Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/316
Tipo do documento: Dissertação
Título: Lista vermelha de espécies ameaçadas: efeitos sobre a produção científica e percepção de estudantes sobre a mastofauna ameaçada do Cerrado
Autor: Gomes, Marcos Aurélio de Amorim 
Primeiro orientador: Nabout, João Carlos
Resumo: O Cerrado é um bioma importante da região Neotropical com índices alarmantes de degradação e perda da biodiversidade. Sendo assim, o objetivo desta dissertação foi investigar a tendência da produção científica sobre espécies da fauna ameaçada de extinção (sob influência da lista vermelha nacional) e diagnosticar a percepção de estudantes sobre a fauna de mamíferos ameaçados. Os artigos avaliados no trabalho são da base de dados Thomson Reuters. O conjunto amostral foi composto por 131 espécies provenientes de quatro publicações da lista vermelha brasileira (1989 a 2013). Ocorre aumento temporal da produção científica para as espécies ameaçadas de extinção em análise conjunta. Quando estabelecemos a lista vermelha como marco, ocorre acréscimo da produção de artigos somente para as espécies de grande porte e de maior popularidade, ou seja, a produção de conhecimento não é influenciada pela lista vermelha mas sim por fatores biológicos e sociais de exposição das espécies. Estas duas variáveis consistiram em 35% de variação dos dados enquanto o tempo de permanência na lista não foi significativo. As espécies de menor porte e pouco populares não possuem o mesmo esforço de produção. Os mamíferos possuem maior quantitativo de artigos publicados e existe uma enorme quantidade de espécies que não possuem artigos indexados na plataforma. Portanto, existe uma assimetria no número de artigos por espécie, ou seja, poucas espécies são muito estudadas enquanto que grande parte possui poucos artigos ou nenhum artigo publicado, com reflexo na diversidade de áreas de estudo. Em seguida, foi investigada a percepção ambiental de estudantes sobre espécies ameaçadas em 21 cidades com diferentes níveis de urbanização. Foi aplicado questionário e jogo de separação de figuras para 361 estudantes de escolas inseridas no bioma Cerrado. Assim, foi avaliado que os estudantes conseguem distinguir dentro desse grupo espécies ameaçadas de espécies não ameaçadas. A variação das respostas entre os estudantes foi explicada pelas dimensões corpóreas da espécie e por sua popularidade na internet. Percebe-se mais uma vez que o fator biológico (tamanho da espécie) e social (popularidade) são fatores importantes para o conhecimento. Contudo, o tempo de permanência da espécie na lista vermelha não foi fator significativo para o modelo. Entretanto, existe variação de conhecimento sobre tais espécies de mamíferos ameaçados entre os estudantes de cidades diferentes. Alunos situados em cidades mais distantes geograficamente apresentaram respostas mais distintas em relação as espécies ameaçadas, enquanto que alunos de cidades próximas deram respostas semelhantes. Variáveis econômicas (índice de desenvolvimento humano, densidade demográfica e produto interno bruto per capita), socioambientais (questionário) e o índice de desenvolvimento da educação básica escolar, não explicaram a variação dos dados entre as cidades nem a dependência espacial. Por fim, os resultados demostram que a produção científica deve atentar para espécies de menor porte. Isso se reflete no conhecimento. Reconhecendo uma espécie ameaçada apenas por seu tamanho e popularidade pode dar origem à perda de informações (posição ecológica, valor ambiental, social e econômico). As atitudes ambientais da sociedade são orientadas por quanto se conhece essa biodiversidade e assim influenciam as tomadas de decisão.
Abstract: Important biome in the Neotropics of Cerrado has alarming rates of degradation to loss of biodiversity. Thus, the aim of this work was to investigate the trend of scientific literature on species of endangered fauna (under the influence of national red lists) and diagnose the environmental awareness of students about the fauna of endangered mammals. Articles are evaluated in the work of Thomson Reuters database. The sample group consisted of 131 species from four publications of the Brazilian Red List (1989 and 2013). It occurs increased over time in scientific production for the species endangered in joint analysis. When we established the Red List as a landmark, occurs increased of production only for large and popular species, so the production of knowledge is did not influenced by the red list but by biological and social factors exposure of the species. These two variables consisted of 35% of variation of the data while the residence time in the list was not significant. The species of smaller and unpopular not have the same production effort. Mammals possess greater quantity of published articles and there is a huge amount of species that haven´t indexed articles on the platform. Therefore, there is an asymmetry in the number of articles by type, so very few species were study while much has few or no articles published article with reflection in diverse subject areas. Then the environmental awareness of students about endangered species in 21 cities with different levels of urbanization was investigate. Questionnaire was administer and figures separation for 361 students entered school in the Cerrado biome. Thus, it was evaluate that students can distinguish within that group endangered species not threatened. The bodily dimensions of the species and their popularity on the Internet explained the variation of responses among students. It can be seen once again that the biological factor (size of species) and social (popularity) are important factors for knowledge. However, the time of a species in the Red List was not a significant factor for the model. However, there is variation of knowledge about such mammal species threatened among students from different cities. Students located in distant cities geographically gave distinct responses to the threatened species, while students from nearby cities gave similar answers. Economic variables (human development index, population density and gross national product per capita), environmental (questionnaire) and the development index of basic education school, did not explain the data variation between cities or spatial dependence. Finally, the results demonstrate that the scientific production should pay attention to smaller species. These are reflected in knowledge. Recognizing an endangered species only by its size and popularity may give rise to loss of information (ecological position, social, economic and environmental value). Environmental attitudes of society are driven by how much if knows of biodiversity and so influence decision-making.
Palavras-chave: Tendência científica
Espécies carismáticas
Savana brasileira
Mastofauna
Internet
Educação
Scientific trend
Charismatic species
Brazilian savannah
Mammals
Internet
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
Citação: GOMES, Marcos Aurélio de Amorim. Lista vermelha de espécies ameaçadas: efeitos sobre a produção científica e percepção de estudantes sobre a mastofauna ameaçada do Cerrado. 2016. 62 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/316
Data de defesa: 12-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2016_final_Marcos Gomes.pdf1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.