???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/359
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem
Autor: Silva, Claci Clair Röpke da 
Primeiro orientador: Medeiros, Wilton de Araújo
Primeiro membro da banca: Medeiros, Wilton de Araújo
Segundo membro da banca: Rocha, Cleomar de Sousa
Terceiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Resumo: A presente dissertação alicerça-se âmbito da Educação Matemática, mais especificamente na Etnomatemática, voltada às novas tecnologias da informação e comunicação, que se encontram cada vez mais difundidas em nossa sociedade. Assim sendo, fundamentados na Etnomatemática, importante eixo de estudo que assegura um processo de aprendizagem conforme o contexto cultural do aluno, valorizando, portanto, o meio em que está inserido, o presente trabalho compreende as novas tecnologias da informação e comunicação como um avanço na educação, a fim trazer novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de cidadãos capazes de lidar com o mundo científico e tecnológico, uma vez que o avanço da cultura tecnológica exige profissionais mais qualificados diante dos desafios encadeados pelas transformações sociais na inserção das tecnologias de forma cultural. Tivemos como objetivo geral demonstrar, com o apoio da Etnomatemática, como têm sido utilizadas as novas tecnologias pelos professores no ensino da Matemática e verificar as suas principais dificuldades enfrentadas. Mais restritamente, objetivamos apresentar a Etnomatemática como fundamento à utilização das tecnologias; desenvolver um e-book com uma seleção de materiais digitais que podem ser utilizados pelos professores na disciplina de Matemática e desenvolver um blog com as indicações de sites educativos selecionados. Este trabalho admite como necessárias novas maneiras de ensinar, mantendo na escola a dinâmica sociocultural. Utilizamos um paradigma metodológico qualitativo, com levantamento de dados em escolas, sendo que a parte qualitativa foi interpretativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio da observação e de aplicação de questionário aos professores. Para ampliar o alcance didático desta discussão, foram implementados, como produto educacional, um blog e um e-book. Os resultados evidenciaram que o e-book e o blog, propostos no presente trabalho, estão imbuídos do propósito da interação entre o saber docente e o saber escolar, e, nesse contexto tecnológico, apresentou dicas e sugestões para que o professor utilize, na disciplina de Matemática, recursos tecnológicos que facilitarão a explanação de determinados conteúdos.
Abstract: This dissertation is based on Mathematics Education, more specifically on Ethnomathematics, focused on new information and communication technologies, which are increasingly widespread in our society. Thus, based on Ethnomathematics, an important axis of study that ensures a learning process according to the cultural context of the student, thus valuing the environment in which it is inserted, the present work understands the new information and communication technologies as a breakthrough in Education in order to bring new learning environments that allow the formation of citizens capable of dealing with the scientific and technological world, since the advancement of the technological culture demands professionals more qualified in the face of the challenges linked by the social transformations in the insertion of the technologies of cultural form . We have as a general objective to demonstrate, with the support of Ethnomathematics, how the new technologies have been used by teachers in Mathematics teaching and to verify their main difficulties. More strictly, we aim to present Ethnomathematics as a basis for the use of technologies; Develop an e-book with a selection of digital materials that can be used by teachers in the Mathematics discipline and develop a blog with the indications of selected educational sites. This work recognizes as necessary new ways of teaching, keeping the school sociocultural dynamics. We used a qualitative methodological paradigm, with data collection in schools, and the qualitative part was interpretative and descriptive. The data collection was done through the observation and application of a questionnaire to the teachers. To broaden the didactic scope of this discussion, a blog and an e-book were implemented as an educational product. The results evidenced that the e-book and the blog, proposed in the present work, are imbued with the purpose of the interaction between teacher knowledge and school knowledge, and in this technological context, presented tips and suggestions for the teacher to use in the discipline of mathematics, technological resources that will facilitate the explanation of certain contents.
Palavras-chave: Educação Matemática
Etnomatemática
Tecnologia e Educação
E-book
Blog
Mathematical Education
Ethnomathematics
Technology and Education
E-book
Blog
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: SILVA, C. C. R. Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química: um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino-aprendizagem. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/359
Data de defesa: 7-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01. DISSERTAÇÃO ClACI CLAIR ROPKE DA SILVA.pdfDissertação_Mestrado em Ensino de Ciências2,48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
E-Book - Produto 1.pdfProduto_E_Book668,91 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
Produto Educacional (Blog “CiberMatemática”) - Produto 2.pdfProduto_Educacional900,79 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.