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dc.creatorAvelar, Michely Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317771278922803por
dc.contributor.advisor1Freitas, Carla Conti de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357556016311932por
dc.contributor.referee1Freitas, Carla Conti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357556016311932por
dc.contributor.referee2Monte Mor, Walkyria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539890496701947por
dc.contributor.referee3Lopes, Cristiane Rosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818321410864812por
dc.date.accessioned2021-08-19T06:31:24Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationAVELAR, Michely Gomes. "Game on": uma experiência com games na formação de professores de língua inglesa. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/779-
dc.description.resumoA proposta desta dissertação é fomentar uma reflexão quanto aos games no ensino de língua inglesa pelo viés dos multiletramentos. Para tal, discuto a percepção dos professores de língua inglesa em formação inicial e continuada quanto às práticas de linguagem que emergem dos games. Valer-se dos games para refletir sobre as práticas de linguagem fundamenta-se pela multiplicidade de linguagem e de cultura propiciadas pelos jogos digitais. As perspectivas e propostas apresentadas estão pautadas nos estudos sobre multiletramentos (COPE; KALANTIS, 2009; ROJO, 2012; GEE, 2003), que refletem as exigências da sociedade contemporânea a partir de novas modalidades da linguagem e que, por sua vez, articulam o uso das tecnologias digitais à educação linguística (GEE, 2003, 2004; LYNN, 2013; PRENSKY, 2001, 2012; SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2010, 2018). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o trabalho está ancorado na abordagem de natureza qualitativa, considerando as experiências dos sujeitos pesquisador e pesquisado (LARROSA, 2002, 2018) e os estudos da complexidade (MORIN, 2015). Acrescento ainda que diferentes práticas de leituras e interação em língua inglesa podem ser acionadas a partir dos games, estimulando o desenvolvimento social e intercultural. A escolha pelo jogo digital justifica-se por este fazer parte do cotidiano de crianças, adolescentes e adultos e por considerar que articular o uso das tecnologias digitais e as experiências dos estudantes – enquanto jogadores – ao contexto educacional é uma oportunidade de combinar multiletramentos e games, tornando mais significativo o ensino de línguas (GEE, 2003; PRENSKY, 2006). A coleta de informações é realizada por meio de uma ação de extensão com professores de língua inglesa em formação inicial e continuada para propiciar experiência com os jogos digitais como prática de multiletramentos. Como instrumentos de pesquisa foram considerados questionários, relatos, minhas notas e as interações dos participantes no grupo do Whatsapp. Este estudo busca apontar as possibilidades de diálogo entre os multiletramentos e à formação de professores de Língua Inglesa, encorajando-os quanto ao uso crítico de games como práticas de linguagem.por
dc.description.abstractThe purpose of this project is to encourage reflection on games in English language teaching through the bias of multiliteracies. To this end, we discuss the perception of English language teachers (in education and professional levels) regarding the language practices that emerge from games. Using games to reflect on language practices is based on the multiplicity of language and culture provided by digital games. The perspectives and proposals presented are based on studies on multiliteracies (COPE; KALANTIS, 2009; ROJO, 2012; GEE, 2003), reflecting on new modalities of language emerged by contemporary society, and articulate the use of digital technologies to language education (GEE, 2003, 2004; LYNN, 2013; PRENSKY, 2001, 2012; SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2010, 2018). The research considered a qualitative approach based on the experiences of the researched and researched subjects (LARROSA, 2002, 2018) and the studies of complexity (MORIN, 2015). I also add that different practices of reading and interaction in English can be triggered from games, stimulating social and intercultural development. The choice for the digital game is justified by the fact that it is part of the daily life of children and adolescents and considering that articulating the use of digital technologies and the students' experiences - as players - to the educational context is an opportunity to combine multi-skills and games, making language teaching (GEE, 2003; PRENSKY, 2006). Information gathering is carried out through an extension action with English language teachers in initial and continuing education to provide experience with digital games as a multi-tool practice. It is considered as research instruments: questionnaires, reports, my notes and the interactions of participants in the Whatsapp group. This study aims to point out the possibilities of dialogue between the multiliteracies and English Language teachers in Education, encouraging them reflect on critical use of games as language practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T06:29:50Z No. of bitstreams: 2 MICHELY_GOMES_AVELAR.pdf: 1886893 bytes, checksum: 3cf02e1767272dfe33625947b85085e5 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T06:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MICHELY_GOMES_AVELAR.pdf: 1886893 bytes, checksum: 3cf02e1767272dfe33625947b85085e5 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2019-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectFormação de professores de língua inglesapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectGamespor
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectEnglish teacher educationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectDigital gameseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleGame on : uma experiência com games na formação de professores de língua inglesapor
dc.title.alternativeGame on : an experience with games in english teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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