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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diversidade, cidadania e direitos : práticas docentes e formação de professores/as em relação a uma disciplina de núcleo comum da Universidade Estadual de Goiás, nos Cursos Superiores de Tecnologia
Título(s) alternativo(s): Human rights, diversity and citizen ship: human rights, diversity and citizenship: professors’ concepts in relation to a common core course at State University of Goiás, within Higher Education courses of Technology
Autor: Corrêa, Clayton de Almeida 
Primeiro orientador: Castro, Raimundo Mota Márcio de
Primeiro membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Terceiro membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT) e está circunscrita na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Tecnologias. O objeto de pesquisa é a Disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos ministrada na Universidade Estadual de Goiás tornando-se uma disciplina obrigatória, desde o ano de 2015, em todos os cursos superiores ofertado pela instituição e por isso recebendo a classificação de disciplina de Núcleo Comum da matriz curricular da Universidade. O problema que se busca responder emerge da seguinte indagação: Quais sentidos (na formação e nas práticas docentes) são atribuídos por professores/as da disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos, ofertadas nos cursos Superiores de Tecnologia, da Universidade Estadual de Goiás? Como objetivo geral tem-se: compreender e desvelar os sentidos atribuídos por docentes da disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos, integrante do currículo comum dos Cursos Superiores de Tecnologia da UEG. Assim, parte-se da construção teórico-conceitual e da relação entre educação e as temáticas Diversidade, Cidadania e Direitos, bem como sua inserção no processo pedagógico como necessidade de pertencimento ao núcleo comum de disciplinas da UEG; seguidamente apresenta-se um perfil dos docentes que a ministram e participaram da pesquisa e por fim, busca-se entender como a disciplina tem sido organizada, interpretada e vivenciada na prática docente, bem como as percepções dos professores que a ministram considerando suas especificidades e imprescindibilidades, que devem considerar o preparo teórico-pedagógico adequado desses docentes. Sobre o percurso metodológico aproximou-se do método fenomenológico, utilizando-se da abordagem qualitativa, da pesquisa exploratória e de acordo com procedimentos recorreu-se a pesquisa bibliográfica e empírica. A coleta de dados deu-se mediante entrevista narrativa com dois gestores que trabalharam em conjunto com a equipe de formuladores da disciplina, a fim de compreender a finalidade da disciplina nos cursos de tecnologia, e por meio de questionários aplicados a docentes que ministraram a disciplina para os Cursos Superiores de Tecnologia no período de 2015-2018. Desse modo, parte-se do estudo dos termos essenciais da disciplina e suas correlações com a educação enquanto prática social. Evidenciou-se que a proposta da disciplina apresenta-se como relevante para a formação dos indivíduos por ser um espaço de construção teórica-conceitual que traz para o debate questões fundamentais nos dias atuais e que a disciplina foi pensada a partir de uma política nacional de combate as ações de discriminação e da conquista e consciência dos direitos fundamentais do cidadão. A pesquisa aponta que a formação dos professores para docência da disciplina deve ser pensada pelas instâncias superiores da Universidade a fim de promover os resultados que se espera da mesma; que os professores encontram dificuldade no que se refere ao foco a ser dado na disciplina dada sua amplitude e a ausência de critérios claros que possibilitem evidenciar sua importância na formação do sujeito.
Abstract: This study is a research result developed along with the Post-graduate Program in Education, Language, and Technology at State University of Goiás –UEG (PPG-IELT), and it is specifically limited to Education, Society and technology. The object of research involves the subject Human Rights, Diversity and Citizenship, given at State University of Goiás-UEG, becoming an obligatory course, since 2015, ranging all higher education offered by the institution, therefore receiving the classification of a common core course within the curriculum mapping of the University. The answer sought emerges within the following indignation: What are the senses (qualification and training) attributed for the professors within the Human Rights, Diversity and Citizenship course, offered by a higher education of technology at State University of Goiás? As a general purpose, we aim to: understand and exhibit the senses attributed for the professor within the Human Rights, Diversity and Citizenship course, who are part of the common curriculum of higher education of Technology at State University of GoiásUEG. Thus, it is part of building a theoretical and conceptual framework and the relation between education and Rights, Diversity and Citizenship course, as well as its inclusion within the pedagogical process as a strong need of being part of the common core courses at UEG; right after, it is presented the profiles of all teaching professors who participated in this research. And for last, we focused on the understanding of how this subject was organized, interpreted and given by the professor, as well as the perceptions of the professors who were in charge of teaching, considering their specificity and indispensability, in which must consider the correct pedagogical and theoretical training of these professors. The qualitative research method along with the phenomenological approach was used in order to perform this study, aiming the use of the exploratory research as well, according to the technical, bibliographic and empirical procedures. A database was made possible after a narrative interview with two college managers who were working along with the staff of the college course counselors, in order to comprehend the main objective of the chosen course within technology, and through a survey applied to the professors who were teaching this course in Higher Education of Technology from 2015 to 2018.Thus, we could notice that it comes from the study of the essential terms within the course and its correlations with education as a social practice. We were able to emphasize that the proposal of the course reveals to be relevant for the qualification of individuals for being the ideal space in building a theoretical and conceptual framework, in which raise fundamental question debates nowadays, and that the chosen course was derived from a national politics within the fight against discrimination, as well as the achievement and consciousness of the fundamental rights of the citizen. This research shows that the qualification of the professors for teaching this course, must be thought by higher authorities of the University, in order to promote the best result possible; that the professors find difficulties in relation to the focus within the given course, due to its amplitude and the lack of clear criteria, in which can make it possible to resemble its importance within the qualification of an individual.
Palavras-chave: Educação e Cidadania
Educação e Diversidade
Educação e Direitos humanos
Education and Citizenship
Education and Diversity
Education and Human rights
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: CORRÊA, C.A. Diversidade, cidadania e direitos : práticas docentes e formação de professores/as em relação a uma disciplina de núcleo comum da Universidade Estadual de Goiás, nos Cursos Superiores de Tecnologia. 2020. 156f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1285
Data de defesa: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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