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Tipo do documento: Dissertação
Título: Linguagens da criança na educação infantil blingue português/inglês: olhando pelo caleidoscópio
Título(s) alternativo(s): Children's languages in portuguese/english bilingual early education: looking through the kaleidoscope
Autor: Faria, Marielly Pereira da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Barbra do Rosário Sabotta
Primeiro membro da banca: Silva, Barbra do Rosário Sabota
Segundo membro da banca: Silvestre, Viviane Pires Viana
Terceiro membro da banca: Suanno, João Henrique
Quarto membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Quinto membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Resumo: Este estudo de natureza qualitativo-interpretativista, aprovado pelo Comitê de Ética, com o protocolo de aprovação 3.219.326, na Plataforma Brasil, tem por objetivo geral entender como a escola organiza seus projetos na turma Infantil 3 anos, para que os repertórios linguísticos das crianças (múltiplos e multisensoriais) sejam desenvolvidos em práticas translíngues. Em termos mais específicos, este trabalho busca identificar as múltiplas linguagens da criança consideradas no ambiente escolar estudado, na turma Infantil 3 anos e identificar quais as práticas sociais que a instituição promove para ampliar os repertórios linguísticos das crianças ao construir sentidos. Tais objetivos surgiram a partir das questões problematizadoras: “Que construções linguísticas e multissensoriais podem caracterizar as múltiplas linguagens da criança consideradas no ambiente escolar estudado, na turma Infantil 3 anos?” e “A organização político-pedagógica da referida instituição permite práticas sociais que ampliam os repertórios linguísticos ao construir sentidos?”. O material empírico do estudo foi gerado durante o ano de 2018, tendo como fontes de geração um questionário para os/as responsáveis pelas crianças participantes, transcrição parcial das aulas gravadas em vídeo, anotações no diário de campo, análise de documentos da instituição (PPP e fichas de Anamnese e Requerimento de Matrícula), entrevista com o Diretor da Instituição e com os/a professores/a de área (Psicomotricidade, Capoeira e Musicalização). O contexto em que este estudo se desenvolveu foi uma escola de Educação Infantil Bilíngue português/inglês da rede privada da cidade de Goiânia. Ao investigar as práticas linguísticas dessas crianças sob as lentes da Complexidade, Decolonialidade e Translinguagem, pretendo ampliar o que se sabe sobre esse fenômeno no ambiente escolar, mais especificamente nesse contexto e contribuir para a construção de saberes que facilitem a ação nessa fase importante da educação básica, que não é tão discutida no mundo acadêmico dentro da área das Linguagens. Enfatizo a relevância social do estudo, no sentido de iniciar a discussão de práticas complexas, decoloniais e translíngues, em um contexto até então bastante colonizado, rígido e dicotomizado. O meu olhar lançado sobre o material empírico aponta que a instituição estudada oferece uma educação linguística que oportuniza práticas sociais que ampliam os repertórios linguísticos das crianças, que são múltiplos e multisensoriais. Desse modo, as problematizações do tema sugerido contribuíram para a percepção de que a educação linguística para crianças de três anos de idade, deve ir além da dicotomia linguagem oral e escrita, pois a criança translingua além dos dois códigos hegemônicos (português/ inglês), e se utiliza de maneiras múltiplas para performar suas identidades e construir seus sentidos.
Abstract: This qualitative-interpretative study, approved by the Ethics Committee, within the approval protocol number 3.219.326, in Plataforma Brasil, has the general objective of understanding how the school organizes its projects in the 3 year old Children class, so that children's linguistic repertoires (multiple and multisensory) are developed in translational practices. In more specific terms, this work seeks to identify the multiple languages of the child considered in the school environment studied, in the Children 3 years class and to identify which social practices the institution promotes to expand the linguistic repertoires of children when building meanings. Such objectives emerged from the problematizing questions: "What linguistic and multisensory constructions can characterize the multiple languages of the child considered in the school environment studied, in the Children 3 years class?" and "Does the political-pedagogical organization of the institution allow social practices that expand linguistic repertoires by building meanings?". The empirical material of the study was generated during 2018, using as sources of generation a questionnaire for the parents of the participating children, partial transcription of the classes recorded on video, notes in the field diary, analysis of the institution's documents (PPP and Anamnesis and Registration Application forms), interview with the Director of the Institution and with the area teachers (Psychomotricity, Capoeira and Musicalization). The context in which this study was developed was a Portuguese/English bilingual child education school in the private network of the city of Goiânia. When investigating the linguistic practices of these children through the lens of Complexity, Decoloniality and Translanguaging, I intend to expand what is known about this phenomenon in the school environment, more specifically in this context and contribute to the construction of knowledge that facilitates action in this important phase of education basic, which is not so widely discussed in the academic world within the area of Languages.I emphasize the social relevance of the study, in the sense of initiating the discussion of complex, decolonial and translilingual practices, in a context hitherto quite colonized, rigid and dichotomized. My look at the empirical material points out that the studied institution offers linguistic education that provides social practices that expand children's linguistic repertoires, which are multiple and multisensory. In this way, the problematizations of the suggested theme contributed to the perception that linguistic education for three-year-old children should go beyond the oral and written language dichotomy, as the child translanguages beyond the two hegemonic codes (Portuguese/English), and it is used in multiple ways to perform its identities and build its senses
Palavras-chave: Educação Infantil - Educação Bilíngue
Educação Infantil - Práticas translíngues
Child education - Translanguaging Bilingual
Child education - Education practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: SILVA, M.P. Linguagens da criança na educação infantil blingue português/inglês: olhando pelo caleidoscópio. 2020. 159f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1291
Data de defesa: 19-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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