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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conteúdos para a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais
Título(s) alternativo(s): Contents for the dissemination of the cultural heritage of Goiânia in digital media
Autor: Antunes, Maysa Moreira 
Primeiro orientador: Medeiros, Wilton de Araujo
Primeiro membro da banca: Medeiros, Wilton de Araujo
Segundo membro da banca: Resende, Sandra Catharinne Pantaleão
Terceiro membro da banca: Unes, Wolney Alfredo Arruda
Resumo: Este estudo, pertencente a linha de pesquisa “Cultura, Preservação e Identidades”, tem o intuito de apresentar uma pesquisa sobre os bens culturais do município de Goiânia e como este patrimônio tem sido difundido por meio das mídias digitais. Em seguida, apresentar um produto no qual coloque em prática, na comunidade, os dados coletados da pesquisa, de modo que possa contribuir para a divulgação do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. Para o alcance desses objetivos, utilizou-se abordagem quantitativa e qualitativa, e o caminho metodológico baseou-se em dados coletados por pesquisa bibliográfica, documental, trabalho de campo e coleta de dados de opinião pública, utilizando como instrumento o perfil do Instagram @patrimonioculturalgoiania. O produto resultante desta pesquisa é uma cartilha digital, que interage com outras plataformas digitais, intitulada “O Patrimônio Cultural Goianiense em foco”, colaborando com a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. O município de Goiânia, capital do estado de Goiás, começou a ser construído em 1933 e observou-se que, após os anos de 1970, houve uma preocupação com o seu passado. Por meio da pesquisa, foi apurado que, atualmente, fazem parte do patrimônio cultural goianiense um bem imaterial registrado e 62 bens materiais tombados de tipologias e usos variados: edificações que abrigam instituições culturais, educacionais e órgãos, cemitério e jazigo, árvore e áreas verdes, monumentos, mobiliários urbanos, praças, igrejas, hipódromo, mercado, painéis artísticos e o traçado viário urbano pioneiro. Constatou-se ainda que, mesmo diante do grande uso das mídias digitais para propagar informações, tanto esses bens culturais quanto os conceitos gerais sobre o tema patrimônio cultural, precisam ser mais bem difundidos para a população.
Abstract: This study, belonging to the research line “Culture, Preservation and Identities” aims to presente a research on the cultural assets of Goiânia, and how this heritage has been disseminated through digital media. Then, it intends to present a product which puts into practice, in the community, the data collected from the research, so that it can contribute to the diffusion of Goiânia’s cultural heritage in digital media. To achieve these goals, a quantitative and qualitative approach was used, and the methodological path was based on data collected by bibliographic and documentary research, fieldwork, and data collection of public opinion, using as an instrument the Instagram profile @patrimonioculturalgoiania. The resulting product of this research is a digital booklet, which interacts with other digital platforms, entitled “The Cultural Heritage of Goiânia in focus”, collaborating with the diffusion of Goiânia’s cultural heritage in digital media. The city of Goiânia, capital of the state of Goiás, began to be built in 1933, and it was observed that, after the 1970s, there was a concern about its past. Through the research, it was ascertained that, currently, one registered intangible asset and 62 listed material assets of various types and uses are part of the cultural heritage of Goiânia: buildings that house cultural, educational institutions and organs, cemetery and burial places, trees and green areas, monuments, urban furniture, squares, churches, hippodrome, market, artistic panels, and the pioneering urban road layout. It was also found that, even in the face of the great use of digital media to spread information, both these cultural assets and the general concepts about the cultural heritage theme need to be better disseminated to the population.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Patrimônio cultural goianiense
Bens culturais
Mídias digitais
Cultural heritage
Goiânia’s cultural heritage
Assets
Digital media
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: ANTUNES, M. M. Conteúdos para a difusão do patrimônio cultural goianiense nas mídias digitais. 2022. 173 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1334
Data de defesa: 12-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

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