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Tipo do documento: Dissertação
Título: A história da ciência como objeto mediador do conhecimento do conteúdo de parasitologia no ensino médio : um livro paradidático
Título(s) alternativo(s): The history of science as a mediating object for the knowledge of parasitology content in high school: a paradidactic book
Autor: Boaventura, Kárita de Jesus 
Primeiro orientador: Medeiros, Wilton de Araújo
Primeiro membro da banca: Medeiros, Wilton de Araújo
Segundo membro da banca: Silva, Mônica Martins
Terceiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica e empírica para conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Utilizou-se como fontes obras e artigos de autores que discutem os problemas atuais do ensino de ciências; o conceito de transposição didática, suas vantagens e desvantagens; a importância da História da Ciência como objeto mediador do conhecimento científico; a mediação e o professor mediador; a importância e relevância do livro didático e paradidático no processo ensino-aprendizagem. A proposta dessa pesquisa nasceu a partir da inquietação em tornar a ciência mais inteligível ao aluno, aproximando-o do processo de construção desse conhecimento através da interdisciplinaridade entre biologia e história. O objetivo proposto é analisar a importância da História da Ciência como objeto mediador do conhecimento no ensino de ciências. O texto está estruturado em três capítulos: no primeiro é problematizado o conceito positivista de ciência que é transmitido nas salas de aula, questionando suas implicações no ensino de ciências atual; também é conceituada e problematizada a transposição didática como um dos motivos para o distanciamento entre o aluno e o conhecimento científico; analisado como o livro didático é visto no ensino de ciências e discutida a importância do livro didático para o ensino de biologia. No segundo capítulo procura-se conceituar o termo “mediação”; se ressalta as contribuições de Vygotsky para a compreensão da mediação e do professor-mediador; se discuti a mediação no ensino de história; se pontuam diferenças entre a história e a História da Ciência; faz-se uma reflexão sobre a história como objeto mediador do conhecimento científico; evidenciam-se as diferentes formas que a literatura mostra como a História da Ciência vem sendo trabalhada nos livros didáticos de biologia e enfatiza-se a importância da História da Ciência dentro e fora do livro didático de biologia. E, no terceiro capítulo, é detalhado o processo de elaboração, confecção e avaliação do produto educacional construído, o livro paradidático “Chagas, malária e amarelão: Doenças negligenciadas que ainda matam no Brasil”. Salienta-se que, como pesquisa empírica, o processo de avaliação do produto desenvolvido foi através de questionários com questões fechadas e abertas aplicados a alunos, professores de biologia e de história no Ensino Médio, em escola da rede pública e particular de Goiânia e Aparecida de Goiânia. As avaliações foram consideradas a fim de aprimorar o livro paradidático, para então elaborar sua versão final que hoje se encontra no prelo pela gráfica da UEG. Com os resultados obtidos, acredita-se ter alcançado os objetivos propostos dado que houve interesse e comprometimento dos sujeitos pesquisados na avaliação do material, com contribuições tão pertinentes que acabaram compondo a versão final do produto educacional. Por isso, considera-se ser possível diminuir a distância entre o aluno e a ciência utilizando-se da História da Ciência como objeto mediador do conhecimento, pois essa última insere o aluno no contexto histórico das descobertas e desconstrói a ideia de cientistas e ciência imutáveis e lineares, humanizando-os como seres concretos e de interesses políticos.
Abstract: This work results from literature and empirical research to complete the Professional Masters in the Graduate Program of Science Education at the State University of Goiás (UEG). It was used as sources works and articles by authors who discuss the current problems of science education; the concept of didactic transposition, its advantages and disadvantages; the importance of the History of Science as a mediator object of scientific knowledge; mediation and facilitator; the importance and relevance of teaching and paradidactic book in the teaching-learning process. The purpose of this research was born from the concern to make the science more understandable to the student, approaching the building process of this knowledge through interdisciplinary biology and history. The proposed objective is to analyze the importance of the History of Science as a mediator object of knowledge in science teaching. The text is divided into three chapters: the first is questioned the positivist concept of science that is transmitted in the classroom questioning its implications in teaching current science; It is also conceptualized and problematized the didactic transposition as one of the reasons for the gap between the student and scientific knowledge; analyzed as the textbook is seen in science education; and discussed the importance of textbooks for the teaching of biology. In the second chapter looking conceptualize the term "mediation"; It highlights the contributions of Vygotsky to understanding the mediation and teacher-mediator; to discuss mediation in teaching history; to punctuate differences between history and the history of science; It is a reflection on the history as a mediator object of scientific knowledge; is evident in the different ways that the literature shows how the History of Science has been worked in the textbooks of biology; and it emphasizes the importance of History of Science in and out of the teaching of biology book. And in the third chapter, it is detailed the elaboration process, preparation and evaluation of the educational product built, paradidactic book "Chagas, malaria and hookworm: Neglected diseases still kill in Brazil." It is noted that, as empirical research, the evaluation process of the developed product was through questionnaires with closed and open questions applied to students, and biology teachers and history in high school, in public school and private Goiânia and Aparecida Goiânia. The evaluations were considered in order to improve paradidactic book, and then prepare its final version today is forthcoming by the graphics of UEG. With the results obtained, it is believed to have reached the proposed objectives given that there was interest and commitment of the subjects studied in the evaluation of the material, with contributions so relevant that ended up writing the final version of the educational product. Therefore, it is considered to be possible to reduce the distance between the student and science using the History of Science as a mediator object of knowledge, since the latter inserts the student in the historical context of the findings and deconstructs the idea of immutable and linear scientists and science, humanizing them as concrete beings and political interests.
Palavras-chave: Mediação
Ensino de ciências
Professor-mediador
Interdisciplinaridade
Doenças negligenciadas
Livro didático
Mediation
Science teaching
Interdisciplinarity
Facilitator
Neglected diseases
Textbook
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: BOAVENTURA, K. J. A história da ciência como objeto mediador do conhecimento do conteúdo de parasitologia no ensino médio : um livro paradidático. 2016. 281 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/480
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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