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dc.creatorSouza, Maria Helena Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223239273847864por
dc.contributor.advisor1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4037739389334742por
dc.contributor.referee1Santos, Mirley Luciene dos-
dc.contributor.referee2Mesquita, Nyuara Araújo da Silva-
dc.contributor.referee3Araújo, Cleide Sandra Tavares-
dc.date.accessioned2019-06-10T13:55:16Z-
dc.date.issued2018-06-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Helena Ferreira de. A experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas . 2018. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/120-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar a utilização de atividades experimentais com abordagem investigativa por professores de Química da rede estadual de ensino da cidade de Anápolis-GO. A pesquisa utilizou da abordagem qualitativa com 58 (cinquenta e oito) professores que ministram aulas de Química para o Ensino Médio. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: um questionário estruturado que objetivou traçar o perfil dos professores e levantar informações sobre a realização de atividades experimentais, recursos utilizados, dificuldades encontradas, e um grupo focal junto a uma subamostragem desses professores que buscou levantar o conhecimento sobre a experimentação com abordagem investigativa e a opinião sobre os pontos fortes e fragilidades dessa abordagem. Os dados obtidos contribuíram para a elaboração de um “Guia de Atividades Experimentais Investigativas para o Ensino de Química”. Obteve-se com a aplicação do questionário que a maioria dos recursos didáticos utilizados são os tradicionais, como apostilas e livros didáticos, com ampla utilização pelos educadores, a internet e a experimentação. Evidenciou-se que a utilização da experimentação já é uma realidade no cotidiano escolar, porém o modelo de experimentação adotado é o que segue a ‘receitas prontas’, nas quais os resultados são previsíveis e utilizados para comprovar uma teoria. Obteve-se ainda que são várias as dificuldades encontradas pelos educadores que enfatizaram a falta de material, de apoio pedagógico, a formação ineficiente e carência de laboratórios, sendo que, todos esses fatores ocasionam uma fragilidade para o uso da experimentação nas aulas de Química. Conclui-se que o Ensino de Química nas escolas da rede pública de Anápolis carece da diversificação de recursos e estratégias de ensino por diversos fatores, e que, embora a experimentação como um recurso didático seja utilizada sua finalidade tem sido a de demonstrar as teorias. A abordagem investigativa é pouco utilizada, sendo necessário difundi-la entre os professores como estratégia de ensino que já se consolida na literatura trazendo resultados melhores e mais significativos para a aprendizagem de Química.por
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the use of experimental activities with investigative approach by teachers of Chemistry of the state network of schools of the city of Anápolis - GO. The research used the qualitative approach with 58 (fifty-eight) teachers who teach classes of chemistry for Middle School. Two instruments were used for data collection: a structured questionnaire that aimed to trace the profile of teachers and gather information about the realization of experimental activities, resources used, difficulties encountered, and a focal group next to a subsampling these teachers who sought to raise awareness about the experimentation with investigative approach and opinion about the strengths and weaknesses of this approach. The obtained data contributed to the preparation of a "Guide to investigative Experimental activities for the teaching of chemistry". It was obtained with the application of the questionnaire that the majority of didactic resources used are traditional, as handouts and textbooks, with wide use by educators, the internet and experimentation. It was evident that the use of experimentation is already a reality in everyday life at school, but the experimental model adopted is what follows the ' Revenue ready', in which the results are predictable and used to prove a theory. Obtained, it should be noted that there are several difficulties encountered by educators who have emphasized the lack of material, pedagogical support, training, inefficient and lack of laboratories, being that all of these factors cause a weakness for the use of experimentation in chemistry classes. It is concluded that the teaching of chemistry in the public schools of Anápolis lacks the diversification of resources and teaching strategies by various factors, and that, although the experimentation as a teaching resource is used its purpose has been to demonstrate the theories. The investigative approach is little used, and it is necessary to circulate it among teachers as a teaching strategy which is already consolidated in the literature by bringing better results and more significant for the learning of Chemistry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2019-06-10T13:55:16Z No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) DISSERTAÇÃO MARIA HELENA FERREIRA DE SOUZA.pdf: 1159715 bytes, checksum: ed85be51ed915bc3c2de55bdd8dd3ce2 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 361431 bytes, checksum: c3c5618eee17e389c46f6391ae5540d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-10T13:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license.txt: 2164 bytes, checksum: 487fc01a7f793a0341d58b02c947dec7 (MD5) DISSERTAÇÃO MARIA HELENA FERREIRA DE SOUZA.pdf: 1159715 bytes, checksum: ed85be51ed915bc3c2de55bdd8dd3ce2 (MD5) PRODUTO EDUCACIONAL.pdf: 361431 bytes, checksum: c3c5618eee17e389c46f6391ae5540d0 (MD5) Previous issue date: 2018-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividade Experimentalpor
dc.subjectAbordagem Investigativapor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectPractical Lessonseng
dc.subjectExperimental Activityeng
dc.subjectInvestigative approacheng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectTeaching Quimistryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA experimentação no ensino de química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)

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