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dc.creatorLemes, Helen Cristina Dias da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171007227400016por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036por
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélvio Frank de-
dc.contributor.referee2Luterman, Luana Alves-
dc.contributor.referee3Freitas, Lúcia Gonçalves de-
dc.contributor.referee4Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da-
dc.date.accessioned2021-03-08T13:05:34Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationLEMES, Helen Cristina Dias da Silva. Práticas sociais e identidades profissionais de mulheres engenheiras: problematizando gênero e resistência feminina nas relações de trabalho. 2020. 98 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/402-
dc.description.resumoOs estudos de gênero são importantes para estimular e ampliar a inserção feminina em todos os campos da ciência, como também para refletir sobre a trajetória das mulheres e seu posicionamento no mundo do trabalho, sobretudo em profissões consideradas masculinas, como é o caso das Engenharias civil, elétrica, software e agronomia. Nesse sentido, o objetivo principal é investigar como quatro mulheres enfrentam os desafios da profissão, observando se passam por discriminação de gênero em seu cotidiano, na vida profissional ou na vida privada em decorrência da profissão que exercem, a fim de compreender como se dá o processo de construção da identidade profissional a partir das experiências relatada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, alinhada aos princípios teóricos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) e da Teoria Feminista, considerando suas possibilidades de estudo pautadas na centralidade da linguagem. Assim, para responder à pergunta de pesquisa e alcançar os objetivos propostos, utilizo como ferramentas para a geração de material empírico a roda de conversa (RC), entrevistas individuais, narrativas escritas e notas em diário de campo, para trazer à superfície os momentos críticos nas experiências vivenciadas pelas engenheiras sob a égide interpretativista de análise. Os resultados indicam que fatores sociais e culturais interferiram em suas escolhas profissionais e trajetórias acadêmicas, tais como: família, faculdade e meios de comunicação. Em sua percepção, o que as impediu/impede na ascensão profissional é a desigualdade de gênero e o machismo. Reforço ainda que a contribuição deste trabalho está em ―promover a voz‖ dessas mulheres e em nos permitir ―ouvir‖ as narrativas que fazem da realidade do campo da Engenharia uma coconstrução e ressignificação dessa experiência, para diminuir as desigualdades de gênero.por
dc.description.abstractGender studies are important to stimulate and expand female insertion in all fields of science, as well as to reflect on the women trajectory and their position in the world of work, especially in professions considered to be male, such as civil, electrical, software and agronomy engineering. In this sense, the main objective is investigate how four women face the profession challenges, observing whether they experience gender discrimination in their daily lives, in professional life or in private life as a result of their profession, for understand how is the construction process of professional identity from the experiences reported. The research adopts a qualitative approach, aligned with the theoretical principles of Critical Applied Linguistics (CAL) and Feminist Theory, considering their study possibilities based on the language aspects. Therefore, to answer the research question and achieve the proposed objectives, I use as tools for generating empirical material the conversation circle (CC), individual interviews, written narratives and notes in a field diary, to bring to the surface the critical moments experienced by the engineers, under the interpretative aegis of analysis. The results indicate that social and cultural factors interfered in their professional choices and academic trajectories, such as: family, college and media. What prevented/prevented professional improve is gender inequality and sexism. I also reinforce that this work contribution is to "promote voice" to these women, to allow us to "listen" to the representations they make of the reality of the Engineering field, aiming at co-construction and reframing of this experience, for reduce gender inequalities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-02-26T13:04:18Z No. of bitstreams: 2 Helen_versaofinal PDF.pdf: 1576960 bytes, checksum: 9e1010c92558c6cae928a95119ebf585 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2021-03-08T13:05:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Helen_versaofinal PDF.pdf: 1576960 bytes, checksum: 9e1010c92558c6cae928a95119ebf585 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-08T13:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Helen_versaofinal PDF.pdf: 1576960 bytes, checksum: 9e1010c92558c6cae928a95119ebf585 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2020-05-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologiaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulheres - Profissão - Desigualdade de gêneropor
dc.subjectMulheres - Linguagem - Vida profissionalpor
dc.subjectMulheres - Práticas sociais - Discriminaçãopor
dc.subjectMulheres - Profissão de Engenharia - Identidades e discriminaçãopor
dc.subjectWomen - Profession - Gender inequalityeng
dc.subjectWomen - Language - Professional lifeeng
dc.subjectWomen - Social practices - Discriminationeng
dc.subjectWomen - Engineering Profession - Identities and Discriminationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas sociais e identidades profissionais de mulheres engenheiras: problematizando gênero e resistência feminina nas relações de trabalhopor
dc.title.alternativeSocial practices and professional identities of women engineers: problematizing gender and female resistance in relations of jobeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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