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dc.creatorCorrêa, Arllan Gonçalves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4036155254840988por
dc.contributor.advisor1Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500por
dc.contributor.referee1Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.referee2Miranda, Made Júnior-
dc.contributor.referee3Silva, Ana Paula Salles da-
dc.contributor.referee4Anderi, Eliane Goncalves Costa-
dc.contributor.referee5Dalla Déa, Vanessa Helena Santana-
dc.date.accessioned2023-04-24T16:20:15Z-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.citationCORRÊA, Arllan. Gonçalves. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física : um estudo de caso sobre o conhecimento e a prática dos educadores de um centro de ensino em período integral (CEPI) da cidade de São Luís de Montes Belos Goiás. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1185-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar a conhecimento dos professores de Educação Física em relação à inclusão de alunos com deficiência em suas aulas no Centro Estadual de Ensino em Período Integral, situado no município de São Luís de Montes Belos, estado de Goiás. Essa instituição foi a primeira a aderir ao ensino em período integral em virtude de sua estrutura física e de seu tempo de atuação na cidade; e, por esses motivos, foi escolhida para a realização desta pesquisa. A pesquisa teve a participação de 3 (três) profissionais, sendo elas duas professoras de Educação Física, que foram escolhidos por atuarem diariamente com os alunos, e uma coordenadora pedagógica de área específica. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a pesquisa qualitativa, tendo em vista que essa abordagem proporciona uma relação dialógica entre o pesquisador e o participante. Posto isso, a pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte questão problematizadora: quais são os conhecimentos das professoras de Educação Física e da coordenadora pedagógica de área específica sobre a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas? Com isso, investigou-se os conhecimentos e as práticas docentes dessas profissionais diante da inclusão educacional. A partir dos estudos qualitativos, optou-se pelas aproximações com os estudos do campo da fenomenologia ao tratar dos processos descritivos e exploratórios da pesquisa. Foram utilizados autores que discutem a educação inclusiva, como: Sassaki (1997), Mantoan (1997; 2003), Mittler (2003) e Reis, (2013; 2016). No que se refere à concepção de inclusão nas aulas de Educação Física, foi utilizado Rodrigues (2003; 2017), Chicon (2008; 2013), Darido (2001; 2008), entre outros que abordam a temática. Para realizar o tratamento e as análises dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo com base em Bardin (2004). Diante dos dados obtidos através das entrevistas com questionário semiestruturado aplicados às participantes desta pesquisa, foram observados alguns fatores que dificultam a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo eles: a atuação fora da área específica de formação do profissional; o profissional não ser formado em Educação Física; falta da formação continuada em cursos sobre inclusão escolar; a ausência da família dos alunos com deficiência na escola.por
dc.description.abstractThe general objective of this work is to analyze the knowledge of Physical Education teachers regarding the inclusion of students with disabilities in their classes at the State Center for Full- Time Teaching, located in the municipality of São Luís de Montes Belos, state of Goiás. This institution was the first to adhere to full-time teaching due to its physical structure and its time in the city; and, for these reasons, was chosen to carry out this research. The research had the participation of 3 (three) professionals, two of them being Physical Education teachers, who were chosen for working with the students on a daily basis, and a pedagogical coordinator of a specific area. For the development of the research, qualitative research was used, considering that this approach provides a dialogical relationship between the researcher and the participant. That said, the research was developed from the following problematizing question: what is the knowledge of Physical Education teachers and the pedagogical coordinator of a specific area about the inclusion of students with disabilities in their classes? With this, we investigated the knowledge and teaching practices of these professionals in the face of educational inclusion. Based on qualitative studies, we opted for approximations with studies in the field of phenomenology when dealing with descriptive and exploratory research processes. Authors who discuss inclusive education were used, such as: Sassaki (1997), Mantoan (1997; 2003), Mittler (2003) and Reis, (2013; 2016). With regard to the concept of inclusion in Physical Education classes, Rodrigues (2003; 2017), Chicon (2008; 2013), Darido (2001; 2008), among others who address the theme, were used. To carry out the treatment and analysis of the data, content analysis based on Bardin (2004) was used. In view of the data obtained through interviews with a semi-structured questionnaire applied to the participants of this research, some factors that hinder the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes were observed, namely: not acting outside the specific area of professional training; the professional does not have a degree in Physical Education; lack of continuing education in courses on school inclusion; the absence of the family of students with disabilities at school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2023-04-24T16:19:37Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_ARLLAN_GONÇALVES_CORRÊA.pdf: 1988579 bytes, checksum: 1ad3d3ce1688cf0b84a61126ea71a98b (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-24T16:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_ARLLAN_GONÇALVES_CORRÊA.pdf: 1988579 bytes, checksum: 1ad3d3ce1688cf0b84a61126ea71a98b (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2023-05-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectConhecimento docentepor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física : um estudo de caso sobre o conhecimento e a prática dos educadores de um centro de ensino em período integral (CEPI) da cidade de São Luís de Montes Belos Goiáspor
dc.title.alternativeThe inclusion of students with disabilities in physical education classes : a case study on the knowledge and practice of educators at a full-time teaching center (CEPI) in the city of São Luís de Montes Belos Goiáseng
dc.typeDissertaçãopor
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