Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Bianca Patrícia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026774114507023por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/403773938933474por
dc.contributor.referee1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee2Paulo, Pedro Oliveira-
dc.contributor.referee3Francisco, Cristiane Andretta-
dc.date.accessioned2020-11-03T15:45:50Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.citationFARIA, Bianca Patrícia de. História e filosofia da ciência no processo de formação Inicial de professores de ciências. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/343-
dc.description.resumoA História e Filosofia da Ciência (HFC) é uma abordagem que pode ser utilizada para promover o Ensino de Ciências de uma forma mais contextualizada com os fatores históricos de cada período, além de imprimir nos resultados obtidos ao longo do tempo uma maior clareza, descentralizando o papel dos grandes “gênios” e promovendo um estudo pautado na contribuição de vários autores. Considerando a formação inicial um momento propício para a discussão sobre essa ferramenta de ensino, o estudo aqui proposto objetiva determinar de que forma os alunos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres percebem em sua formação e utilizam em sua prática de ensino, a Ciência a partir de uma abordagem histórica e filosófica. Para a construção da pesquisa foi realizado um levantamento sistemático no Portal de Periódicos da Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), buscando identificar e analisar artigos publicados de 1996 a 2019 que discorrem sobre a HFC no Ensino de Ciências. Em seguida foi realizado um levantamento no Projeto Político Pedagógico (PPP) que norteia o curso estudado, a fim de compreender se a História e Filosofia da Ciência vêm sendo trabalhada ao longo do curso. E por fim, foi aplicado um questionário semiestruturado aos professores e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, onde os participantes da pesquisa puderam discorrer sobre sua percepção e formação em relação à abordagem da HFC no Ensino de Ciências. Os resultados apontam que apesar da importância da temática ser consensual entre os pesquisadores que tratam sobre o tema e ter sua relevância apontada pelos documentos que norteiam a educação básica, tais como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da pesquisa bibliográfica é possível perceber que esse é um tema ainda pouco pesquisado de forma empírica, em especial direcionando especificamente para a disciplina de Ciências/Biologia. O que pode estar relacionado com a falta de sua abordagem ao longo da formação inicial de professores o que consequentemente leva à sua baixa utilização pelos profissionais que passam a atuar na educação básica, como foi evidenciado a partir da análise dos questionários aplicados. Outro fator bastante citado nas respostas dos participantes da pesquisa e também nos resultados obtidos por outros pesquisadores além da deficiência na formação inicial, refere-se à falta de material adequado para a abordagem do tema. Indicando a necessidade da inserção da HFC na formação inicial e continuada de professores e da elaboração de materiais que tragam suporte para essa abordagem em sala de aula. Palavrapor
dc.description.abstractThe History and Philosophy of Science (HPS) is an approach that can be used to promote Science Teaching in a more contextualized way with the historical factors of each period, besides printing in the results obtained over time a greater clarity, decentralizing the role of great “geniuses” and promoting a study based on the contribution of several authors. Considering the initial formation a propitious moment for the discussion about this teaching tool, the study proposed here aims to determine how the students graduating from the Biological Sciences course at the Instituto Federal Goiano - Campus Ceres perceive in their formation and use it in their teaching practice, Science from a historical and philosophical approach. For the construction of the research, a systematic survey was carried out on the Portal of Journals of the Platform for the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP), seeking to identify and analyze articles published from 1996 to 2019 that discuss HFC in Science Education. Then, a survey was carried out in the Pedagogical Political Project (PPP) that guides the studied course, in order to understand if the History and Philosophy of Science have been worked along the course. Finally, a semi-structured questionnaire was applied to teachers and graduates of the Biological Sciences Degree course at Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, where the research participants were able to discuss their perception and training in relation to the HFC approach in Science Education . The results show that despite the importance of the theme being consensual among researchers who deal with the theme and having its relevance pointed out by the documents that guide basic education, such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB) and the Common National Curricular Base (CNCB), from the bibliographic research it is possible to perceive that this is a theme that is still little researched in an empirical way, especially directing specifically to the Science/Biology discipline. What may be related to the lack of their approach during the initial teacher training, which consequently leads to its low use by professionals who start to work in basic education, as evidenced by the analysis of the applied questionnaires. Another factor quite mentioned in the responses of the research participants and also in the results obtained by other researchers besides the deficiency in the initial training, refers to the lack of adequate material to approach the theme. Indicating the need for the insertion of HPS in the initial and continuing training of teachers and the development of materials that support this approach in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2020-11-03T15:45:50Z No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertacao_PPEC_Bianca_Versao_Final.pdf: 2855336 bytes, checksum: 04db830a942cf355e2802681c947f630 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-03T15:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Dissertacao_PPEC_Bianca_Versao_Final.pdf: 2855336 bytes, checksum: 04db830a942cf355e2802681c947f630 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectFilosofia da ciênciapor
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.subjectPhilosophy of scienceeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleHistória e filosofia da ciência no processo de formação Inicial de professores de ciênciaspor
dc.title.alternativeHistory and philosophy of science in the initial science teacher education processeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PPEC_Bianca_Versao_Final.pdfDISSERTAÇÃO_MESTRADO2,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.