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dc.creatorValadão, Guilherme Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246999677460735por
dc.contributor.advisor1Luterman, Luana Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5424036056231106por
dc.contributor.referee1Luterman, Luana Alves-
dc.contributor.referee2Milanez, Nilton-
dc.contributor.referee3Borges, Guilherme Figueira-
dc.date.accessioned2024-01-25T17:12:37Z-
dc.date.issued2023-04-12-
dc.identifier.citationVALADÃO, Guilherme. Decifração dos Corpos na Campanha Publicitária da AMSTEL: funcionamento da visibilidade da comunidade LGBTQIAP+ como produto de consumo. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1383-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe, à luz dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a analisar a campanha publicitária I Am What I Am, da AMSTEL, marca de cerveja parte do Grupo Heineken, produzida pelo HKN LAB, em parceria com a agência de publicidade Wunderman Thompson Brasil, veiculada em TV aberta no primeiro semestre de 2021, que mobiliza corpos LGBTQIAP+ em um meio ao qual esses corpos não são comumente associados: o meio cervejeiro. Pretende-se decifrar a importância da visibilidade de corpos LGBTQIAP+ na campanha publicitária I Am What I Am da marca de cerveja AMSTEL, a fim de entender como esses corpos infames são apresentados e metonimicamente representam a marca ética e esteticamente num contexto neoliberal, elucidar como uma marca específica de cerveja – aqui a AMSTEL – representa toda uma comunidade, nesse caso a comunidade LGBTQIAP+, refletir sobre os efeitos e possível representatividade dessa campanha publicitária para seu público alvo e compreender como funcionam os corpos escolhidos para serem representados nessa campanha em relação aos anseios de venda da marca. Além disso, busca-se compreender se uma marca, como a AMSTEL, promove a comunidade LGBTQIAP+ com o objetivo de representar minorias ou de engajar o público injuntivamente ao consumo por meio desse efeito democrático. Para tanto, a pesquisa se insere na metodologia de pesquisa da Análise do Discurso de linha francesa, se ancorando em conceitos sobre sujeito, discurso, sexualidade e História para Foucault (1978; 1995; 1999; 2001; 2004; 2006; 2008; 2010; 2010b; 2011; 2013; 2018; 2019; 2020; 2020b); decifração, corpo e intericonicidade para Courtine (2011; 2013); ainda intericonicidade e audiovisualidades para Milanez (2006; 2013; 2019); gênero e sexualidade para Butler (2018; 2019) e Preciado (2011); o movimento LGBTQIAP+ para Quinalha (2018; 2022) e Trevisan (2018) e a sociedade de consumo para García Canclini (1995; 1997; 2003) e Bauman (2007; 2010). Intenta-se, a partir dessa análise, entender como funciona a presença dos corpos LGBTQIAP+ em um material publicitário, tanto para a marca, quanto para o público que ela busca representar; como essa marca representa esse público e os feitos da opção pela busca desse público específico. Como resultados dessa pesquisa podemos afirmar que tanto os corpos que desfilam na campanha de AMSTEL representam metonimicamente a marca, quanto a marca representa esses corpos em um contexto neoliberal. Ainda, é possível afirmar que, ao ser colocada em evidência, a comunidade LGBTQIAP+ serve como objeto de consumo no sentido de promover a diversidade cultural, algo que parece ser um discurso favorável aos direitos humanos, a uma fluidez identitária, o que promove uma espécie de “venda casada” entre o produto, a cerveja AMSTEL, e a ideologia da marca: a liberdade, a possibilidade de poder ser quem se quer ser.por
dc.description.abstractThis research proposes, in the light of the theoretical assumptions of French Discourse Analysis, to analyze the advertising campaign I Am What I Am, by AMSTEL, a beer brand part of the Heineken Group, produced by HKN LAB, in partnership with the agency advertising campaign Wunderman Thompson Brasil, aired on open TV in the first half of 2021, which mobilizes LGBTQIAP+ bodies in an environment which these bodies are not commonly associated: the beer environment. It is intended to decipher the importance of the visibility of LGBTQIAP+ bodies in the advertising campaign I Am What I Am of the beer brand AMSTEL, in order to understand how these infamous bodies are presented and metonymically represent the brand ethically and aesthetically in a neoliberal context, to elucidate how a specific beer brand – here AMSTEL – represents an entire community, in this case the LGBTQIAP+ community, reflect on the effects and possible representation of this advertising campaign for its target audience and understand how the bodies chosen to be represented in this campaign work in relation to the brand selling wishes. In addition, we look for understanding whether a brand, such as AMSTEL, promotes the LGBTQIAP+ community in order to represent minorities or to engage the public injunctively to consumption through this democratic effect. Therefore, the research is part of the French Discourse Analysis research methodology, anchoring itself on concepts about subject, discourse, sexuality and History for Foucault (1978; 1995; 1999; 2001; 2004; 2006; 2008; 2010; 2010b; 2011; 2013; 2018; 2019; 2020; 2020b); deciphering, body and intericonicity for Courtine (2011; 2013); still intericonicity and audiovisualities for Milanez (2006; 2013; 2019); gender and sexuality for Butler (2018; 2019) and Preciado (2011); the LGBTQIAP+ movement for Quinalha (2018; 2022) and Trevisan (2018) and the consumer society for García Canclini (1995; 1997; 2003) and Bauman (2007; 2010). Based on this analysis, an attempt is made to understand how the presence of LGBTQIAP+ bodies work in advertising material, both for the brand and for the public it seeks to represent; how this brand represents this public and the achievements of the option to search for this specific public. As a result of this research, we can say that both the bodies that parade in the AMSTEL campaign metonymically represent the brand, and the brand represents these bodies in a neoliberal context. Still, it is possible to state that, when highlighted, the LGBTQIAP+ community serves as an object of consumption in the sense of promoting cultural diversity, something that seems to be a discourse favorable to human rights, to an identity fluidity, which promotes a kind of a “couple sale” between the product, AMSTEL beer, and the brand's ideology: freedom, the possibility of being who you want to be.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2024-01-25T17:12:26Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_GUILHERME_RODRIGUES_VALADAO.pdf: 3416908 bytes, checksum: bb91854b3bf1e9a8104a9fb048813425 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDecifraçãopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectLGBTQIAP+por
dc.subjectAMSTELpor
dc.subjectDecipheringeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectPublicityeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleDecifração dos Corpos na Campanha Publicitária da AMSTEL : funcionamento da visibilidade da comunidade LGBTQIAP+ como produto de consumopor
dc.title.alternativeDeciphering the bodies in the advertising campaign of AMSTEL : how the visibility of the LGBTQIAP+ community works as a consumer producteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

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