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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental
Título(s) alternativo(s): Knowing to recognize: the experience of the Geraizeiros peoples as a pedagogical strategy in Environmental Education.
Autor: Porto, Gustavo de Azevedo 
Primeiro orientador: Bicalho, Poliene Soares dos Santos
Primeiro coorientador: Peixoto, Josana de Castro
Primeiro membro da banca: Bicalho, Poliene Soares dos Santos
Segundo membro da banca: Peixoto, Josana de Castro
Terceiro membro da banca: Mello, Marcelo de
Quarto membro da banca: Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Resumo: Esta dissertação tem como temas a Educação Ambiental Crítica e as narrativas de desenvolvimento no Cerrado. Mais especificamente, o estudo em tela discute em que medida os diferentes vieses de ocupação do Cerrado, representados pela ocupação tradicional dos povos geraizeiros e pelo avanço das atividades econômicas agroindustriais, influenciam na compreensão dos docentes sobre este bioma e sua condição de importante território socioambiental, cultural elugar de disputas entre as forças econômicas agroindustriais e os povos que ali vivem. Para tanto, o Cerrado foi apresentado como um Bioma-Território (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) aos professores da Escola Classe Ipê e do Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria, escolas da rede pública do Distrito Federal, por meio das obras “Saberes Ambientais do Cerrado”, de 2016, e “Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade”, de 2020, que são importantes referenciais pedagógicos sobre os saberes geraizeiros. Com isso, procurou-se entender e qual é a relevância pedagógica da apresentação das vivências geraizeiras aos docentes, tendo em vista a construção de práticas pedagógicas que estimulem a conservação, a valorização do Cerrado e da cultura dos povos geraizeiros, bem como o questionamento das narrativas da agricultura “pop” que divulgam supostos benefícios com a conversão do Cerrado em territórios da rede agroindustrial.
Abstract: This dissertation concerns critical environmental education and narratives of development in the Cerrado. More specifically, the study in question discusses to what extent the different trends of professions of the Cerrado, represented by the traditional occupation of geraizeiros and the advance of agro-industrial economic activities, influence teachers' understanding of this biome and its condition as an important socio-environmental and cultural territory and place of disputes between the agro-industrial economic forces and the people who live there. To this end, the Cerrado was presented as a Biome-Territory (CHAVEIRO; BARREIRA, 2010) to the teachers of the Escola Classe Ipê and Centro de Ensino Fundamental 403 of Santa Maria, public schools of the Distrito Federal, through the books "Saberes Ambientais do Cerrado" (2016) and "Saberes dos povos do cerrado e biodiversidade" (2020) which are important pedagogical references on the geraizeiros' knowledge. With this, we sought to understand the pedagogical relevance of the presentation of these works to teachers, with a view to the construction of pedagogical practices that encourage conservation, appreciation of the Cerrado and the culture of the geraizeiros, as well as questioning the narratives of "pop" agriculture that publicize supposed benefits with the conversion of the Cerrado into territories of agroindustrial production.
Palavras-chave: Educação ambiental - Cerrado
Geraizeiros - Narrativas - Cerrado
Cerrado
Environmental Education - Cerrado
Geraizeiros - Narratives - Cerrado
Cerrado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: PORTO, Gustavo de Azevedo. Conhecer para reconhecer: a vivência dos povos Geraizeiros como estratégia pedagógica em Educação Ambiental. 2023. 143f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1244
Data de defesa: 21-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

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