Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Franciare Gonçalves dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814757627599870por
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763por
dc.contributor.referee1Silva, Eduardo Batista da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763por
dc.contributor.referee2Pereira, Marília Silva Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253650419657216por
dc.contributor.referee3Pinto, Paula Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7221576079447966por
dc.date.accessioned2025-05-14T13:53:51Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationREIS, Franciare. Promovendo diálogo intercultural por meio de temas de contos literários: contribuições da inteligência artificial para a compreensão cultural na educação. 2025. 228 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1719-
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a apresentar um guia digital de leitura de temas de 100 contos literários, destinado a professores dos últimos anos do Ensino Fundamental. Busca-se estimular a prática da leitura por parte dos alunos, bem como de atividades de promoção de diálogos interculturais adequados ao seu desenvolvimento cognitivo. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa está pautada na Linguística Aplicada e na Lexicologia (Antunes, 2002, 2012; Biderman, 1998, 2001); na Linguística de Corpus (Sardinha, 2004, 2012, 2023; Mahlberg, 2012; O’Keeffe e McCarthy, 2022); na Lexicultura (Hall, 1997; Eagleton, 2005; Kramsch ,2014) e na Interculturalidade (Deardorff, 2015; Kovalek, 2013). Para subsidiar este trabalho, utilizou-se a tecnologia ChatGPT, da OpenAI, na busca e no processamento de contos baseados em ideias de respeito, rejeição, identidade, cooperação, vingança, morte, preconceito, amor, traição, bondade, sofrimento e cidadania. Os resultados indicaram que 99% dos contos tiveram o sofrimento como o tema mais presente na trama ficcional, seguido por identidade (92%) e amor (65%). O tema “cooperação” foi o menos encontrado no processamento (5%). Com base nesses dados, é possível não só identificar tendências e relações entre os elementos linguísticos, mas também apresentar sugestões ao professor sobre o uso do guia digital para levar os alunos a refletir sobre valores culturais, tradições e sua própria realidade. Assim, ao apresentar opções de leitura mais próximas das realidades dos alunos, o professor pode tornar o ensino mais dinâmico e reflexivo, para que se desenvolva um processo de interações e trocas eficazes, favorecendo a compreensão intercultural na educação.por
dc.description.abstractThis study aims to present a digital reading guide based on the thematic analysis of 100 literary short stories, designed for teachers of the final years of Elementary School. The goal is to support reading practices among students and promote intercultural dialogue aligned with their cognitive development. The theoretical and methodological framework draws from Applied Linguistics and Lexicology (Antunes, 2002, 2012; Biderman, 1998, 2001); Corpus Linguistics (Sardinha, 2004, 2012, 2023; Mahlberg, 2012; O’Keeffe & McCarthy, 2022); Lexiculture (Hall, 1997; Eagleton, 2005; Kramsch, 2014); and Interculturality (Deardorff, 2015; Kovalek, 2013). To support the project, OpenAI's ChatGPT technology was employed in the search and processing of stories centered on themes such as respect, rejection, identity, cooperation, revenge, death, prejudice, love, betrayal, kindness, suffering, and citizenship. Results indicated that 99% of the stories had suffering as the most prominent theme, followed by identity (92%) and love (65%). Cooperation was the least represented theme (5%). Based on these findings, it is possible not only to identify thematic trends and linguistic patterns but also to offer practical suggestions for teachers on how to use the guide to engage students in reflections on cultural values, traditions, and their own lived experiences. By selecting readings that resonate with students’ realities, teachers can foster a more dynamic and reflective learning environment, encouraging meaningful exchanges, promoting intercultural understanding in education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-05-14T13:53:40Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-05-14T13:53:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-14T13:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiálogos interculturaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectContos literáriospor
dc.subjectLinguística de corpuspor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectIntercultural dialogueseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLiterary storieseng
dc.subjectCorpus linguisticseng
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titlePromovendo diálogo intercultural por meio de temas de contos literários : contribuições da inteligência artificial para a compreensão cultural na educaçãopor
dc.title.alternativePromoting intercultural dialogue through themes from literary short stories : contribution of artificial intelligence to cultural understanding in educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdfDissertação3,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.