Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/882
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos interacionais : da leitura à escrita criativa
Autor: Junqueira, Patrícia Correia
Primeiro orientador: Lima, Sostenes Cezar de
Primeiro membro da banca: Lima, Sostenes Cezar de
Segundo membro da banca: Silva, Débora Cristina dos Santos e
Terceiro membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Resumo: Esta pesquisa busca investigar os processos de leitura e escrita criativa em uma escola pública. O objetivo é investigar como se dão os processos de interação entre leitura e escrita, os processos criativos e a produção de textos em sala de aula. É nesse sentido que se justifica a presente pesquisa, uma vez que se reconhece a relevância das funções comunicativa, educativa e social que as práticas de letramento podem oferecer aos estudantes, capacitando-os à leitura, à interação leitura-escrita, à produção textual. Para realizarmos este trabalho nos apoiamos em teóricos, dentre os quais, cabe destacar Nizo (2008), Corrêa (2009), Alencar (2009), Marcuschi (2010), Miguel (2012)e Bajard (2014). A pesquisa enquadra-se no paradigma interpretativista e consiste num estudo de caso, tendo como técnicas a observação não participante e a análise de conteúdo de natureza qualitativa das produções dos alunos. Foram, para isso, observadas aulas presenciais de Língua Portuguesa, com turmas correspondentes ao 5o ano do ensino fundamental. Essa observação, a partir do arcabouço teórico discutido, permitiu a análise dos dados que coletamos, a fim de investigar como estava ocorrendo a produção escrita dentro da sala de aula. Tendo em vista as análises que são apresentadas neste trabalho, evidenciou-se a necessidade de se refletir acerca dos processos de letramento e do tipo de formação que a escola pretende oferecer, a fim de (re)significar as práticas sociais de leitura e escrita, mediante os pressupostos de escrita criativa.
Abstract: This research investigates the processes of reading, interpreting, and creative writing within the specific space in a public school. The guiding objective is to investigate the textual productions and observations of the productions of the participating students how important the processes of interaction between reading and writing, the creative processes and the production of texts in the classroom is in this sense that it is justified This research, as it recognizes the importance of communication, educational and social functions that the literacy practices can offer to students, enabling them to reading, to read-write interaction, the text production. The research is part of the interpretive paradigm and consists of a case study in school public schools, with the techniques the non-participant observation and qualitative content analysis of student productions. It was for that, observed actual classes of Portuguese language, with classes corresponding to the 5th year of elementary school. This observation, from the theoretical framework discussed allowed to analyze the data we collect in order to investigate how the production was taking place writing within the classroom. From the analyzes that are presented in this work, showed the need, always present, to think and reflect on the literacies and the type of training that school education aims to (re) sets the life of the student, with regard to their social practices.
Palavras-chave: Escrita criativa
Letramentos
Gêneros textuais
Produção textual
Creative writing
Literacies
Textual genres
Text production
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: JUNQUEIRA, Patrícia Correia. Processos interacionais : da leitura à escrita criativa. 2015. 114 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/882
Data de defesa: 14-Set-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.