???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/487
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino das interações ecológicas utilizando a investigação científica e a pedagogia dialógico-problematizadora
Título(s) alternativo(s): The teaching of ecological interactions using scientific research and dialogue-problematizing pedagogy
Autor: Batista, Marineide Abreu 
Primeiro orientador: Santos, Mirley Luciene dos
Primeiro membro da banca: Santos, Mirley Luciene dos
Segundo membro da banca: Peixoto, Josana de Castro
Terceiro membro da banca: Ferreira, Juliana Simião
Resumo: Consciente da necessidade de um ensino de Ciências mais reflexivo e dinâmico que supere a mera transmissão de informações foi elaborada, aplicada e analisada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que buscou por meio da educação dialógica-problematizadora e do ensino por investigação propiciar a Alfabetização Científica de um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O assunto tratado abordou as Interações Ecológicas, e entre as várias atividades desenvolvidas, utilizamos a observação, o registro e a coleta de informações sobre as Interações Ecológicas observadas em uma Trilha Educativa em área de Cerrado. A SDI foi aplicada no Colégio Estadual Moisés Santana, em Silvânia-GO, escola de tempo integral, na disciplina Iniciação Científica, composta por 20 alunos do 6º ao 9º ano. A abordagem utilizada foi a qualitativa e a coleta de dados predominantemente descritiva, incluiu a transcrição de falas e a análise dos materiais produzidos pelos alunos. No desenvolvimento das atividades investigativas propostas na SDI, o aluno assumiu o papel de sujeito ativo, argumentando e construindo os seus próprios conhecimentos a partir da interação com seus pares e com o professor. Evidenciou-se ainda o papel do professor como um mediador da discussão, um orientador dos caminhos que os alunos devem percorrer na construção desses conhecimentos.
Abstract: Conscious of the need for a more reflective and dynamic science education that goes beyond the mere transmission of information, an Investigative Didactic Sequence (SDI) was developed, applied through dialogic-problematizing education and research teaching to promote Scientific Literacy of students from the final years of Elementary School. The subject dealt with the Ecological Interactions, and among the various activities developed, we used the observation, registration and collection of information about the Ecological Interactions observed in an Educational Trail in the Cerrado area. SDI was applied at the Moisés Santana State College, in Silvânia-GO, a full-time school, in the discipline Scientific Initiation, composed of 20 students from the 6th to 9th grade. The approach used was qualitative and data collection was predominantly descriptive, including the transcription of speeches and the analysis of the materials produced by the students. In the development of the research activities proposed in SDI, the student assumed the role of active subject, arguing and constructing his own knowledge from the interaction with his peers and with the teacher. We also show the role of the teacher as a mediator of the discussion, a guide of the paths that the students must take in the construction of this knowledge.
Palavras-chave: Sequência Didática Investigativa
Alfabetização Científica
Argumentação
Trilha Ecológica
Cerrado
Investigative Didactic Sequence
Scientific Literacy
Argumentation
Ecological trail
Savana
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: BATISTA, M. A. O ensino das interações ecológicas utilizando a investigação científica e a pedagogia dialógico-problematizadora. 2017. 147 f Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/487
Data de defesa: 22-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertao_Marineide_Abreu.pdfDissertação_Mestrado_Profissional_em_Ensino_de_Ciências3,29 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.