Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior : [336] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Educação Antirracista: Análises a partir da Implementação da Lei 10.639/03
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias; Eixo Temático: Processos Educativos e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás, e tem por objetivo geral compreender como acontece a implementação da Lei N. 10.639/03, que altera o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). A Lei é fundamental no combate ao racismo, para a desc...
O trabalho docente na formação inicial de professores da UEG: uma perspectiva crítica sobre as tecnologias
O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa: Educação, Escola e Tecnologias, Eixo Temático: Formação de Professores/as, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Teve como objeto de estudo o trabalho docente na formação inicial de professores mediado pelas tecnologias na Universidade Estadual de Goiás, Campus Central (CET e CSEH). A pesquisa foi direcionada pela seguinte p...
Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores em escolas da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás
Esta pesquisa tem por título Práticas Docentes e Ensino Religioso: uma análise da relação entre o modelo de Ensino Religioso não confessional e as práticas de professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis, Goiás. A problematização da pesquisa consiste em saber: como se caracterizam as práticas docentes do Ensino Religioso em 3 (três) escolas municipais de Anápolis/GO, considerando o modelo não confessional? O objetivo geral busca desvelar como acontece o Ensino Religioso não conf...
A Praça Cívica de Goiânia: Espaço de Poder, de Cultura e Manifestações Políticas (1933- 2019)
Este trabalho foi realizado com a finalidade de analisar como o poder se manifesta em um determinado espaço da cidade, considerando os meios e as ações que foram utilizadas para representá-lo. O espaço selecionado para o estudo do locus de poder foi a Praça Cívica de Goiânia e, sobre ela, buscou-se saber como se constitui em um espaço de poder e subversão política, considerando-se que essa praça ocupa um lugar representativo singular na história política, social e cultural da cidade. Em ...
Praxiologias docentes na perspectiva intercultural crítica e os desafios de uma educação linguística decolonial
Este estudo teve como propósito central propor uma reflexão crítica a partir da problematização de vivências e praxiologias de professoras de língua inglesa da Educação Básica da rede pública do estado de Goiás, quanto às possibilidades e aos desafios de se promover uma educação linguística numa perspectiva intercultural crítica (CANDAU, 2020; DAMÁZIO, 2008; KUBOTA, 2004; MOREIRA, FURLAN, 2022; OLIVEIRA, SABOTA, 2020; RODRIGUES, SILVESTRE, 2020; WALSH, 2009, 2012, 2023) e decolonial (BOR...
A Commodity Frontier nos Cerrados: O complexo da soja nas Regiões de Planejamento de Goiás (1974-2019)
A constituição do complexo de soja de Goiás é um processo histórico desencadeado a partir do movimento global de “comoditização” da Glycine (L) Merr no início da década de 1970. Com base nesta premissa, esta pesquisa buscou identificar e sistematizar algumas condicionantes históricas da expansão da fronteira da soja em Goiás, assim como seus respectivos impactos na configuração das Regiões de Planejamento de Goiás em relação ao complexo soja instalado. Nossa pesquisa sugere que a commod...
Do corpo político à política do corpo: teatro,memória e ideologia na obra do ator e teatrólogo Ademir Faleiros entre as décadas de 1980 e 1990
O presente estudo constitui uma extensão do trabalho de conclusão de curso apresentado no final do ano letivo de 2020 na Universidade Estadual de Goiás, sob o título "Ademir Faleiros na Cena Teatral de Anápolis: Uma Análise das Peças “Favela Brasil” e “Por Detrás de Toda Porta"'. Nesse sentido, esta dissertação tem como objeto de estudo parte da vida e obra do dramaturgo. Assim, pretende-se, por meio da relação intrínseca entre história e literatura, compreender o cenário teatral em Anáp...
Meio ambiente e cooperativismo: vivências e experiências de catadores de materiais recicláveis de uma cooperativa de Goiânia-GO
O ser humano tem ocasionado impactos significativos no meio ambiente, principalmente em função do sistema capitalista de produção, cujo pano de fundo são as atividades relacionadas à subsistência e à ideia de melhoria da qualidade de vida. Mesmo sustentando a necessidade de desenvolvimento econômico, é crucial cultivar uma consciência social e ambiental baseada no equilíbrio e na sustentabilidade. Como colaboradores desse processo de sustentabilidade, emergem, socialmente, os catadores de...
Políticas públicas educacionais e a escolarização do estudante surdo em um contexto de uma Escola Municipal de Anápolis-GO
Este trabalho está vinculado à Linha de pesquisa 1 - Educação, Escola e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás – UEG. As políticas públicas educacionais inclusivas asseguram a escolarização bilíngue de estudantes surdos com a organização de escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. O problema explorado nesta pesquisa é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibil...
As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG , Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório
O presente trabalho, intitulado As percepções dos estudantes do curso de pedagogia da UEG, Anápolis sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás — (PPG/ IELT/ UEG) — na linha de pesquisa ‘Educação, Escola e Tecnologia’. A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GPEFORP). O objetivo geral desta investig...
Na encruzilhada do capitalismo dependente: migrações forçadas e o fluxo de venezuelanos no brasil
A questão venezuelana é um fator próximo da realidade brasileira, tanto a partir dos aspectos geográficos, dada a proximidade territorial entre Brasil e Venezuela, quanto a partir de aspectos históricos e econômicos, em que ambos os países são componentes importantes do capitalismo global. Com a recente crise venezuelana, um numeroso contingente de imigrantes atravessou as fronteiras do Brasil a partir de 2018, cenário em que as proximidades entre os países vizinhos se tornaram mais evid...
