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Tipo do documento: Dissertação
Título: Retratos da EJA na linguística aplicada : indícios de (de)colonialidade em trabalhos acadêmicos no período de 2006-2017
Autor: Silva, Hermindo Elizeu da
Primeiro orientador: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Primeiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Segundo membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Terceiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de
Resumo: O momento sócio-econômico-político atual é marcado por crises. Nele, tem-se uma escalada de movimentos e ações que atentam contra a democracia. A título de exemplo, no âmbito político, pode-se citar o impeachment da então presidente Dilma Roussef, deflagrado em decorrência de jogos de poder que tomaram forma nos bastidores, os quais buscavam a mudança no panorama político no Brasil; no âmbito educacional, o que também não deixa de ser político, a recente perseguição da figura de Paulo Freire, ocorrida na Internet, constitui, segundo Walsh (2017), uma demonstração das novas formas pelas quais os agentes de perpetuação da colonialidade estão agindo. De igual modo, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a situação não é diferente. Durante anos, jovens e adultos têm sofrido pelo descumprimento da legislação, a qual garante, ao seu favor, tanto o direito ao acesso à escolarização, quanto à permanência, respeitadas suas características pessoais. No entanto, a despeito da Constituição Federal (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 trazerem pontos importantes para esse segmento da educação básica, como, por exemplo, a regulamentação da oferta de ensino adequado às necessidades do educando jovem e adulto, essa modalidade tem enfrentado dificuldades que vão desde a ausência de políticas públicas voltadas para a área até as práticas educativas muitas vezes incoerentes com a real necessidade dos alunos. Dito isso, assume-se que a EJA, no Brasil, tem apresentando um status secundário quando a mesma é contrastada com outros segmentos do ensino básico, o que pode evidenciar uma situação de aprofundamento de desigualdades, sendo, assim, caracterizada como um local de perpetuação da colonialidade (ROSA, 2017). A partir dessa visão, tem-se que o objetivo deste estudo é analisar as produções bibliográficas a nível de stricto sensu, presentes no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT), com o intuito de identificar e mapear essas produções no que diz respeito à data de defesa, ao tipo de trabalho, à produção por região federativa, à metodologia escolhida pelos pesquisadores, bem como quanto ao tema e linha teórica das mesmas, para então analisar os viindícios de (de)colonialidade presentes nestes trabalhos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) de caráter qualitativo interpretativo (ERICKSON, 1986; FLICK, 2009), na qual foram analisadas dezessete produções, dentre as quais se encontram quinze dissertações e duas teses. Por meio da análise do material, uma das conclusões à qual se chega é que existem práticas decoloniais nos trabalhos escrutinados, porém ainda há uma predominância marcante de conceitos de língua inglesa que evidenciam resquícios da colonialidade.
Abstract: The current Brazilian socio-economic-political moment is marked by crises. In it, there is an escalation of movements and actions that attempt against democracy. As an example, in the political arena, one can cite the impeachment of the late President Dilma Roussef, triggered by power plays that happened behind the scenes, which sought to change the political landscape in Brazil; in the educational sphere, which is also political, the recent persecution of Paulo Freire on the Internet constitutes, according to Walsh (2017), a demonstration of the new ways in which agents of perpetuation of coloniality are acting. Similarly, in Youth and Adult Education (EJA) the situation is no different. For years, young people and adults have suffered from non-compliance with legislation, which guarantees, in their favor, both the right to schooling, including access and permanence, respecting their personal characteristics. However, in spite of the Federal Constitution (BRASIL, 1988) and the Lei de Diretrizes e Bases (LDB) of 1996, important points should be made for this segment of basic education, such as, educating young and adult, this modality has faced difficulties ranging from the absence of public policies focused on the area to educational practices often inconsistent with the real need of the students. Having said that, it is assumed that the EJA in Brazil has a secondary status when it is contrasted with other segments of basic education, which may show a situation of deepening of inequalities, being, therefore, characterized as a place of perpetuation of the coloniality (ROSA, 2017). Based on this view, the objective of this study is to analyze the bibliographic stricto sensu productions, available in the Catalog of Thesis and Dissertations (CTD) of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBCT), aiming at identifying and mapping these productions with regard to the date of defense, type of work, production by region, to the methodology chosen by the researchers, as well as to the theme and their theoretic choices, to analyze the evidence of (colonial) present in these works. For this, a bibliographic research (LIMA; MIOTO, 2007) was carried out with a qualitative interpretive perspective (ERICKSON, 1986; FLICK, 2009), in which seventeen productions were viiianalyzed, among which fifteen dissertations and two theses were found. Through the analysis of the material, one of the conclusions is that there are decolonial practices in scrutinized works, but there is still a marked predominance of English-language concepts that evidence remnants of coloniality.
Palavras-chave: Educação - EJA
Linguística aplicada
Colonialidade
Práticas decoloniais
Youth and Adult Education
Applied Linguistics
Coloniality
Decolonial Practices.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, Hermindo Elizeu da. Retratos da EJA na linguística aplicada : indícios de (de)colonialidade em trabalhos acadêmicos no período de 2006-2017. 2018. 103 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socio-econômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/917
Data de defesa: 27-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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