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http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1886| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Em questão o sentido da docência |
| Título(s) alternativo(s): | The question is the meaning of teaching |
| Autor: | Campos, Gabriella Eduarda Costa ![]() |
| Primeiro orientador: | Barcelo, Simone de Magalhães Vieira |
| Primeiro membro da banca: | Barcelos, Simone de Magalhães Vieira |
| Segundo membro da banca: | Viana, Cláudio Pires |
| Terceiro membro da banca: | Fernandes, Marcos Aurélio |
| Quarto membro da banca: | Coêlho, Ildeu Moreira |
| Resumo: | Inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas, de cunho teórico, a pesquisa, Em questão o conceito de docência, se realizou por meio do exercício da reflexão filosófica a partir de seleção bibliográfica pertinente ao tema investigado. O estudo, com o intuito de pensar a docência na atualidade, traz à memória a gênese da Universidade bem como o movimento de desvio e afastamento de suas gênese, sentido e fins. Considerando seleção de autores e obras como por exemplo, Chauí (1986, 2001, 2003), Coêlho (1986, 2011, 2012, 2016), Cunha (2000), Franco (1998), Ullmann e Bohnen (1994) Verger (1999), Adorno e Horkheimer (1985), Horkheimer (2015), Fernandes (2010, 2014, 2016, 2024), Nunes (1978 e 2006) dentre outros, buscou-se pensar o conceito de docência, sobretudo, a partir da obra de Ildeu Moreira Coêlho, autor que por mais de meio século tem se dedicado ao estudo das questões constitutivas da formação humana e da docência. A reflexão derivada da pesquisa foi explicitada em três (3) capítulos: no capítulo 1, A gênese da universidade: o conceito de docência; no capítulo 2, Reflexões sobre a modernidade: a docência no contexto da instrumentalidade (ou da razão instrumental); no capítulo 3: O sentido da docência: questões sobre a formação humana e as Considerações Finais. A partir do estudo realizado é possível inferir que, na sociedade capitalista, a Universidade e a docência, enredadas pela razão instrumental, pela busca do atendimento das necessidades do mercado e por outras razões, distanciaram-se de sua gênese e sentido. Reconhecer tal distanciamento é fundamental, mas não suficiente quando o que se considera como urgente e imprescindível é uma ruptura com o instituído no campo da educação e da formação, é preciso um esforço no sentido de pensar e realizar a docência orientada naquilo que a constitui e a faz ser. |
| Abstract: | Inserted in the research line Culture, School, and Formation of the Graduate Program in Education at the State University of Goiás (PPGE-UEG/Inhumas), the theoretical research titled In Question: the Concept of Teaching was carried out through the exercise of philosophical reflection based on a bibliographic selection relevant to the theme investigated. The study, aiming to reflect on teaching in the present day, brings to memory the genesis of the University as well as the movement of deviation and distancing from its origin, meaning, and purposes. Considering the selection of authors and works such as Chauí (1986, 2001, 2003), Coêlho (1986, 2011, 2012, 2016), Cunha (2000), Franco (1998), Ullmann and Bohnen (1994), Verger (1999), Adorno and Horkheimer (1985), Horkheimer (2015), Fernandes (2010, 2014, 2016, 2024), Nunes (1978 and 2006), among others, the aim was to think about the concept of teaching, especially from the work of Ildeu Moreira Coêlho, an author who has devoted more than half a century to studying the constitutive issues of human formation and teaching. The reflection resulting from the research was explained in three (3) chapters: Chapter 1 – The Genesis of the University: the Concept of Teaching; Chapter 2 – Reflections on Modernity: Teaching in the Context of Instrumentality (or Instrumental Reason); Chapter 3 – The Meaning of Teaching: Questions on Human Formation, followed by the Final Considerations. Based on the study conducted, it is possible to infer that, in capitalist society, the University and teaching, entangled by instrumental reason, by the pursuit of market demands, and by other factors, have distanced themselves from their origin and meaning. Recognizing such distancing is fundamental, but not sufficient when what is considered urgent and essential is a rupture with what is instituted in the field of education and formation. It is necessary to strive to think and carry out teaching oriented by what constitutes it and makes it truly what it is. |
| Palavras-chave: | Univerisidade Formação humana Professor University Teacher Human formation |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual de Goiás |
| Sigla da instituição: | UEG |
| Departamento: | UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação |
| Programa: | UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação |
| Citação: | CAMPOS, Gabriella Eduarda Costa. Em questão o sentido da docência. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1886 |
| Data de defesa: | 3-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Mestrado em Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| [Dissertação] Gabriella Eduarda Costa Campos.pdf | Dissertação de Mestrado em Educação | 2,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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