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Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/392
Tipo do documento: Dissertação
Título: Campo de pesquisa da educação ambiental e suas relações com o tema mudanças climáticas
Autor: Abreu, Cleirianne Rodrigues de 
Primeiro orientador: Miranda, Sabrina do Couto de
Primeiro membro da banca: Miranda, Sabrina do Couto de
Segundo membro da banca: Ferreira, Manuel Eduardo
Terceiro membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Resumo: Atualmente, as mudanças climáticas têm sido alvo de discussões, devido às questões ambientais. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantêm a vida no planeta há milhões de anos, graças à retenção de calor por alguns gases. Contudo, sua intensificação, provocada pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, tem causado as mudanças climáticas, tendo como consequências a elevação da temperatura, perda de biodiversidade, aumento de secas e concentração das chuvas, entre outras consequências. As atividades humanas são consideradas as principais responsáveis pela intensificação das mudanças climáticas. Acredita-se que o ser humano pode mudar esta realidade e uma das ferramentas é a educação ambiental. Destaca-se que esse tema é de grande relevância, portanto este deveria estar mais presente nas publicações brasileiras e no âmbito da educação ambiental nas escolas. Esta dissertação tem por objetivo analisar artigos científicos sobre Educação Ambiental publicados em periódicos nacionais nos últimos dez anos, além disso, discutir como a temática “mudanças climáticas” tem sido abordada nas publicações brasileiras dentro do mesmo recorte. Foi realizado um levantamento do tipo “Estado da Arte” fundamentado em abordagens de natureza quali/quantitativa. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Para tanto, foram feitas buscas de artigos publicados em periódicos nas áreas de educação/ensino com classificação A1, A2, B1, B2. No total, foram analisados 613 artigos, destes, apenas 3,76% trabalharam o tema mudanças climáticas. Se as publicações continuarem na mesma linha de pesquisa, o objetivo de desenvolver atividades na perspectiva da educação ambiental para a cidadania, ética, pensamento crítico, bem como atitudes em prol de um controle das mudanças do clima, não será atingido. Também analisamos dados dos projetos de Educação Ambiental das escolas da rede estadual de ensino do estado de Goiás. De acordo com esta análise, não encontramos ações explícitas voltadas para a temática em questão. Por fim, procedemos o desenvolvimento do projeto de Educação Ambiental na perspectiva crítica, com o tema mudanças climáticas. Há necessidade de mais discussões por parte dos educadores ambientais sobre a visão crítica desta vertente da Educação Ambiental. Sugere-se a formação continuada dos professores com cursos e/ou ciclos de debates que possam abordar as mudanças climáticas inseridas nos projetos de Educação Ambiental, de modo a contemplar as correntes nas perspectivas emancipatória, crítica e transformadora.
Abstract: Currently, climate change has been the subject of discussions due to environmental issues. The greenhouse effect is a natural phenomenon that has maintained life on the planet millions of years ago, thanks to the retention of heat by some gases. However, its intensification, caused by the accumulation of greenhouse gases in the atmosphere, has caused climate change, resulting in increased temperatures, loss of biodiversity, increased droughts and concentration of rains, among other consequences. Human activities are considered to be primarily responsible for intensifying climate change. It is believed that the human being can change this reality and one of the tools is environmental education. It should be emphasized that this theme is of great relevance, so it should be more present in Brazilian publications and in the ambit of environmental education in schools. This dissertation aims to analyze scientific articles on Environmental Education published in national journals in the last ten years, in addition, discuss how the theme “climate change” has been addressed in Brazilian publications within the same clipping. A “State of the Art” survey was carried out based on qualitative and quantitative approaches. We used the Content Analysis technique. For that, we searched for articles published in periodicals in the areas of education/teaching with status A1, A2, B1, B2. In total, 613 articles were analyzed, of which only 3.76% worked on climate change. If publications continue in the same line of research, the goal of developing activities from the perspective of environmental education for citizenship, ethics, critical thinking, and attitudes toward climate change control will not be achieved. We also analyzed data from the Environmental Education projects of the state schools of the state of Goiás. According to this analysis, we did not find explicit actions focused on the subject in question. Finally, we proceeded to develop the Environmental Education project in a critical perspective, with the theme of climate change. There is a need for more discussion by environmental educators about the critical view of this aspect of Environmental Education. It is suggested that teachers should be continuously trained with courses and/or cycles of debates that can address climate change in Environmental Education projects, in order to contemplate currents in the emancipatory, critical and transformative perspectives.
Palavras-chave: Ensino
Escola
Clima
Alterações
Teaching
School
Climate
Changes
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: ABREU, C.R. Campo de pesquisa da educação ambiental e suas relações com o tema mudanças climáticas. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede - Anápolis, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/392
Data de defesa: 28-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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