Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio
Autor: Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do 
Primeiro orientador: Porto, Marcelo Duarte
Primeiro coorientador: Messeder Neto, Hélio da Silva
Primeiro membro da banca: Porto , Marcelo Duarte
Segundo membro da banca: Soares, Márlon Herbet Flora Barbosa
Terceiro membro da banca: Carvalho, Plauto Simão de
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade investigar a utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química como mobilizadores da atenção voluntária de alunos com diagnósticos de TDAH no Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral João XXIII, Ceres Go. A presente pesquisa faz uma reflexão crítica sobre o diagnóstico de TDAH como sendo de origem genética capaz de provocar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muitos especialistas observam nesse diagnóstico como um processo de medicalização para o fracasso escolar. A teoria histórico-cultural de Vigotski apresenta que os problemas de atenção e aprendizagem ocorrem em consequência dos problemas sociais, políticos e educacionais. Tem como objetivos específicos identificar as concepções dos professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o diagnóstico de TDAH, bem como verificar com os alunos diagnosticados com TDAH suas concepções sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática. Também propõe um jogo didático para o ensino de Química na mobilização da atenção dos alunos para o conhecimento científico. A partir daí, verificou-se com os alunos as contribuições do jogo didático na mobilização da atenção voluntária. O jogo no ensino de Química é uma possibilidade mediadora na mobilização da atenção voluntária que ainda não foi desenvolvida. O lúdico pode desenvolver no educando com diagnóstico de TDAH e nos outros alunos o conhecimento científico de forma prazerosa, interativa e cultural no processo de ensino e aprendizagem. A amostra da pesquisa é constituída de professores e alunos do Centro de Ensino em Período Integral da cidade de Ceres Goiás, através de entrevista semiestruturada. Os objetivos da pesquisa foram alcançados através da metodologia de pesquisa qualitativa. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades lúdicas, como o jogo didático, mobilizam a atenção de todos os alunos para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos, de forma divertida e prazerosa e que favorece o desenvolvimento intelectual, a interação social e a linguagem. Essa pesquisa contribuiu para reflexão na utilização dos jogos didáticos como mediadora na mobilização da atenção do aluno com diagnóstico de TDAH fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotski.
Abstract: The purpose of this essay is to investigate the use of Didactic Games on Chemistry Classes, mobilizing voluntarily the attention of students diagnosed with ADHD of the Center for Comprehensive Education John XXIII High School in Ceres Go. The current research makes a critical reflection about the diagnosis of ADHD as being from a genetic origin and capable of causing symptoms like inattention, hyperactivity and impulsivity. Many experts had noted in this diagnosis a medicalization process for school failure.Vygotsky´s historical-cultural theory shows that attention and learning problems occur as a result of social, political and educational problems. The theory has as specific targets identify the conceptions of the teachers of Natural Sciences and Mathematics on the diagnosis of ADHD, as well as to verify with the students diagnosed with ADHD their understanding about the teaching and learning of Natural Sciences and Mathematics. It also proposes a didactic game on Chemistry teaching to get students attention to scientific knowledge. Thenceforth, it was possible to verify the voluntary mobilization of student‟s attention on didactic game. The game on Chemistry teaching is a mediating possibility for voluntary attention mobilization that has not been developed yet. The ludic can develop in the students diagnoses with ADHD and also in the other students the scientific knowledge in a pleasant, interactive and cultural way in the process of teaching and learning. The research sample consists of full time teachers and students of the Center of Education in Ceres, Goiás, though a semistructured interview. The objectives of the research were achieved through qualitative research methodology. For data analysis it was used the Lawrence Bardin content analysis. Based on data collected, it was possible to see that playful activities, such as the didactic games, could mobilize the attention of all students on the scientific knowledge of teaching and learning. Based on the data collected, it can be seen that playful activities, like didactic game, mobilize the student‟s attention to the teaching and learning of scientific knowledge in a fun and enjoyable way. It favors the intellectual development, the social interaction and language. This research contributed to the reflection of the use of didactic games as a mediator in the mobilization of the attention in students diagnosed with ADHD based on the historical-cultural theory of Vygotsky.
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática
Teoria histórico-cultural de Vigotski
TDAH
Jogos didáticos no ensino de Química
Teaching Science and Mathematics
Historical-cultural theory of Vygotsky
ADHD
Didactic games in teaching Chemistry
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: NASCIMENTO, Edinalva Fernandes Alves do. Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio. 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
Data de defesa: 11-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.