Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) : [201] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Educação Antirracista: Análises a partir da Implementação da Lei 10.639/03
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias; Eixo Temático: Processos Educativos e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás, e tem por objetivo geral compreender como acontece a implementação da Lei N. 10.639/03, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). A Lei é fundamental no combate ao racismo, para a desc...
O trabalho docente na formação inicial de professores da UEG: uma perspectiva crítica sobre as tecnologias
O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias, Eixo Temático: Formação de Professores/as, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Teve como objeto de estudo o trabalho docente na formação inicial de professores mediado pelas tecnologias na Universidade Estadual de Goiás, Campus Central (CET e CSEH). A pesquisa foi direcionada pela seguinte p...
Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás
Esta pesquisa tem por título Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. A problematização da pesquisa consiste em saber: como se caracterizam as práticas docentes do Ensino Religioso em 3 (três) escolas municipais de Anápolis/GO, considerando o modelo não confessional? O objetivo geral busca desvelar como acontece o Ensino Religioso não conf...
Praxiologias docentes na perspectiva intercultural crítica e os desafios de uma educação linguística decolonial
Este estudo teve como propósito central propor uma reflexão crítica a partir da problematização de vivências e praxiologias de professoras de língua inglesa da Educação Básica da rede pública do estado de Goiás, quanto às possibilidades e aos desafios de se promover uma educação linguística numa perspectiva intercultural crítica (CANDAU, 2020; DAMÁZIO, 2008; KUBOTA, 2004; MOREIRA, FURLAN, 2022; OLIVEIRA, SABOTA, 2020; RODRIGUES, SILVESTRE, 2020; WALSH, 2009, 2012, 2023) e decolonial (BOR...
Meio ambiente e cooperativismo: vivências e experiências de catadores de materiais recicláveis de uma cooperativa de Goiânia-GO
O ser humano tem ocasionado impactos significativos no meio ambiente, principalmente em função do sistema capitalista de produção, cujo pano de fundo são as atividades relacionadas à subsistência e à ideia de melhoria da qualidade de vida. Mesmo sustentando a necessidade de desenvolvimento econômico, é crucial cultivar uma consciência social e ambiental baseada no equilíbrio e na sustentabilidade. Como colaboradores desse processo de sustentabilidade, emergem, socialmente, os catadores de...
Políticas públicas educacionais e a escolarização do estudante surdo em um contexto de uma Escola Municipal de Anápolis-GO
Este trabalho está vinculado à Linha de pesquisa 1 - Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás – UEG. As políticas públicas educacionais inclusivas asseguram a escolarização bilíngue de estudantes surdos com a organização de escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. O problema explorado nesta pesquisa é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibil...
As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG , Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório
O presente trabalho, intitulado As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG, Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás — (PPG/ IELT/ UEG) — na linha de pesquisa ‘Educação, Escola e Tecnologia’. A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP). O objetivo geral desta investig...
Diversidade, cidadania e direitos: o design educacional de uma disciplina em EaD na Universidade Estadual de Goiás
Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias, do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Sua tessitura é realizada a partir da discussão do design educacional para a educação a distância (EaD), em meio ao debate de direitos humanos, ao problematizar os aspectos técnico-pedagógicos e tecnológicos que influenciam na sua construção. Tal debate tem como base teórica estudiosos, como Candau (2012), Santos (2009) e Silva (...
Ginásio Auxilium de Anápolis/GO (1943-1961): a formação da ‘fina flor’ da sociedade
Esta dissertação possui como tema a formação feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis/GO, no período de 1943 a 1961, em que se buscou compreender a cultura escolar presente na instituição católica, a partir dos depoimentos de suas egressas. A escola foi criada pelas Irmãs Salesianas para atender, exclusivamente, o público feminino. A questão central da pesquisa, foi: Como era a formação ginasial feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis (1943-1961)? Diante disso, buscou-se analisar a form...
Educação linguística com foco na afetividade : práticas pedagógicas críticas no Programa Idiomas sem Fronteiras
Diante dos movimentos globais para internacionalização das universidades, surgem questionamentos sobre os processos que envolvem a educação linguística. Neste estudo, procuro entender como é formada a subjetividade dos sujeitos e sua importância na educação linguística crítica. Discuto as relações sociais e políticas que interferem na educação linguística, enquanto busco compreender a influência da afetividade nesse processo. Esta pesquisa foi realizada no Programa Idiomas sem Fronteiras ...
