, what he pointed out was vulnerability about the relationship theory and practice, a perception of education focused mainly on the labor market, difficulty of insertion in the world of work, among other points. We emphasize that because of this, living in this context of constant changes in the world of work and which leads us to seek professional training focused mainly on the market, lightened and immediate training is due to this neoliberal policy that is present and is permeated by whole society.
Palavras-chave: Politicas Públicas Educacionais
Educação Superior
Instituto Federal de Goiás Campus Uruaçu
Trabalho, currículo e formação integral
Educational Public Policies
College education
Federal Institute of Goiás Campus Uruaçu
Work, curriculum and full training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: JESUS, Gilmara Barbosa de. Trabalho, educação profissional e currículo no IFG Campus Uruaçu na percepção de estudantes do curso de licenciatura em química e bacharelado em engenharia civil : tensões, desafios e perspectivas. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/924
Data de defesa: 18-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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