???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/148
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de matemática na perspectiva da formação de valores democráticos
Título(s) alternativo(s): Teaching math in the perspective of democratic value formation
Autor: Machado, Ana Cláudia Veríssimo 
Primeiro orientador: Porto, Marcelo Duarte
Primeiro membro da banca: Porto, Marcelo Duarte
Segundo membro da banca: Marcionílio, Suzana Maria Loures de Oliveira
Terceiro membro da banca: Ferreira, João Roberto Resende
Quarto membro da banca: Medeiros, Wilton de Araujo
Resumo: Esta pesquisa busca analisar como o aprendizado de matemática pode contribuir para a formação crítica/reflexiva e democrática dos alunos da educação básica da rede pública de ensino. Buscamos uma classificação de metodologias do ensino de matemática que são indicadas para a formação crítica/reflexiva e democrática desses alunos. Pesquisamos na literatura os principais meios de se trabalhar a formação crítica/reflexiva juntamente com o aprendizado de matemática. Com o conhecimento adquirido foi possível a elaboração de uma sequência didática que envolve a matemática financeira, na expectativa de promover um ensino de matemática crítico/reflexivo para os alunos e o entendimento do sistema de mercado. O público alvo da aplicação da sequência elaborada foi o oitavo ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Santa Terezinha, na cidade de Petrolina de Goiás. O produto almejado foi uma sequência didática que abordasse a formação de valores essenciais para se viver como plenos cidadãos. A natureza desta pesquisa é qualitativa, a pesquisadora em seu campo de pesquisa assume um papel de observador participante.Os dados foram colhidos por meio de entrevistas com professores e alunos, e por meio de observações na vivência cotidiana desta escola. Com o desenvolvimento deste trabalho, notamos que a valorização da matemática por parte dos alunos se mostra de forma prática e imediata, buscando unicamente sua aplicação momentânea. Sua reflexão que busca a autonomia de pensamento, quando colocada ao centro, no geral, se mostram com dificuldade de vê-la, talvez devido à massificação do aprendizado, com o excesso de fórmulas. Ao pensar no porquê e para quê, para estes alunos se torna vazio, pois foi visto que é o condicionado à resposta certa, se faz com frequência em seu dia a dia, não ao pensamento do cotidiano.
Abstract: This research aims to analyze how the learning of mathematics can contribute to the critical / reflexive and democratic formation of the public elementary school students. We seek to classify methodologies of mathematics teaching are indicated for the critical / reflexive and democratic formation of the students of the public basic education system. The main means of working in critical / reflexive formation together with math learning is investigated in literature. With the acquired knowledge, it will be possible to elaborate a didactic sequence that involves financial mathematics, hoping to promote a critical / reflexive mathematics teaching for the students and the understanding of the market system. The target audience for the application of the sequence will be the eighth grade series, at the Santa Terezinha State College, in the city of Petrolina of Goiás. The end product sought at the end of this is a didactic sequence that addresses the formation of values essential to live as full citizens. The nature of this research is qualitative, the researcher as her research field assuming a participant observer role. The data were collected through interviews with teachers and students, and through observations in the daily life of this school. With the development of this work, we note that the appreciation of mathematics by students is practical and immediate, seeking only its momentary application. His reflection that seeks autonomy of thought, when placed at the center, is generally difficult to see, perhaps due to the massification of learning, with the excess of formulas. Thinking about why and why, for these students becomes empty, because it was seen that it is conditioned to the right answer, is often done in their daily lives, not the daily thinking.
Palavras-chave: Cidadania/Democracia
Capitalismo
Formação de valores
Citizenship / Democracy
Capitalism
Formation of values
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Citação: MACHADO, Ana Cláudia Veríssimo. O ensino de matemática na perspectiva da formação de valores democráticos. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/148
Data de defesa: 16-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Cláudia Veríssimo.pdf3,04 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.