O Processo de aquisição da língua brasileira de sinais por filhos surdos de pais ouvintes : os desafios e as possibilidades nos contextos familiar e escolar
Esta dissertação apresenta um estudo sobre o processo de aquisição da linguagem por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O estudo desenvolveu uma análise das práticas de interação linguística nos contextos familiar e escolar, em que, por meio de observações, aplicação de questionários e entrevistas, foi possível identificar os avanços e desafios referentes ao desenvolvimento de alunos/as surdos/as. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar os resultados de um estudo sobre a ...
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública
O estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; W...
A Escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico
Este trabalho foi realizado por meio de uma Pesquisa Bibliográfica e Documental, de natureza exploratória, através de uma revisão teórica, respaldada em um diálogo entre as abordagens Sistêmica, Sócio-Histórica e Psicanalítica visando desenvolver uma reflexão sobre o papel das narrativas autobiográficas, como processo catártico, para os sujeitos automutiladores. Com a constatação de que havia uma interlocução entre discentes e docente, realizada por meio de autonarrativas, produzidas pelos al...
Estudantes adolescentes recém-iniciados no candomblé: discursos de resistência, confrontos e embates
Esta dita pesquisa é uma caminhada subversiva, baseada nos estudos decoloniais, e em diálogo com estes pretendo denunciar as formas de opressão que o colonizador impõe, subalternizando e inferiorizando as/os colonizadas/os – os povos marginalizados. Assim, participam de mãos dadas as minhas/meus quatro estudantes candomblecistas que voltaram para a escola na região metropolitana de Goiânia, cursando o Ensino Médio, após se iniciarem nessa religião que resiste a ataques racistas e coloniais. U...
Narrativas "positivas”: vivências e experiências de professores portadores do HIV
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que altera o sistema imunológico, aumentando o risco de ocorrência e o impacto de outras infecções e doenças. Sem tratamento, progride para a AIDS (Acquired Immunodeficiency Syndrome), uma doença transmissível e letal, pela qual não se conhece até o momento nenhum medicamento curativo ou vacina profilática. A contaminação, longe de estar restrita a grupos sociais, atinge a coletividade humana, sem distinção de raça, classe, credo, posição so...
O Uso de fontes histórias no ensino de história: práticas e desafios
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o modo como ocorre o trabalho com fontes nas aulas de História em um Colégio Estadual localizado na cidade de Ouro Verde de Goiás. Ao longo do texto, ressalta-se a importância da disciplina História para a formação dos alunos e a maneira como o uso de fontes históricas pode despertar neles a habilidade de desenvolver hipóteses e, consequentemente, um maior interesse por temas históricos. Como referencial teórico, utilizamos o livro intitulado Ensino de ...
Altas habilidades ou superdotação - AH/S: percepções de docentes em escolas estaduais de Goiás
O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias, Eixo Temático: Formação de Professores/as - Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. A presente pesquisa circunscreve-se ao contexto da educação inclusiva e objetivou analisar as percepções das docentes1 participantes que atuam no Atendimento Educacional Especializado – AEE ...
Linguagens da criança na educação infantil blingue português/inglês: olhando pelo caleidoscópio
Este estudo de natureza qualitativo-interpretativista, aprovado pelo Comitê de Ética, com o protocolo de aprovação 3.219.326, na Plataforma Brasil, tem por objetivo geral entender como a escola organiza seus projetos na turma Infantil 3 anos, para que os repertórios linguísticos das crianças (múltiplos e multisensoriais) sejam desenvolvidos em práticas translíngues. Em termos mais específicos, este trabalho busca identificar as múltiplas linguagens da criança consideradas no ambiente escolar ...
Interfaces semióticas com o imaginário durandiano na contística de Edgar A. Poe
Observa-se na contística de Edgar Allan Poe, em especial, nos contos “O Retrato Oval” (2001), “Berenice” (2001) e “Morela” (2001), que existe uma aproximação das personagens com os tipos de violência que levam à morte, graças aos recursos literários e linguísticos utilizados na composição dos textos, às escolhas das imagens simbólicas e às estratégias narrativas utilizadas por Poe. Partindo disso, investiga-se neste trabalho o modo como se organiza a significação dos contos selecionados, por ...
Neoliberalismo e políticas educacionais : estudo do Pacto pela Educação em Goiás (2011-2018)
Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, do Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG), Campus Anápolis. Buscou-se compreender como o programa Pacto pela Educação Goiás lançado em 2011, contribui para a construção e manutenção da sociedade burguesa. O objetivo principal foi analisar como Pacto pela Educação em Goiás sedimenta um modelo de sociedade ...
- 201 UEG
- 201 Dissertação
- 201 Acesso Aberto