Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Idelma Divina da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5127299266953392por
dc.contributor.advisor1Siqueira, Kênia Mara de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7858452230360917por
dc.contributor.referee1Siqueira, Kênia Mara de Freitas-
dc.contributor.referee2Assis, Eleone Ferraz de-
dc.contributor.referee3Silva, Cleber Cezar da-
dc.date.accessioned2023-08-23T23:47:18Z-
dc.date.available3999-12-31por
dc.date.issued2021-02-03-
dc.identifier.citationSILVA, Idelma Divina da. Diálogo sem o eu?: estudo da inversão pronominal na fala de duas crianças autistas. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1268-
dc.description.resumoEste trabalho insere-se nos estudos sobre aquisição de linguagem ao problematizar características linguísticas na fala de duas crianças autistas, mais especificamente a inversão do pronome “eu” por “ele” / “ela” ou pelo nome próprio. Tem como um dos objetivos primordiais analisar o estatuto do outro/Outro no processo de interação dialógica. O estudo faz interseção teórica entre a linguística, a psicanálise e a fonoaudiologia (clínica de linguagem). As reflexões encontram fundamentação principalmente nos trabalhos de Saussure (2006), ao discutir o lugar possível para o estudo dos pronomes entre os construtos sobre a língua e a fala; de Benveniste (1988, 1989), na busca por descortinar a função dos pronomes pessoais no processo de subjetivação em relação à língua/discurso; de Lacan (1985, 1992, 1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e), no que tange à formação psíquica do “eu” e ao estatuto de sujeito/língua/outro implicados na constituição subjetiva do falante; de Lemos (1981, 1982, 1986a, 1986b, 1994, 1995, 1998, 2000a, 2000b, 2001, 2002a, 2002b, 2003, 2004, 2006), para discutir as três posições subjetivas necessárias à captura da língua. A metodologia pauta-se no paradigma qualitativo e na teoria fundamentada em dados (GLASER; STRAUSS, 2006), e tem como premissa a “escuta” da singularidade circunscrita na constituição de diálogos interativos entre a terapeuta e as crianças. O autismo, neste estudo, é analisado com foco na constituição subjetiva dos sujeitos. A hipótese do estudo é a de que a inversão do pronome pessoal “eu” marca confusões, hesitações e ocultações singulares, que podem “fraturar” o funcionamento linguístico e, de igual modo, interferir na mudança de posições subjetivas ante a língua, culminando em alterações de referencialidade de pessoa/espaço/tempo. Os resultados mostraram que, na fala das duas crianças, há um distanciamento em relação à fala do outro (alienação ao outro/primeira posição subjetiva), com fixação no polo dominante da língua (segunda posição) e raras construções de fala própria (terceira posição). Entende-se que esta pesquisa contribui com as discussões em torno do fenômeno linguístico estudado, na medida em que a inversão do pronome pessoal “eu” possui origem híbrida e interdisciplinar.por
dc.description.abstractThis work is inserted in the studies on language acquisition by problematizing linguistic characteristics in the speech of two autistic children, more specifically the inversion of the pronoun "I" by "he" / "she" or by the proper name. One of the main objectives is to analyze the status of the other / Other in the process of dialogical interaction. The study makes a theoretical intersection between linguistics, psychoanalysis and speech therapy (language clinic). The reflections are based mainly on the works of Saussure (2006), when discussing the possible place for the study of pronouns between the constructs on language and speech; in Benveniste (1988, 1989), in the search to unveil the function of personal pronouns in the process of subjectification in relation to language / discourse; in Lacan (1985, 1992, 1998a, 1998b, 1998c, 1998d, 1998e), regarding the psychic formation of the “I” and the status of subject / language / other involved in the subjective constitution of the speaker; in Lemos (1981, 1982, 1986a, 1986b, 1994, 1995, 1998, 2000a, 2000b, 2001, 2002a, 2002b, 2003, 2004, 2006), to discuss the three subjective positions necessary to capture the language. The methodology is based on the qualitative paradigm and on the theory grounded in data (GLASER; STRAUSS, 2006), and has as premise the “listening” of the circumscribed singularity in the constitution of interactive dialogues between the therapist and the children. In this study, autism is analyzed with a focus on the subjective constitution of the subjects. The hypothesis of the study is that the inversion of the personal pronoun "I" marks confusions, hesitations and singular occultations, which can "fracture" the linguistic functioning and, likewise, interfere in the change of subjective positions before the language, culminating in changes in person / space / time referentiality. The results showed that, in the speech of the two children, there is a distance in relation to the speech of the other (alienation from the other / subjective first position), with fixation on the dominant pole of the language (second position) and rare constructions of self-speech (third position). It is understood that this research contributes to the discussions around the linguistic phenomenon studied, insofar as the inversion of the personal pronoun “I” has a hybrid and interdisciplinary origin.por
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2023-08-23T23:45:20Z No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_IDELMA_DIVINA_DA_SILVA.pdf.pdf: 1130571 bytes, checksum: c31d5b116a86ff5e5ef851bbd254ee85 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Dias (bib.goias@ueg.br) on 2023-08-23T23:47:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_IDELMA_DIVINA_DA_SILVA.pdf.pdf: 1130571 bytes, checksum: c31d5b116a86ff5e5ef851bbd254ee85 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-23T23:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTACAO_IDELMA_DIVINA_DA_SILVA.pdf.pdf: 1130571 bytes, checksum: c31d5b116a86ff5e5ef851bbd254ee85 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2021-02-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidadepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectInteração dialógicapor
dc.subjectPronomes pessoaispor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectLanguage acquisitioneng
dc.subjectDialogic interactioneng
dc.subjectPersonal pronounseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDiálogo sem o eu? : estudo da inversão pronominal na fala de duas crianças autistaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Língua, Literatura e Interculturalidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_IDELMA_DIVINA_DA_SILVA.pdf.pdfDissertação1,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.