Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Franciare Gonçalves dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3814757627599870 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Eduardo Batista da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3593397842632763 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Eduardo Batista da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3593397842632763 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Marília Silva Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2253650419657216 | por |
dc.contributor.referee3 | Pinto, Paula Tavares | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7221576079447966 | por |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T13:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-26 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Franciare. Promovendo diálogo intercultural por meio de temas de contos literários: contribuições da inteligência artificial para a compreensão cultural na educação. 2025. 228 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1719 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se propõe a apresentar um guia digital de leitura de temas de 100 contos literários, destinado a professores dos últimos anos do Ensino Fundamental. Busca-se estimular a prática da leitura por parte dos alunos, bem como de atividades de promoção de diálogos interculturais adequados ao seu desenvolvimento cognitivo. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa está pautada na Linguística Aplicada e na Lexicologia (Antunes, 2002, 2012; Biderman, 1998, 2001); na Linguística de Corpus (Sardinha, 2004, 2012, 2023; Mahlberg, 2012; O’Keeffe e McCarthy, 2022); na Lexicultura (Hall, 1997; Eagleton, 2005; Kramsch ,2014) e na Interculturalidade (Deardorff, 2015; Kovalek, 2013). Para subsidiar este trabalho, utilizou-se a tecnologia ChatGPT, da OpenAI, na busca e no processamento de contos baseados em ideias de respeito, rejeição, identidade, cooperação, vingança, morte, preconceito, amor, traição, bondade, sofrimento e cidadania. Os resultados indicaram que 99% dos contos tiveram o sofrimento como o tema mais presente na trama ficcional, seguido por identidade (92%) e amor (65%). O tema “cooperação” foi o menos encontrado no processamento (5%). Com base nesses dados, é possível não só identificar tendências e relações entre os elementos linguísticos, mas também apresentar sugestões ao professor sobre o uso do guia digital para levar os alunos a refletir sobre valores culturais, tradições e sua própria realidade. Assim, ao apresentar opções de leitura mais próximas das realidades dos alunos, o professor pode tornar o ensino mais dinâmico e reflexivo, para que se desenvolva um processo de interações e trocas eficazes, favorecendo a compreensão intercultural na educação. | por |
dc.description.abstract | This study aims to present a digital reading guide based on the thematic analysis of 100 literary short stories, designed for teachers of the final years of Elementary School. The goal is to support reading practices among students and promote intercultural dialogue aligned with their cognitive development. The theoretical and methodological framework draws from Applied Linguistics and Lexicology (Antunes, 2002, 2012; Biderman, 1998, 2001); Corpus Linguistics (Sardinha, 2004, 2012, 2023; Mahlberg, 2012; O’Keeffe & McCarthy, 2022); Lexiculture (Hall, 1997; Eagleton, 2005; Kramsch, 2014); and Interculturality (Deardorff, 2015; Kovalek, 2013). To support the project, OpenAI's ChatGPT technology was employed in the search and processing of stories centered on themes such as respect, rejection, identity, cooperation, revenge, death, prejudice, love, betrayal, kindness, suffering, and citizenship. Results indicated that 99% of the stories had suffering as the most prominent theme, followed by identity (92%) and love (65%). Cooperation was the least represented theme (5%). Based on these findings, it is possible not only to identify thematic trends and linguistic patterns but also to offer practical suggestions for teachers on how to use the guide to engage students in reflections on cultural values, traditions, and their own lived experiences. By selecting readings that resonate with students’ realities, teachers can foster a more dynamic and reflective learning environment, encouraging meaningful exchanges, promoting intercultural understanding in education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-05-14T13:53:40Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2025-05-14T13:53:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-14T13:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf: 3240006 bytes, checksum: 940ea2cb377fbe248bfbfc02698edd84 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2025-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Goiás | por |
dc.publisher.department | UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEG | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Diálogos interculturais | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Contos literários | por |
dc.subject | Linguística de corpus | por |
dc.subject | Inteligência artificial | por |
dc.subject | Intercultural dialogues | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Literary stories | eng |
dc.subject | Corpus linguistics | eng |
dc.subject | Artificial intelligence | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | Promovendo diálogo intercultural por meio de temas de contos literários : contribuições da inteligência artificial para a compreensão cultural na educação | por |
dc.title.alternative | Promoting intercultural dialogue through themes from literary short stories : contribution of artificial intelligence to cultural understanding in education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_FRANCIARE_GONCALVES_DOS_REIS.pdf | Dissertação | 3,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.