Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/887
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos interculturais na aula de língua inglesa : um estudo de caso de cunho etnográfico
Autor: Matias, Dllubia Santclair
Primeiro orientador: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Primeiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Segundo membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Terceiro membro da banca: Lima, Lucilene Mendonça de
Resumo: Este estudo analisa os diálogos interculturais que permeiam as aulas de língua inglesa IV. Trata-se de um estudo de caso (YIN, 2010) de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2012) realizado num curso de licenciatura dupla em Letras, com habilitação em português e inglês. Com este estudo, buscamos compreender as percepções dos alunos e do professor sobre a relação entre língua e cultura, a interculturalidade, para a produção de significados culturais no ensino de inglês como língua estrangeira (ILE), bem como as implicações dessas interpretações para o próprio processo de ensino-aprendizagem, no tocante à formação do aluno enquanto sujeito inserido numa determinada comunidade social. A partir de um diálogo entre Risager (2006) e Bauman (2012) apresentamos a vertente do construto cultura escolhida para este estudo. Trazemos a visão de separabilidade e inseparabilidade entre língua e cultura (RISAGER, 2006) e os pressupostos que descrevem as habilidades de um aprendiz intercultural (BYRAM, 1997). Exploramos o conceito de Letramento Intercultural (DOMINGO, 2015; STREET, 2014). Traçamos ainda o percurso histórico dos cursos de licenciatura dupla no Brasil, discutindo também o caráter organizacional e o perfil do curso de Letras português/inglês no contexto investigado da Universidade Estadual de Goiás. A investigação conta com nove participantes, sendo oito alunos e o professor da turma. A coleta de dados é feita pelas observações e gravações de vídeos e áudios, entrevistas e questionários. Os resultados indicam que uma aula de língua na perspectiva da interculturalidade pode propiciar a construção de novos saberes e novas relações, o reconhecimento das diferenças, o empoderamento dos aprendizes e o repensar da construção de identidades. Portanto, devem ser vivenciadas no cotidiano da sala de aula e também fora dela, assim, não deveriam aparecer apenas em tópicos ou textos.
Abstract: This study analyses the intercultural dialogues that permeate English IV language classes. The case study (YIN, 2010) with ethnographic character (ANDRÉ, 2012) was carried out in a double degree Letras course, with qualification in Portuguese and English. With this study, we seek to understand the perceptions of the relationship between language and culture, the interculturality, for the production of cultural meanings in the teaching of english as a foreign language (EFL) as well as the implications of these interpretations of teaching and learning processes in relation to the formation of the student as subject inserted in a determined social community. We seek to clarify from a dialogue between Risager (2006) and Bauman (2012) which the slope of culture was chosen for this study. We bring Risager’s view of separability and inseparability between language and culture and the assumptions of Byran (1997), Which describe the skills of an intercultural learner. We present the difference between muticulturalism disseminated in social practices by the language and the idea of interculturality, as well as the migration of linguistic and cultural flows and the conception of languaculture (RISAGER, 2006). We explore the concept of Intercultural Literacy (DOMINGO, 2015; STREET, 2014). We also trace the historical development of Double degree Art courses in Brazil, discussing the organizational character and profile of Portuguese and English Teacher Formation Course in the investigated context of Goias State University. The research has nine participants, eight students and the class teacher. Data collections is done by observations and vídeo/audio records, interviews and questionnaries. The results indicate that a language class in the perspective of interculturality can propitiate the construction of new knowledge and new relationships, the recognition of differences, the empowerment of learners and the rethinking of identities construction. Therefore, they must be experienced in the classroom everyday and cannot appear only in topics or texts.
Palavras-chave: Interculturalidade
Letramento intercultural
Formação de professores
Licenciatura dupla em Letras
Interculturality
Intercultural literacy
Teacher formation
Portuguese and english teacher formation course
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: MATIAS, Dllubia Santclair. Diálogos interculturais na aula de língua inglesa : um estudo de caso de cunho etnográfico. 2017. 121 f. Dissertação( Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/887
Data de defesa: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1503336941_dissertacao_dllubia_santclair_versao_oficial.pdfDissertação2,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.