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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação linguística crítica de língua inglesa no Ensino Fundamental II : uma análise das plataformas externas da rede de educação pública de Goiás
Título(s) alternativo(s): Critical english language education in lower Secondary Schools : an analysis of external learning platforms in Goiás’ public education network
Autor: Fukuchima, Harumi Vitoria 
Primeiro orientador: Lopes, Cristiane Rosa
Primeiro membro da banca: Lopes, Cristiane Rosa
Segundo membro da banca: Avelar, Michely Gomes
Terceiro membro da banca: Brossi, Giuliana Castro
Resumo: Inserida na linha de pesquisa Estudos da Língua e Interculturalidade, esta investigação tem como tema a análise das plataformas externas ofertadas pela rede pública estadual de Goiás para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, em diálogo com as perspectivas de uma Educação Linguística Crítica. A partir da minha vivência como professora da rede pública estadual de Goiás, percebi uma contradição entre o discurso presente nos documentos oficiais, que defendem uma formação voltada à diversidade, cidadania e multiletramentos, e a prática pedagógica ofertada pelas plataformas digitais. Acredito que essa pesquisa se justifica como forma de dar visibilidade às tensões que enfrentamos no cotidiano escolar, especialmente diante das demandas impostas a nós, professores/as. Meu objetivo principal foi investigar em que sentido essas plataformas de uso obrigatório em nossas escolas promovem ou limitam o desenvolvimento de práticas de Educação Linguística Crítica, que provoquem nos alunos/as um questionamento sobre o papel da língua e as relações de poder em um contexto educacional marcado por desigualdades e imposições institucionais. Para isso, adotei uma abordagem qualitativa de cunho autoetnográfico, utilizando como fontes os documentos oficiais, as propostas das plataformas, registros das minhas aulas, observações e experiências acumuladas ao longo do meu exercício enquanto docente. A análise foi guiada por referenciais teóricos da Educação Linguística Crítica, dialogando com autores/as como Paulo Freire (1987), Kanavillil Rajagopalan (2003), Alastair Pennycook (2001), Daniel Mello Ferraz (2018), entre outros. Os resultados desses estudos apontaram que, apesar do discurso de inovação representado pela introdução das plataformas, seus conteúdos abordam práticas tradicionais e conteudistas, com foco na memorização e em um ensino voltado para o mercado de trabalho desvinculado da realidade sociocultural dos/as alunos/as. Percebi que a ausência de espaço para a escuta ativa, a imposição de tarefas automatizadas e a falta de autonomia docente fragilizam as possibilidades de uma prática pedagógica crítica e significativa. Ao mesmo tempo, identifiquei que a dimensão intercultural, um dos eixos orientadores para o ensino de língua inglesa, bastante enfatizada nos documentos que regem a educação em nosso estado, não é perceptível nas atividades propostas no Portal NetEscola e Plataforma Go English. A relevância desta pesquisa está no esforço de compreender, a partir da minha experiência, análise, pesquisa e estudos, os impactos da plataformização do ensino sobre a prática pedagógica a partir das premissas de uma educação linguística voltada para a criticidade. Entendo que a principal contribuição deste estudo está em provocar reflexões sobre os limites e possibilidades das plataformas para o ensino da língua inglesa para o fortalecimento de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos. Concluo que a plataformização utilizada de forma aleatória e guiada por uma lógica neoliberal de desempenho, tende a esvaziar de sentido o ensino de línguas. Apesar disso, acredito no potencial das plataformas e defendo que podem ser ressignificadas, desde que inseridas em uma proposta pedagógica crítica e atenta às singularidades presentes no contexto escolar.
Abstract: Inserida na linha de pesquisa Estudos da Língua e Interculturalidade, esta investigação tem como tema a análise das plataformas externas ofertadas pela rede pública estadual de Goiás para o ensino de língua inglesa no Ensino Fundamental II, em diálogo com as perspectivas de uma Educação Linguística Crítica. A partir da minha vivência como professora da rede pública estadual de Goiás, percebi uma contradição entre o discurso presente nos documentos oficiais, que defendem uma formação voltada à diversidade, cidadania e multiletramentos, e a prática pedagógica ofertada pelas plataformas digitais. Acredito que essa pesquisa se justifica como forma de dar visibilidade às tensões que enfrentamos no cotidiano escolar, especialmente diante das demandas impostas a nós, professores/as. Meu objetivo principal foi investigar em que sentido essas plataformas de uso obrigatório em nossas escolas promovem ou limitam o desenvolvimento de práticas de Educação Linguística Crítica, que provoquem nos alunos/as um questionamento sobre o papel da língua e as relações de poder em um contexto educacional marcado por desigualdades e imposições institucionais. Para isso, adotei uma abordagem qualitativa de cunho autoetnográfico, utilizando como fontes os documentos oficiais, as propostas das plataformas, registros das minhas aulas, observações e experiências acumuladas ao longo do meu exercício enquanto docente. A análise foi guiada por referenciais teóricos da Educação Linguística Crítica, dialogando com autores/as como Paulo Freire (1987), Kanavillil Rajagopalan (2003), Alastair Pennycook (2001), Daniel Mello Ferraz (2018), entre outros. Os resultados desses estudos apontaram que, apesar do discurso de inovação representado pela introdução das plataformas, seus conteúdos abordam práticas tradicionais e conteudistas, com foco na memorização e em um ensino voltado para o mercado de trabalho desvinculado da realidade sociocultural dos/as alunos/as. Percebi que a ausência de espaço para a escuta ativa, a imposição de tarefas automatizadas e a falta de autonomia docente fragilizam as possibilidades de uma prática pedagógica crítica e significativa. Ao mesmo tempo, identifiquei que a dimensão intercultural, um dos eixos orientadores para o ensino de língua inglesa, bastante enfatizada nos documentos que regem a educação em nosso estado, não é perceptível nas atividades propostas no Portal NetEscola e Plataforma Go English. A relevância desta pesquisa está no esforço de compreender, a partir da minha experiência, análise, pesquisa e estudos, os impactos da plataformização do ensino sobre a prática pedagógica a partir das premissas de uma educação linguística voltada para a criticidade. Entendo que a principal contribuição deste estudo está em provocar reflexões sobre os limites e possibilidades das plataformas para o ensino da língua inglesa para o fortalecimento de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos. Concluo que a plataformização utilizada de forma aleatória e guiada por uma lógica neoliberal de desempenho, tende a esvaziar de sentido o ensino de línguas. Apesar disso, acredito no potencial das plataformas e defendo que podem ser ressignificadas, desde que inseridas em uma proposta pedagógica crítica e atenta às singularidades presentes no contexto escolar.
Palavras-chave: Língua inglesa
Educação linguística crítica
BNCC
DC-GO
Plataforma Go English
Portal NetEscola
English language
Critical language education
Go English platform
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Programa: Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Citação: FUKUCHIMA , Harumi. Educação linguística crítica de língua inglesa no Ensino Fundamental II: uma análise das plataformas externas da rede de educação pública de Goiás. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1881
Data de defesa: 9-Set-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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