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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida
Título(s) alternativo(s): High school students in Inhumas: contexts, perceptions and life projects
Autor: Chagas Filho, João Roque das 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdirene Alves de
Primeiro membro da banca: Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi
Segundo membro da banca: Faria, Camila Grassi Mendes de
Resumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, inserido na linha de pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais. Neste texto dissertativo analisamos o avanço das políticas neoliberais sobre a educação brasileira e como essas políticas impactam diretamente na vida dos estudantes visando trazê-los, juntamente com suas percepções, para o centro do debate. Dessa forma, objeto de estudo deste trabalho são os estudantes do Ensino Médio em Inhumas e a relação entre os contextos em que estão imersos e suas perspectivas futuras, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida. O enfoque foi a investigação do perfil desses estudantes e suas relações no espaço social, sendo que a problemática de estudo foi norteada pela seguinte questão: Quais são as perspectivas futuras dos estudantes do Ensino Médio em Inhumas, orientadas pela concepção neoliberal de projeto de vida? O objetivo geral foi analisar as perspectivas de futuro dos estudantes de Ensino Médio da cidade de Inhumas, orientadas pela relação com os elementos do componente curricular Projeto de Vida. Em primeiro momento sistematizamos o conhecimento acumulado, etapa caracterizada como pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, aplicamos questionários aos estudantes. Para auxiliar no trabalho de análise deste objeto recorremos ao referencial teórico ancorado em questões que o filósofo, etnólogo e sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) utilizou em suas pesquisas. Essas contribuições teóricas, para além de conceituais, também trazem contribuições metodológicas construídas ao longo das décadas, sendo que três aspectos centrais foram considerados: o conhecimento praxiológico, a construção do habitus e a disposição dos diferentes capitais na disputa por posições no campo de poder. A pesquisa está estruturada em três capítulos, cada um dedicado a um aspecto específico do tema em análise. No primeiro capítulo abordamos a racionalidade neoliberal e seu impacto nas estruturas estatais. No segundo capítulo analisamos o espaço social onde a pesquisa de campo foi realizada, relacionando-o com contexto político e educacional contemporâneo. No terceiro capítulo está a análise dos dados obtidos por meio da pesquisa de campo. Nas considerações finais buscamos fornecer uma análise e reflexão crítica sobre as questões fundamentais abordadas neste trabalho. Nota-se que as perspectivas de futuro dos estudantes estão profundamente entrelaçadas com o contexto em que estão imersos. Essa interligação é, em primeiro lugar, pensando no campo educacional, moldada pela natureza neoliberal da formação escolar, que, entre outros elementos, utiliza um componente curricular para esse propósito – o Projeto de Vida – e, ao mesmo tempo, em um plano mais amplo, está vinculada aos diferentes tipos de capital disponíveis para esses estudantes.
Abstract: This study is linked to the Graduate Program in Education (PPGE) at the State University of Goiás (UEG), Inhumas University Unit, inserted in the research line Work, State, and Educational Policies. In this dissertation, we analyze the advancement of neoliberal policies on Brazilian education and how these policies directly impact students' lives, aiming to bring them and their perceptions into the center of the debate. Thus, the object of study of this work is high school students in Inhumas and the relationship between the contexts in which they are immersed and their future perspectives, guided by the neoliberal conception of life project. The focus was on investigating the profile of these students and their relationships in the social space, with the research problem guided by the following question: What are the future perspectives of high school students in Inhumas, guided by the neoliberal conception of life project? The general objective was to analyze the future perspectives of high school students in the city of Inhumas, guided by the relationship with the elements of the curricular component Life Project. Initially, we systematized the accumulated knowledge, characterized as bibliographic and documentary research. Then, we applied questionnaires to the students. To assist in the analysis of this object, we relied on a theoretical framework anchored in questions that the philosopher, ethnologist, and sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) used in his research. These theoretical contributions, beyond conceptual, also bring methodological contributions built over decades, with three central aspects considered: praxiological knowledge, habitus construction, and the disposition of different capitals in the dispute for positions in the power field. The research is structured into three chapters, each dedicated to a specific aspect of the theme under analysis. In the first chapter, we address neoliberal rationality and its impact on state structures. In the second chapter, we analyze the social space where the field research was conducted, relating it to the contemporary political and educational context. The third chapter presents the analysis of the data obtained through field research. In the final considerations, we seek to provide an analysis and critical reflection on the fundamental issues addressed in this work. It is noted that students' future perspectives are deeply intertwined with the context in which they are immersed. This interconnection is, first and foremost, in the educational field, shaped by the neoliberal nature of school education, which, among other elements, uses a curricular component for this purpose - the Life Project - and at the same time, on a broader level, is linked to the different types of capital available to these students.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Ensino médio
Inhumas
Projeto de vida
Estudante
Neoliberalism
High school
Life project
Student
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Educação
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação
Citação: CHAGAS FILHO, João Roque das. Os estudantes de ensino médio de Inhumas: contextos, percepções e projetos de vida. 2024. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1479
Data de defesa: 14-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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