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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão e deficiência intelectual no ensino superior : a contribuição do Google Earth Pro e do trabalho de campo em estudos ambientais do Cerrado
Título(s) alternativo(s): Inclusion and intellectual disability in higher education : the contribution of Google Earth Pro and fieldwork in environmental studies in the Cerrado
Autor: Jesus, Carolina Gomes de 
Primeiro orientador: Costa, Auristela Afonso da
Primeiro membro da banca: Costa, Auristela Afonso da
Segundo membro da banca: Alves, Jackeline Silva
Terceiro membro da banca: Souza, José Carlos de
Resumo: A deficiência intelectual (DI) caracteriza-se pela redução do desenvolvimento cognitivo, que normalmente fica abaixo do esperado para a idade cronológica de crianças, adolescentes e adultos. Cabe lembrar que a universidade tem seu papel social, por isso, além do desenvolvimento de habilidades, deve garantir também a formação cidadã, o que inclui o direito de alunos com deficiência ao conhecimento. A partir de tal premissa, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender a contribuição das imagens do Google Earth Pro associadas ao trabalho de campo, na aprendizagem de alunos com DI, nos estudos ambientais do Cerrado. O conteúdo estudado foram os impactos decorrentes do uso e da ocupação do solo urbano, e a área escolhida para realizar o estudo foi a bacia do córrego Chapéu de Padre, na área urbana da cidade de Goiás (GO). A definição da área foi motivada pelo fato de se localizar nas proximidades da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina e constituir espaço de vivência dos alunos. Os principais procedimentos realizados foram: a) revisão bibliográfica sobre: inclusão e ensino superior; deficiência intelectual; ensino, imagens de satélite e trabalho de campo; impactos ambientais e uso do solo urbano; b) pesquisa documental para entender a inclusão no ensino superior e a política de educação inclusiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG); c) entrevista semiestruturada, para levantar quais as noções que os graduandos participantes da pesquisa tinham a respeito de geotecnologias, com foco nas imagens de satélite, que são produtos de sensoriamento remoto; d) elaboração de representações espaciais, antes e depois da leitura e análise das imagens de satélite, para avaliar a contribuição da metodologia utilizada; e) oficinas e atividades realizadas a partir do Google Earth Pro para leitura e análise da paisagem e identificação dos impactos ambientais; f) trabalho de campo, para confrontar com o estudo imagético e acrescentar novas informações sobre a análise da paisagem e estudo dos impactos ambientais. Nesse contexto de fortalecimento da inclusão no ensino de Geografia, e o consequente atendimento às demandas desses alunos, as imagens do Google Earth Pro associadas ao trabalho de campo se apresentaram como procedimentos que contribuíram na sua aprendizagem, ao realizarem a leitura e análise da paisagem vinculada aos estudos sobre impactos ambientais no Cerrado.
Abstract: Intellectual disability (ID) is characterized by reduced cognitive development, which is usually below the expected for the chronological age of children, adolescents and adults. It is worth remembering that the university has its social role, therefore, in addition to the development of skills, it must also guarantee citizenship education, which includes the right of students with disabilities to knowledge. Based on this premise, this research was carried out with the objective of understanding the contribution of Google Earth Pro images associated with fieldwork, in the learning of students with ID, in environmental studies of the Cerrado. The content studied was the impacts resulting from the use and occupation of urban land, and the area chosen to carry out the study was the Chapéu de Padre stream basin, in the urban area of the city of Goiás (GO). The definition of the area was motivated by the fact that it is located near the State University of Goiás/Campus Cora Coralina and constitutes a space for students to experience. The main procedures performed were: a) literature review on: inclusion and higher education; intellectual disability; teaching, satellite imagery and fieldwork; environmental impacts and urban land use; b) documentary research to understand inclusion in higher education and the inclusive education policy of the State University of Goiás (UEG); c) semi-structured interview, to raise the notions that the undergraduates participating in the research had about geotechnologies, focusing on satellite images, which are products of remote sensing; d) elaboration of spatial representations, before and after the reading and analysis of satellite images, to evaluate the contribution of the methodology used; e) workshops and activities carried out using Google Earth Pro for reading and analyzing the landscape and identifying environmental impacts; f) field work, to compare with the imagery study and add new information on the analysis of the landscape and the study of environmental impacts. In this context of strengthening inclusion in the teaching of Geography, and the consequent meeting the demands of these students, the Google Earth Pro images associated with fieldwork were presented as procedures that contributed to their learning, when reading and analyzing the linked landscape studies on environmental impacts in the Cerrado.
Palavras-chave: Inclusão
Ensino de geografia
Uso e ocupação do solo urbano
Imagens de satélite
Trabalho de campo
Teaching Geography
Use and occupation of urban land
Satellite images
Fieldwork
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia
Programa: Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia
Citação: JESUS, Carolina Gomes de. Inclusão e deficiência intelectual no ensino superior: a contribuição do Google Earth Pro e do trabalho de campo em estudos ambientais do Cerrado. 2022. 195 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1305
Data de defesa: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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