Na encruzilhada do capitalismo dependente: migrações forçadas e o fluxo de venezuelanos no brasil
A questão venezuelana é um fator próximo da realidade brasileira, tanto a partir dos aspectos geográficos, dada a proximidade territorial entre Brasil e Venezuela, quanto a partir de aspectos históricos e econômicos, em que ambos os países são componentes importantes do capitalismo global. Com a recente crise venezuelana, um numeroso contingente de imigrantes atravessou as fronteiras do Brasil a partir de 2018, cenário em que as proximidades entre os países vizinhos se tornaram mais evidentes...
Mudanças na dinâmica turística do centro histórico de Pirenópolis (Goiás) - dos antigos meios de hospedagem ao contemporâneo cenário jurídico e imobiliário-hoteleiro
A presente análise busca compreender os rearranjos e as alterações advindas da dinâmica de um lugar turístico a partir da instalação de um vanguardista Complexo Turístico Imobiliário na cidade de Pirenópolis, Goiás. A cidade histórica foi fundada durante o ciclo da extração do ouro e se destacou por ser um entroncamento de estradas, o que a fez se tornar um entreposto comercial. Desta forma, a relevância desta pesquisa advém, principalmente, da importância de se analisar as conjunturas ...
Diversidade, cidadania e direitos: o design educacional de uma disciplina em EaD na Universidade Estadual de Goiás
Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias, do Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias. Sua tessitura é realizada a partir da discussão do design educacional para a educação a distância (EaD), em meio ao debate de direitos humanos, ao problematizar os aspectos técnico-pedagógicos e tecnológicos que influenciam na sua construção. Tal debate tem como base teórica estudiosos, como Candau (2012), Santos (2009) e Silva (...
Um percurso de memória urbana e cultural: uma análise da Rua Cel. Aquiles de Pina em Anápolis-GO (1900-2023)
Percorre-se a Rua Cel. Aquiles de Pina, setor central de Anápolis/GO, através de um trajeto contemplado por reminiscências históricas. A paisagem da rua é marcante pois abriga uma ambiência repleta de memórias e edifícios que refletem cronologicamente a história de Anápolis. Esse lugar torna-se exemplo de resiliência em meio a falta de pertencimento por parte da população. As transformações desmedidas feitas pelos próprios anapolinos são ações recorrentes, principalmente no setor central...
Ginásio Auxilium de Anápolis/GO (1943-1961): a formação da ‘fina flor’ da sociedade
Esta dissertação possui como tema a formação feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis/GO, no período de 1943 a 1961, em que se buscou compreender a cultura escolar presente na instituição católica, a partir dos depoimentos de suas egressas. A escola foi criada pelas Irmãs Salesianas para atender, exclusivamente, o público feminino. A questão central da pesquisa, foi: Como era a formação ginasial feminina no Ginásio Auxilium de Anápolis (1943-1961)? Diante disso, buscou-se analisar a form...
Rio Meia Ponte em Goiás: um olhar sobre a sua história e seu valor ambiental(1933 A 2021)
O Rio Meia Ponte é considerado um corpo d´água essencial para a vida no território de Goiânia, mas os eventos históricos relacionados ao crescimento populacional desordenado e crescimento industrial na região, tiveram como consequências a instalação de diversos processos de degradação ambiental ao rio Meia Ponte. Nesse sentido, a pesquisa foi realizada com o objetivo de demonstrar o valor histórico, cultural, ambiental e econômico do Rio Meia Ponte. Para isso, primeiramente foi feito um ...
Educação linguística com foco na afetividade : práticas pedagógicas críticas no Programa Idiomas sem Fronteiras
Diante dos movimentos globais para internacionalização das universidades, surgem questionamentos sobre os processos que envolvem a educação linguística. Neste estudo, procuro entender como é formada a subjetividade dos sujeitos e sua importância na educação linguística crítica. Discuto as relações sociais e políticas que interferem na educação linguística, enquanto busco compreender a influência da afetividade nesse processo. Esta pesquisa foi realizada no Programa Idiomas sem Fronteiras ...
O Processo de aquisição da língua brasileira de sinais por filhos surdos de pais ouvintes : os desafios e as possibilidades nos contextos familiar e escolar
Esta dissertação apresenta um estudo sobre o processo de aquisição da linguagem por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O estudo desenvolveu uma análise das práticas de interação linguística nos contextos familiar e escolar, em que, por meio de observações, aplicação de questionários e entrevistas, foi possível identificar os avanços e desafios referentes ao desenvolvimento de alunos/as surdos/as. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar os resultados de um estudo sobre a ...
Letramento e inclusão escolar – uma pesquisa colaborativa com professoras de uma escola pública
O estudo desenvolvido teve como enfoque a discussão sobre letramento (KLEIMAN, 1995, 2008; SOARES, 2001, 2009, 2011, 2018; STREET, 2014, entre outros/as) e inclusão escolar (DENARI, 2006; MANTOAN, 2003, 2009, 2012, 2019; SANTOS; REIS; 2016; SKLIAR, 2006, entre outros/as) com professoras do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola pública, localizada em Aparecida de Goiânia, por meio de uma experiência colaborativa de formação continuada docente (IBIAPINA, 2008, 2012; IMBERNÓN, 2009; W...
- 174 EDUCACAO
- 50 HISTORIA
- 41 SOCIOLOGIA
- 29 GEOGRAFIA
- 19 GEOGRAFIA URBANA
- 16 ECONOMIA
- 13 ANTROPOLOGIA
- . ver mais >
- 336 UEG
- 336 Dissertação
- 336 Acesso Aberto