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dc.creatorPeixoto, Sanderson Mendanha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405798264048008por
dc.contributor.advisor1Siqueira, Ebe Maria de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246956825747796por
dc.contributor.referee1Siqueira, Ebe Maria de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5246956825747796por
dc.contributor.referee2Camargo, Goiandira de Fátima Ortiz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029764057965151por
dc.contributor.referee3Carvalho, Maria Meire de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8431792352327585por
dc.date.accessioned2021-08-19T01:38:28Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Sanderson Mendanha. O legado de Cora Coralina: um estudo da recepção de sua poesia entre alunos do ensino médio. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2019.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/765-
dc.description.resumoO foco do estudo em comento é investigar a natureza da recepção da poesia de Cora Coralina, num estudo realizado com discentes de uma escola pública de ensino médio da cidade de Goiás – GO. A investigação foi realizada em uma escola pública da cidade de Goiás, em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio, no turno matutino e vespertino, e baseou-se num estudo de caso com observação participante como método de abordagem nvestigativa. Trata-se, desta feita, de uma pesquisa qualitativa, em que, para a análise dos dados coletados, servimo-nos de princípios subjetivos e das especificidades do objeto estudado. No que tange aos aspectos teóricos abordados, trouxemos a baila as dimensões históricas e conceituais da Estética da Recepção, algumas considerações sobre a apreciação da poesia de Cora Coralina e o diálogo de alguns estudos sobre a formação do indivíduo leitor. Avaliamos e examinamos atividades realizadas em sala de aula envolvendo leitura e interpretação da poesia coralineana, com debates, questionários, rodas de conversa, produções textuais e leituras reflexivas. Das análises tecidas, faz-se mister apontar algumas verificações realizadas: não obstante o planejamento e o trabalhado da docente responsável tenha trazido algumas intervenções procedentes, no sentido de mudar positivamente algumas percepções distorcidas dos alunos sobre o valor da arte poética produzida por esta escritora, é fato que nossas escolas só terão leitores conscientes do papel da literatura na transformação da perspectiva de vida das pessoas, mediante ações mais integradoras das políticas educacionais quanto à valorização da cultura e da arte local, como instrumentos identitários fundamentais na formação do ser cidadão.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the nature of the reception of Cora Coralina's poetry, in a study carried out with students of a public high school in Goiás City - GO. The research was performed in a public school in Goiás city, in two classes a high school 3rd grade, in the morning and evening shift, and was based on a case study with participant observation as a method of investigative approach. This is a qualitative research, in which for the analysis of the data collected, we use subjective principles and the specificities of the object studied. Regarding the theoretical aspects discussed, we have brought up the historical and conceptual dimensions of Reception Theory, some considerations about the appreciation of Cora Coralina's poetry and the dialogue of some studies about the formation of the reader. We evaluated and examined classroom activities involving reading and interpretation of Coraline poetry, with debates, questionnaires, talk wheels, textual productions and reflective readings. In the preliminary stage, it is necessary to point out some verified verifications: notwithstanding the planning and the work of the responsible teacher has brought some pertinent interventions, in the sense of positively changing some distorted perceptions of the students about the value of the poetic art produced by this writer, it is a fact that our schools will only have readers who are aware of the role of literature in transforming the perspective of people's lives through more inclusive actions of educational policies regarding the valorization of local culture and art as fundamental identity instruments in the formation of the citizen.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T01:37:57Z No. of bitstreams: 2 SANDERSON_MENDANHA_PEIXOTO.pdf: 1807975 bytes, checksum: 7dcff5269f41a4877ade7f891c80bbce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2021-08-19T01:38:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 SANDERSON_MENDANHA_PEIXOTO.pdf: 1807975 bytes, checksum: 7dcff5269f41a4877ade7f891c80bbce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-19T01:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 SANDERSON_MENDANHA_PEIXOTO.pdf: 1807975 bytes, checksum: 7dcff5269f41a4877ade7f891c80bbce (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2019-04-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstética da recepçãopor
dc.subjectCora Coralinapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectReception theoryeng
dc.subjectReadereng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO legado de Cora Coralina : um estudo da recepção de sua poesia entre alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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