Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1493
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Pequena África do Rio de Janeiro e as possibilidades de educação patrimonial na Escola Fundação Darcy Vargas
Título(s) alternativo(s): Little Africa in Rio de Janeiro and the possibilities of heritage education at Fundação Darcy Vargas School
Autor: Silva, Thamires da Costa 
Primeiro orientador: Silva, Neemias Oliveira da
Primeiro membro da banca: Silva, Neemias Oliveira da
Segundo membro da banca: Fagundes, Maria Dailza da Conceição
Terceiro membro da banca: Tolentino, Átila Bezerra
Resumo: A proposta desta pesquisa é trabalhar as possibilidades de educação patrimonial, com foco na herança africana na Pequena África do Rio de Janeiro, valendo-se da perspectiva decolonial e utilizando como público participativo os professores da Escola Fundação Darcy Vargas (FDV). A escolha do patrimônio negro, como objeto de estudo se deu como forma de subverter um ciclo de apagamento e invisibilidade do patrimônio de origem afrobrasileira. O objetivo central deste estudo é compreender em que medida a Escola FDV contribui para a preservação do patrimônio local, desenvolvendo o espírito crítico e formação cidadã dos alunos na região da Pequena África. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental e iconográfica sobre a Escola Fundação Darcy Vargas, análise bibliográfica sobre memória, patrimônio e educação patrimonial, além de uma oficina de educação patrimonial e questionários. Através dos resultados foi possível conhecer melhor a Pequena África e enteder os desafios enfrentados pela escola escolhida na implementação de atividades voltadas para a percepção e vivência do patrimônio negro. O produto final consiste em uma história em quadrinhos voltada para alunos de ensino fundamental e médio, bem como um manual de uso para os professores implementarem o material em sala de aula.
Abstract: The purpose of this research is to work on the possibilities of heritage education, focusing on the African heritage in Little Africa in Rio de Janeiro, using the decolonial perspective and using the teachers of the Fundação Darcy Vargas School (FDV) as a participatory audience. The choice of black heritage as an object of study took place as a way of subverting a cycle of erasure and invisibility of heritage of Afro-Brazilian origin. The main objective of this study is to understand to what extent the FDV School contributes to the preservation of local heritage, developing the critical spirit and citizen education of students in the Little Africa region. Darcy Vargas, bibliographic analysis on memory, heritage and heritage education, as well as workshop and questionnaires. Through the results it was possible to get to know Little Africa better and understand the challenges faced by the chosen school in the implementation of activities aimed at the perception and experience of black heritage. The final product consists of a comic book aimed at elementary and high school students, as well as a small user manual for teachers to implement the material in the classroom.
Palavras-chave: Identidade
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Pequena África
Escola
Identity
Memory
Patrimony
Heritage education
Little Africa
School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: SILVA, Thamires da Costa. A Pequena África do Rio de Janeiro e as possibilidades de educação patrimonial na Escola Fundação Darcy Vargas. 2023. 170 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1493
Data de defesa: 20-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_TECNICO_THAMIRES_DA_COSTA_SILVA.pdfRelatório Técnico43,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO_THAMIRES_DA_COSTA_SILVA.pdfProduto65,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.