Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) : [209] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Performances de identidades de gênero em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio - PNLD/2018-2020
Esta dissertação tem como objetivo analisar as performances identitárias de gênero no livro didático de Língua Portuguesa do ensino médio e os discursos que legitimam e reforçam a cis-heterormatividade. Alinho-me, principalmente, à estudiosa e filósofa Judith Butler (2013) e aos estudiosos da Análise de Discurso Crítica, especialmente Norman Fairclough (2016). É uma pesquisa documental de caráter qualitativa, se dá a partir das representações de gênero na coleção Português Contemporâneo...
Prática pedagógica em uma escola da rede municipal de Goiânia: aproximações e distanciamentos da perspectiva inclusiva para a educação especial
Esta pesquisa de mestrado, na Linha de Educação, Escola e Tecnologias - Eixo: Formação de professores(as) e práticas pedagógicas, teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida por professores(as) de uma escola pública municipal de Goiânia a partir da seguinte questão orientadora: como o(a) professor(a) da escola pública desenvolve sua prática pedagógica em face da inclusão escolar das pessoas com deficiência? FORMULÁRIO DE METADADOS PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE DISSERTAÇÕES ...
Uma análise do fenômeno Booktok na promoção de letramentos literário e digital, a partir da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis
Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e tem como tema a incorporação das tecnologias da informação e comunicação nas práticas sociais de leitura no contexto da cultura digital, moldada pelas transformações culturais, sociais e tecnológicas. Portanto, a pesquisa objetiva responder a problemática: quais as estraté...
Percepções de professoras de uma escola municipal sobre a inclusão de estudantes em situação de deficiência
Esta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG IELT, da Universidade Estadual de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias e do eixo temático: Processos Educativos e Diversidades. A Educação Especial na perspectiva inclusiva é uma realidade que vem se destacando nas últimas décadas e sendo inserida em todas as modalidades de educação. Contudo, essa realidade também vem evidenciando inúmeros desafi...
Abordagens de violência contra a mulher em telenovelas brasileiras: uma análise feminista de discurso
Ao propor uma Análise Feminista de Discurso, este estudo investiga a imposição da violência contra a mulher em telenovelas brasileiras, explorando como essa violência se manifesta, quais são seus efeitos sobre as vítimas e de que forma os folhetins estabelecem um interdiscurso com os aspectos legais de combate à violência de gênero. Tendo como objeto de estudo as novelas Mulheres Apaixonadas e A Regra do Jogo, a intenção é compreender como essas narrativas midiáticas constroem e perpetua...
Letramentos visual e literário críticos: agência e dialogicidade nas práticas leitoras da comunidade discursiva de Orgulho e preconceito na plataforma Skoob
Busca-se nesta pesquisa investigar práxis de letramentos visual e literário críticos na comunidade discursiva (CD) de Orgulho e Preconceito na plataforma Skoob. A linha de pesquisa a qual a dissertação está vinculada é “Linguagem e Práticas Sociais” do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Por meio deste estudo salientamos práticas de letramentos em CD digital de leitura. Constatou-se a emergência do leitor ao ampliar seu lugar de fala recorrend...
Letramento (trans)mídia na educação de surdas: um estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás
As aproximações com o contexto de letramento (trans)midiático se destacam pelas suas possibilidades multissemióticas em suas produções, além de destacar a importância do pensamento crítico nas plataformas digitais. Esses aspectos indicam um campo propício para se discutir diferentes abordagens na educação de Surdas no Ensino Superior. A pesquisa intitulada “Letramento (trans)mídia na educação de Surdas: Um Estudo de Caso na Universidade Estadual de Goiás” está vinculada à linha de pesquis...
Educação a distância e o CEAR/UEG : análise de uma disciplina a partir de posições e contraposições com a cultura digital
A pesquisa, intitulada “Educação a distância e o CEAR/UEG: análise de uma disciplina a partir de posições e contraposições com a Cultura Digital”, vincula-se à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A partir da problemática, quais as possíveis posições e contraposições com a Cultura Digital no curso de Pedagogia vinculado à Universidade Aberta do...
Educação Antirracista: Análises a partir da Implementação da Lei 10.639/03
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias; Eixo Temático: Processos Educativos e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás, e tem por objetivo geral compreender como acontece a implementação da Lei N. 10.639/03, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). A Lei é fundamental no combate ao racismo, para a desc...
O trabalho docente na formação inicial de professores da UEG: uma perspectiva crítica sobre as tecnologias
O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias, Eixo Temático: Formação de Professores/as, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Teve como objeto de estudo o trabalho docente na formação inicial de professores mediado pelas tecnologias na Universidade Estadual de Goiás, Campus Central (CET e CSEH). A pesquisa foi direcionada pela seguinte p...
Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás
Esta pesquisa tem por título Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. A problematização da pesquisa consiste em saber: como se caracterizam as práticas docentes do Ensino Religioso em 3 (três) escolas municipais de Anápolis/GO, considerando o modelo não confessional? O objetivo geral busca desvelar como acontece o Ensino Religioso não conf...
Praxiologias docentes na perspectiva intercultural crítica e os desafios de uma educação linguística decolonial
Este estudo teve como propósito central propor uma reflexão crítica a partir da problematização de vivências e praxiologias de professoras de língua inglesa da Educação Básica da rede pública do estado de Goiás, quanto às possibilidades e aos desafios de se promover uma educação linguística numa perspectiva intercultural crítica (CANDAU, 2020; DAMÁZIO, 2008; KUBOTA, 2004; MOREIRA, FURLAN, 2022; OLIVEIRA, SABOTA, 2020; RODRIGUES, SILVESTRE, 2020; WALSH, 2009, 2012, 2023) e decolonial (BOR...
Meio ambiente e cooperativismo: vivências e experiências de catadores de materiais recicláveis de uma cooperativa de Goiânia-GO
O ser humano tem ocasionado impactos significativos no meio ambiente, principalmente em função do sistema capitalista de produção, cujo pano de fundo são as atividades relacionadas à subsistência e à ideia de melhoria da qualidade de vida. Mesmo sustentando a necessidade de desenvolvimento econômico, é crucial cultivar uma consciência social e ambiental baseada no equilíbrio e na sustentabilidade. Como colaboradores desse processo de sustentabilidade, emergem, socialmente, os catadores de...
Políticas públicas educacionais e a escolarização do estudante surdo em um contexto de uma Escola Municipal de Anápolis-GO
Este trabalho está vinculado à Linha de pesquisa 1 - Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás – UEG. As políticas públicas educacionais inclusivas asseguram a escolarização bilíngue de estudantes surdos com a organização de escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. O problema explorado nesta pesquisa é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibil...
As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG , Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório
O presente trabalho, intitulado As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG, Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás — (PPG/ IELT/ UEG) — na linha de pesquisa ‘Educação, Escola e Tecnologia’. A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP). O objetivo geral desta investig...
Diversidade, cidadania e direitos: o design educacional de uma disciplina em EaD na Universidade Estadual de Goiás
Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias, do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Sua tessitura é realizada a partir da discussão do design educacional para a educação a distância (EaD), em meio ao debate de direitos humanos, ao problematizar os aspectos técnico-pedagógicos e tecnológicos que influenciam na sua construção. Tal debate tem como base teórica estudiosos, como Candau (2012), Santos (2009) e Silva (...
Ginásio Auxilium de Anápolis/GO (1943-1961): a formação da ‘fina flor’ da sociedade
Esta dissertação possui como tema a formação feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis/GO, no período de 1943 a 1961, em que se buscou compreender a cultura escolar presente na instituição católica, a partir dos depoimentos de suas egressas. A escola foi criada pelas Irmãs Salesianas para atender, exclusivamente, o público feminino. A questão central da pesquisa, foi: Como era a formação ginasial feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis (1943-1961)? Diante disso, buscou-se analisar a form...
Educação linguística com foco na afetividade : práticas pedagógicas críticas no Programa Idiomas sem Fronteiras
Diante dos movimentos globais para internacionalização das universidades, surgem questionamentos sobre os processos que envolvem a educação linguística. Neste estudo, procuro entender como é formada a subjetividade dos sujeitos e sua importância na educação linguística crítica. Discuto as relações sociais e políticas que interferem na educação linguística, enquanto busco compreender a influência da afetividade nesse processo. Esta pesquisa foi realizada no Programa Idiomas sem Fronteiras ...
O Processo de aquisição da língua brasileira de sinais por filhos surdos de pais ouvintes : os desafios e as possibilidades nos contextos familiar e escolar
Esta dissertação apresenta um estudo sobre o processo de aquisição da linguagem por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O estudo desenvolveu uma análise das práticas de interação linguística nos contextos familiar e escolar, em que, por meio de observações, aplicação de questionários e entrevistas, foi possível identificar os avanços e desafios referentes ao desenvolvimento de alunos/as surdos/as. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar os resultados de um estudo sobre a ...
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública
O estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; W...
- 209 UEG
- 209 Dissertação
- 209 Acesso Aberto