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Tipo do documento: Dissertação
Título: Política, política pública, tecnologias e educação : histórico, implementação e percepção dos atores educacionais na rede municipal de ensino de Goianésia-GO
Autor: Bernardes, Gisele Gomes Avelar
Primeiro orientador: Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Primeiro membro da banca: Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Terceiro membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado, intitulada “Política, Política Pública, Tecnologias e Educação: Histórico, Implementação e Percepção dos Atores Educacionais na Rede Municipal de Ensino de Goianésia – GO” está inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás. Estabelecemos como objetivo geral compreender o processo de implementação das políticas públicas de tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – GO. Como objetivos específicos, buscou-se mapear e analisar a trajetória histórica e política das tecnologias educacionais no Brasil a partir de 1990; descrever e analisar a trajetória da implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás; caracterizar os limites e as potencialidades de implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás na percepção dos atores envolvidos no processo. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, considerando-se que o ciclo da investigação pode ocorrer em três fases: exploratória, pesquisa de campo, tratamento e análise dos dados (MINAYO, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos no processo de implementação, observações em campo (protocolos), documentos legais, normativos e institucionais. Nas análises foi realizada a triangulação dos dados fundamentada em Minayo et al (2005) e Gomes et al (2005), em que combinamos e fizemos o cruzamento das várias fontes e técnicas de coleta de dados, a partir da percepção de vários atores envolvidos no processo. As análises mostraram que a implementação das tecnologias na rede pesquisada ocorreu lentamente. Detectamos que há vários recursos tecnológicos nas escolas pesquisadas, incentivo salarial aos profissionais da educação, parcerias com o Governo Federal a fim de viabilizar os cursos de formação continuada na rede, criação do Núcleo de Tecnologias Educacional municipal. No entanto, há falta de manutenção das lousas digitais, ocasionando ansiedade nos professores. Constatamos impasses no que refere à infraestrutura, como acesso à internet, pois, em determinadas instituições há baixo sinal, espaços de laboratórios insuficientes para a realização de atividades. Em relação à formação continuada para uso das tecnologias educacionais, constatamos a necessidade de mais atividades que relacionem as teorias e os aspectos técnicos de uso das tecnologias com as possíveis práticas pedagógicas nos cursos, a fim de oferecer segurança e confiança aos professores para utilizarem as tecnologias educacionais. A partir desta pesquisa, considera-se necessário a continuidade das políticas governamentais, pois sua descontinuidade causa desmotivação aos beneficiários, e consideramos que é fundamental o investimento para o aperfeiçoamento da estrutura física dos espaços e manutenção dos equipamentos, bem como a oferta de formação continuada em conformidade com a demanda e as necessidades dos professores.
Abstract: This Master's research, entitled "Policy, Public Policy, Technology and Education: History, Implementation and Perception of the Educational Actors in the Municipal Teaching Network in Goianésia – GO is inserted in the research line in Education, School and Technology in the Interdisciplinary Master in Education, Language and Technology, from Universidade Estadual de Goiás. We have established as a general objective to understand the process of implementing public policies of educational technologies at the Public network in Goianésia – GO. As specific objectives, we sought to map and analyze the historical and political trajectory of the educational technologies in Brazil since 1990; to characterize the limits and potentialities of implementing educational technologies in the Municipal Public network in Goianésia - Goiás in the perception of the actors involved in the process. The methodology follows a qualitative approach, considering that the research cycle can occur in three stages: exploration, field research, data processing and analysis (MINAYO, 2012). Data collection instruments were: semi-structured interviews with actors involved in the implementation process, field observations (protocols), legal, regulatory and institutional documents. In the analyzes, it was performed data triangulation based on Minayo et al (2005) and Gomes et al (2005), in which we arranged and made the crossing from several sources and data collection techniques, from the perception of various actors involved in the process. The analysis showed that the implementation of the technologies in the researched network was slowly. We detected that there are several technological resources in the surveyed schools, salary incentive to education professionals, partnerships with the Federal Government in order to facilitate the continuing education courses in the network, the creation of the municipal Educational Technology Center. However, there is lack of the maintenance of the digital whiteboards, causing anxiety among teachers. We found impasses in terms of infrastructure, such as internet access, since there is low signal strength and not enough laboratory space for carrying out activities in certain institutions. With regard to continuing education for the uses of educational technologies, we found the need for more activities that relate the theories and the technical aspects of using technologies with possible pedagogical practices in the courses in order to provide security and confidence to teachers to use educational technologies. From this research, it is considered necessary the government policies continuity, because its discontinuity causes demotivation to the beneficiaries, and we consider it essential to invest in enhancing the physical structure of space and equipment maintenance, as well as the provision of continuing education in accordance with the demand and the needs of the teachers.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais - Goianésia-GO
Tecnologias na educação
Professores e implementação de tecnologias
Educational public policy
Technologies in education
Teachers and implementation of thecnologies
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: BERNARDES, Gisele Gomes Avelar. Política, política pública, tecnologias e educação : histórico, implementação e percepção dos atores educacionais na rede municipal de ensino de Goianésia-GO. 2015. 219 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/867
Data de defesa: 23-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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