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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunidade Quilombola Água Limpa, em Faina-GO : as folias de Santos Reis e São João Batista como fortalecimento sociocultural e (re)existência
Autor: Neia, Luiz dos Santos 
Primeiro orientador: Souza, Edevaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Souza, Edevaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Talga, Jaqueline Vilas Boas
Terceiro membro da banca: Souza, Murilo Mendonça de Oliveira
Resumo: O período escravocrata acomodou os pretos escravizados no lugar central de reprodução do sistema colonial de exploração. Como reações à condição de escravos, iniciaram-se as revoltas e a formação das comunidades quilombolas, as quais se originaram, em sua maioria, de duas maneiras: da fuga de escravos individuais ou em grupos, e da compra de terras por negros alforriados. A pesquisa possui grande relevância ao examinar a organização da Comunidade Quilombola Água Limpa, no município de Faina-GO, enquanto grupo social, pela identidade cultural, tradição e costumes seculares dos quilombolas na manutenção e na preservação do modo de vida camponês, dos saberes e práticas sobre o Cerrado, dos rituais das Folias de São João Batista e Santos Reis preservados. O objetivo desta pesquisa foi compreender a identidade quilombola e as relações da religião e da religiosidade na manutenção do território, a partir da preservação das tradições das Folias de Santos Reis e de São João Batista, na Comunidade Quilombola Água Limpa, como estratégias de permanência no e do território. As informações e conteúdos coletados foram possíveis através dos levantamentos e leituras bibliográficas para compreender as relações e os conceitos de Comunidades Tradicionais, Comunidade Quilombola, Territorialização, Desterritorialização Reterritorialização e Manifestações Culturais Tradicionais. Nas visitas a campo, foram realizadas, entrevistas e observações, com intuito de entender a dinâmica das folias e da comunidade, documentação fotográfica, vídeos e áudios, e também foi utilizado mapa para localizar a área de estudo. Por conta das tensões impostas pelo agronegócio e a ausência de políticas públicas que lhes são de direito, entre as décadas de 1990 e 2010, houve intenso processo de desterritorialização de famílias da comunidade e reterritorialização em áreas urbanas dos municípios vizinhos, em sua maioria na cidade de Goiás. No entanto, foi estabelecida como estratégia de resistência e permanência no campo a fé nos santos, sobretudo São João Batista e nos Santos Reis, padroeiros da daquela comunidade, fator que faz com que os moradores continuem a organizar as folias todos os anos, tradição que se arrasta por gerações e possibilita a manutenção da fé entre os moradores da comunidade e dos que moram em municípios vizinhos.
Abstract: The slavery period accommodated the enslaved blacks in the central breeding place of the colonial system of exploitation. As reactions to the condition of slaves, revolts and the formation of quilombola communities began, which originated, mostly, in two ways: from the flight of individual slaves or in groups, and the purchase of land by free blacks. The research has great relevance when examining the organization of the Quilombola Água Limpa Community, in the municipality of Faina-GO, as a social group, for the cultural identity, tradition and secular customs of the quilombolas in the maintenance and preservation of the peasant way of life, of the knowledge and practices about the Cerrado, of the rituals of the Whoopees (when groups of costumed merry-makers dance through farm) of Saint John Baptist and The Three Wise Men preserved. The objective of this research was to understand the quilombola identity and the relations of religion and religiosity in the maintenance of the territory, from the preservation of the traditions of the Whoopees from The Three Wise Men and Saint John Baptist, in the Quilombola Água Limpa Community, as strategies of permanence in and of the territory. The information and contents collected were possible thanks to bibliographic surveys and readings to understand the relations and concepts of Traditional Communities, Quilombola Community, Territorialization, Deterritorialization, Reterritorialization and Traditional Cultural Manifestations. In the field visits, interviews and observations were conducted, in order to understand the dynamics of the Whoopees and the community, photographic documentation, videos and audios, and a map was also used to locate the study area. Due to the tensions imposed by agribusiness and the lack of public policies that are their right, between the 1990s and 2010, there was an intense process of desterritorialization of families of the community and reterritorialization in urban areas of neighboring municipalities, mostly in the city of Goiás. However, it was established as a strategy of resistance and permanence in the field to faith in the saints, especially Saint John Baptist and in the The Three Wise Men, patrons of that community, a factor that causes the residents to continue to organize the churches every year, tradition that drags on for generations and enables the maintenance of the faith among the residents of the community and those who live in neighboring municipalities.
Palavras-chave: Comunidade Quilombola Água Limpa
Desterritorialização
Reterritorialização
Folia de São João Batista
Folia de Santos Reis
Quilombola Community Água Limpa
Deterritorialization
Reterritorialization
Saint John Baptist Whoopees
The Three Wise Men Whoopees
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Geografia
Programa: Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Geografia
Citação: NEIA, Luiz dos Santos. Comunidade Quilombola Água Limpa, em Faina-GO: as folias de Santos Reis e São João Batista como fortalecimento sociocultural e (re)existência. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1275
Data de defesa: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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