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Tipo do documento: Dissertação
Título: Noite estrelada no Palácio de Tábuas : vivências e partilhas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Museu do Catetinho
Título(s) alternativo(s): Starry night in the Wooden Palace : experiences and sharing with students of Youth and Adult Education (EJA) at the Catetinho Museum
Autor: Pedrosa, Artani Grangeiro da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Neemias Oliveira da
Primeiro membro da banca: Silva, Neemias Oliveira da
Segundo membro da banca: Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Terceiro membro da banca: Fagundes, Maria Dailza da Conceição
Resumo: O objetivo desta pesquisa é fomentar vivências com o público escolar da Educação de Jovens e Adultos em museus, com a meta de transformar o patrimônio cultural em um recurso para a promoção da cidadania. Nesse processo, reconhecemos os alunos como indivíduos que possuem conhecimentos e vivências significativas, reforçando assim sua identidade como cidadãos ativos. A pesquisa envolve uma análise documental sobre a patrimonialização e musealização do Catetinho, objeto de estudo, e utiliza a metodologia da pesquisa-ação, estruturada em encontros individuais e coletivos no ambiente escolar com professores e alunos da EJA de uma escola pública do Distrito Federal, culminando em uma vivência noturna no Museu do Catetinho. Os resultados revelam que a equipe escolar enfrenta desafios na implementação de programas de educação patrimonial e enfatizam a importância de abordar o patrimônio cultural local, especialmente as manifestações culturais da comunidade. A amostra consiste em 57,9% de participantes do sexo feminino e uma predominância de 73,7% de adultos de meia-idade. A maioria dos estudantes trabalha em áreas de serviços e comércio, e parcela significativa nunca havia visitado um museu. A visita noturna incluiu atividades como interpretação em Libras, mediação na exposição, música ao vivo, atividades artísticas e uma experiência com realidade virtual, que foram avaliadas de forma positiva. Isso evidencia a necessidade de material educativo sobre patrimônio cultural para a EJA e a importância da formação dos professores para dar continuidade às ações. A pesquisa resultou em um livro-catálogo da exposição de longa duração do museu, adaptado para ser compreensível e significativo para o público da EJA. Destaca-se a necessidade de avanços nas políticas públicas para combater a invisibilidade dos alunos da EJA e promover a acessibilidade cultural desse público em espaços culturais e na preservação do patrimônio da comunidade.
Abstract: The aim of this research is to foster experiences in museums with young people in adult education, with the goal of transforming cultural heritage into a resource for promoting citizenship. In this process, we recognize students as individuals who have significant knowledge and experiences, thus reinforcing their identity as active citizens. The research involves a documentary analysis of the patrimonialization and musealization of Catetinho, the object of study, and uses the methodology of action research, structured around individual and collective meetings in the school environment with teachers and EJA students from a public school in the Federal District, culminating in an evening experience at the Catetinho Museum. The results reveal that school staff face challenges in implementing heritage education programs and emphasize the importance of addressing local cultural heritage, especially the cultural manifestations of the community. The sample consisted of 57.9% female participants and a predominance of 73.7% middle-aged adults.Most of the students work in services and commerce, and a significant proportion had never visited a museum. The evening visit included activities such as interpretation in Libras, mediation in the exhibition, live music, artistic activities and a virtual reality experience, all of which were positively evaluated. This highlights the need for educational material on cultural heritage for the EJA and the importance of training teachers to continue the actions. The research resulted in a book-catalog of the museum's long-term exhibition, adapted to be understandable and meaningful for the EJA audience. It highlights the need for advances in public policies to combat the invisibility of EJA students and promote cultural accessibility for this audience in cultural spaces and in the preservation of the community's heritage.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Educação de Jovens e Adultos
Educação patrimonial
Cultural heritage
Youth and Adult Education
Heritage education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: PEDROSA, Artani Grangeiro da Silva. Noite estrelada no Palácio de Tábuas: vivências e partilhas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Museu do Catetinho. 2023. 210 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1482
Data de defesa: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

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