Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mayckon Dimas Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6115645630005099por
dc.contributor.advisor1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4853908842861334por
dc.contributor.referee1Souza, Roberto Barcelos-
dc.contributor.referee2Miranda, Sabrina do Couto de-
dc.contributor.referee3Pimenta, Adelino Candido-
dc.date.accessioned2021-09-08T16:22:35Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Mayckon Dimas Cardoso. Letramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemático. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central – Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/804-
dc.description.resumoA presente dissertação insere-se na linha de Pesquisa – Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Teve por objetivo geral propor e investigar práticas pedagógicas do Letramento Informacional e da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, com vistas ao alcance do Letramento Matemático. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a observação de alunos de quatro diferentes turmas da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Alexânia-GO, entre outubro/2019 e março/2020, apresentando resultados predominantemente qualitativos. Para coleta de dados, utilizou-se o registro da observação de alunos durante a aplicação de sequências didáticas que tratavam os temas Letramento Informacional, Área e Volume de Sólidos Geométricos e Matrizes. Estas compõem o produto educacional o qual trata-se de um e-book, que contempla, também, tutoriais das ferramentas MindMeister e Padlet, e sugestões de atividades. No modelo proposto, o professor é mediador e percebeu-se que a prática de pesquisa em sala de aula serviu como um alicerce para a construção dos novos conceitos, considerando que os problemas propostos foram pontos de partida, ou seja, introdutórios aos conteúdos abordados nas sequências didáticas e não tinham como objetivos a fixação ou finalização de um conteúdo já abordado. Destacamos que o Letramento Informacional influencia diretamente no alcance do Letramento Matemático, que trata de dar subsídios aos alunos para compreender a Matemática no mundo moderno.por
dc.description.abstractThe present dissertation is part of the research line - Methodologies and educational resources for science teaching of the Stricto Sensu Master's Degree Program in Science Teaching of the State University of Goiás. The general objective was to propose and investigate pedagogical practices of Information Literacy and Problem Solving in Mathematics teaching, in order to achieve Mathematical Literacy. The methodology used was bibliographic and field research, having as instrument of data collection the observation of students from four different 2nd grade classes of a state school in Alexânia-GO, between October/2019 and March/2020, presenting predominantly qualitative results. For data collection, it was used the observation record of students during the application of didactic sequences that dealt with the themes Information Literacy, Area and Volume of Geometric Solids and Matrices. These sequences compose the educational product, which is an e-book, which also includes tutorials for the tools MindMeister and Padlet, and suggestions for activities. In the proposed model, the teacher is a mediator and it was noticed that the research practice in the classroom served as a foundation for the construction of new concepts, considering that the proposed problems were starting points, i.e., introductory to the contents covered in the didactic sequences and did not aim to fix or finalize a content already covered. We emphasize that Information Literacy directly influences the achievement of Mathematical Literacy, which is about giving subsidies to students to understand mathematics in the modern world.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-09-08T16:22:10Z No. of bitstreams: 3 IV_Dissertação_Mayckon-PPEC.pdf: 4708635 bytes, checksum: a5199f9d443bb18b3758ba9046a4cd57 (MD5) IV_ProdutoEducacional_Maykon_PPEC.pdf: 3435874 bytes, checksum: 646bca62ced2df04b9775b0792b311b1 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-09-08T16:22:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 IV_Dissertação_Mayckon-PPEC.pdf: 4708635 bytes, checksum: a5199f9d443bb18b3758ba9046a4cd57 (MD5) IV_ProdutoEducacional_Maykon_PPEC.pdf: 3435874 bytes, checksum: 646bca62ced2df04b9775b0792b311b1 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-08T16:22:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 IV_Dissertação_Mayckon-PPEC.pdf: 4708635 bytes, checksum: a5199f9d443bb18b3758ba9046a4cd57 (MD5) IV_ProdutoEducacional_Maykon_PPEC.pdf: 3435874 bytes, checksum: 646bca62ced2df04b9775b0792b311b1 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectPesquisa em sala de aulapor
dc.subjectQuestionamento reconstrutivopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectComportamento Informacionalpor
dc.subjectTeaching Strategieseng
dc.subjectClassroom researcheng
dc.subjectReconstructive questioningeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectInformational Behavioreng
dc.subjectLetramento informacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleLetramento informacional e resolução de problemas no ensino de matemática : perspectivas para o letramento matemáticopor
dc.title.alternativeInformation literacy and problem solving in mathematics education : perspectives for the literacy Mathematic learningpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IV_Dissertação_Mayckon-PPEC.pdfDissertação_Mestrado Profissional em Ensino de Ciências4,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
IV_ProdutoEducacional_Maykon_PPEC.pdfProduto Técnico Tecnológico (PTT)3,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.