Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/504
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Práxis da educação ambiental no ensino público de Goiás: estudo de caso na Escola Alfredo Nasser (Morrinhos/GO)
Título(s) alternativo(s): The practices of environmental education in the public education of Goiás: a case study in the Alfredo Nasser school (Morrinhos/GO)
Autor: Maia, Abadia Pereira 
Primeiro orientador: Santos, Flávio Reis dos
Primeiro membro da banca: Santos, Flávio Reis dos
Segundo membro da banca: Meira, Júlio Cesar
Terceiro membro da banca: Paz, Suelaynne Lima da
Resumo: Os problemas ambientais e as desigualdades sociais estão aumentando, sobretudo, por causa da destruição da natureza e exploração humana que ameaçam as atuais e as futuras gerações. A situação se tornou preocupante, há a necessidade urgente de buscar, de construir, de partilhar estratégias, mecanismos, recursos para, pelo menos, minimizar esses impactos com vistas a garantir a sustentabilidade socioambiental do planeta. Uma estratégia e/ou ferramenta possível que pode contribuir para a concepção e compreensão de uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente pode estar na promoção e implementação da Educação Ambiental nas escolas de educação básica de nosso país, pois o ambiente escolar se caracteriza pela formação ética e cidadã e envolve o trabalho de sensibilização e conscientização. Essas atividades surtem mais efeito se desenvolvidas com crianças, pois é a fase de formação da personalidade. Pensando nisso, nosso objeto de estudo é a prática da Educação Ambiental na Escola Estadual Alfredo Nasser na cidade de Morrinhos/GO, considerando a Lei nº 16.586/2009. Os nossos objetivos são investigar se esta escola, que oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, desenvolve a Educação Ambiental conforme preconiza a referida Lei; bem como, identificar a importância dada ao tema pela comunidade escolar; e, averiguar como acontece (ou não) a prática da Educação Ambiental na escola. A metodologia usada para a realização da pesquisa é o estudo de caso com uma abordagem quanti-qualitativa, pois tem caráter exploratório e a apuração das opiniões e comportamentos dos participantes propiciam uma efetiva generalização e conceitualização dos fatos obtidos por meio de aplicações de questionários. Pelo resultado desta pesquisa, experiência profissional, debates, discussões e informações gerais, podemos deduzir que, de forma geral, a Educação Ambiental está relacionada fundamentalmente aos fatores de preservação e/ou conservação da natureza e é trabalhada esporadicamente e isoladamente por meio de projetos, sobretudo, na disciplina Ciências o que não contribui para a sua efetivação.
Abstract: Environmental problems and social inequalities are increasing, above all, because of the destruction of nature and human exploitation that threaten present and future generations. The situation has become worrying, there is an urgent need to seek, build, share strategies, mechanisms, resources to at least minimize those impacts in order to guarantee the socioenvironmental sustainability of the planet. A possible strategy and / or tool that can contribute to the conception and understanding of a new mentality on the preservation of the environment can be in the promotion and implementation of Environmental Education in our country's basic education schools, since the school environment is characterized by ethical and civic training and involves the work of raising awareness and awareness. These activities have more effect if developed with children, because it is the phase of personality formation. Thinking about this, our object of study is the practice of Environmental Education at Alfredo Nasser State School in the city of Morrinhos/GO, considering Law 16.586/2009. Our objectives are to investigate whether this school, which offers elementary school from 1st to 5th year, develops Environmental Education as recommended in said Law; as well as to identify the importance given to the theme by the school community; and to find out how (or not) the practice of Environmental Education in school. The methodology used to carry out the research is the case study with a quantitative-qualitative approach, since it has an exploratory character and the assessment of the opinions and behaviors of the participants provide an effective generalization and conceptualization of the facts obtained through the application of questionnaires. As a result of this research, professional experience, debates, discussions and general information, we can deduce that, in general, Environmental Education is fundamentally related to nature preservation and / or conservation factors and is worked on a sporadic and isolated basis through projects, especially in the discipline Science which does not contribute to its effectiveness.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino fundamental
Sustentabilidade Socioambiental
Education
Elementary School
Socio-environmental Sustainability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Programa: Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
Citação: MAIA, Abadia Pereira. A Práxis da educação ambiental no ensino público de Goiás: estudo de caso na Escola Alfredo Nasser (Morrinhos/GO). 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste – Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/504
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ABADIA__FINAL_2.pdfDissertação_Mestrado em Ambiente e Sociedade2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.