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dc.creatorBatista, Marineide Abreu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5345450500334979por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742por
dc.contributor.referee1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee2Peixoto, Josana de Castro-
dc.contributor.referee3Ferreira, Juliana Simião-
dc.date.accessioned2021-03-31T19:31:57Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationBATISTA, M. A. O ensino das interações ecológicas utilizando a investigação científica e a pedagogia dialógico-problematizadora. 2017. 147 f Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/487-
dc.description.resumoConsciente da necessidade de um ensino de Ciências mais reflexivo e dinâmico que supere a mera transmissão de informações foi elaborada, aplicada e analisada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que buscou por meio da educação dialógica-problematizadora e do ensino por investigação propiciar a Alfabetização Científica de um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O assunto tratado abordou as Interações Ecológicas, e entre as várias atividades desenvolvidas, utilizamos a observação, o registro e a coleta de informações sobre as Interações Ecológicas observadas em uma Trilha Educativa em área de Cerrado. A SDI foi aplicada no Colégio Estadual Moisés Santana, em Silvânia-GO, escola de tempo integral, na disciplina Iniciação Científica, composta por 20 alunos do 6º ao 9º ano. A abordagem utilizada foi a qualitativa e a coleta de dados predominantemente descritiva, incluiu a transcrição de falas e a análise dos materiais produzidos pelos alunos. No desenvolvimento das atividades investigativas propostas na SDI, o aluno assumiu o papel de sujeito ativo, argumentando e construindo os seus próprios conhecimentos a partir da interação com seus pares e com o professor. Evidenciou-se ainda o papel do professor como um mediador da discussão, um orientador dos caminhos que os alunos devem percorrer na construção desses conhecimentos.por
dc.description.abstractConscious of the need for a more reflective and dynamic science education that goes beyond the mere transmission of information, an Investigative Didactic Sequence (SDI) was developed, applied through dialogic-problematizing education and research teaching to promote Scientific Literacy of students from the final years of Elementary School. The subject dealt with the Ecological Interactions, and among the various activities developed, we used the observation, registration and collection of information about the Ecological Interactions observed in an Educational Trail in the Cerrado area. SDI was applied at the Moisés Santana State College, in Silvânia-GO, a full-time school, in the discipline Scientific Initiation, composed of 20 students from the 6th to 9th grade. The approach used was qualitative and data collection was predominantly descriptive, including the transcription of speeches and the analysis of the materials produced by the students. In the development of the research activities proposed in SDI, the student assumed the role of active subject, arguing and constructing his own knowledge from the interaction with his peers and with the teacher. We also show the role of the teacher as a mediator of the discussion, a guide of the paths that the students must take in the construction of this knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandra.barbosa@ueg.br) on 2021-03-31T19:07:21Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertao_Marineide_Abreu.pdf: 3369804 bytes, checksum: 546d5b2bbadc127dab8f5e928bea19cf (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T19:31:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertao_Marineide_Abreu.pdf: 3369804 bytes, checksum: 546d5b2bbadc127dab8f5e928bea19cf (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência Didática Investigativapor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectTrilha Ecológicapor
dc.subjectCerradopor
dc.subjectInvestigative Didactic Sequenceeng
dc.subjectScientific Literacyeng
dc.subjectArgumentationpor
dc.subjectEcological trailpor
dc.subjectSavanapor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleO ensino das interações ecológicas utilizando a investigação científica e a pedagogia dialógico-problematizadorapor
dc.title.alternativeThe teaching of ecological interactions using scientific research and dialogue-problematizing pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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