Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165
Tipo do documento: Dissertação
Título: O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais
Título(s) alternativo(s): The mapping of the cultural heritage of São Luís de Montes Belos and the role of heritage education in the preservation of local cultural references
Autor: Guimarães, Luciana Sérgio da Silva 
Primeiro orientador: Fagundes, Maria Dailza da Conceição
Primeiro membro da banca: Fagundes, Maria Dailza da Conceição
Segundo membro da banca: Silva, Neemias Oliveira da
Terceiro membro da banca: Tolentino, Átila Bezerra
Resumo: A proposta desta pesquisa é apresentar o mapeamento do patrimônio cultural da cidade de São Luís de Montes Belos-GO, realizado por meio da participação e do diálogo com os moradores, compreendidos como os responsáveis por indicar os bens culturais de valor coletivo para a comunidade local. No processo de levantamento e inventário, primou-se sempre em considerar as referências culturais indicadas pelos habitantes locais, ou seja, o patrimônio cultural que fazem sentido para o grupo. Assim, neste relatório, foram sistematizadas as seguintes categorias de inventário, elencadas pelos moradores monte-belenses: os lugares, as celebrações, os saberes, as formas de expressão e objetos. Na realização do estudo, a educação patrimonial foi considerada uma ferramenta para inventariar, juntamente com a comunidade, os bens culturais locais e, do mesmo modo, estudar a memória local com a história da região de uma forma articulada com a vida dos diferentes sujeitos e da comunidade. O produto educacional elaborado é um livro didático no formato impresso e em E-book, no qual é apresentado o patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos, e dados sobre a formação e expansão histórica do município. É importante que a história e o patrimônio cultural local se façam presentes nas discussões escolares, pois, possibilitam a valorização da memória de cada comunidade e, consequentemente um sentimento de pertença e de valorização de seus bens culturais. Assim, o produto foi criado visando sanar a escassez de material educativo no que tange ao ensino desses conteúdos, e tem como finalidade ser material de apoio pedagógico para escolas da rede municipal de ensino do município de São Luís de Montes Belos.
Abstract: The proposition of this research is to present a cultural heritage mapping of the city São Luís de Montes Belos-GO, by means of participation and dialogue with its residents, understood as the ones responsible for indicating the cultural property of public value to local Community. During the process of surveying and inventory, it was always prioritized considering cultural references pointed by local inhabitants, that is, the cultural heritage that makes sense to the group. Therefore, in this report, it was systematized the following inventory categories, listed by monte - belenses inhabitants, the locations, the celebrations, the knowledges, the forms of expression and objects. During the study, heritage education was considered a tool to do an inventory, with the community, local cultural property and, in a similar way, to study local memory with the regional history articulating it with the lives with different subjects and the community. The resulting educational product is a textbook in booth paperback and eBook formats, in which it is presented the cultural heritage of São Luís de Montes Belos, and data on the historic formation and expansion of the city. It is important that history and cultural heritage are present on the school debates, so that the valorization of the memory of each community, and consequently, a feeling of belonging and valorization of its cultural goods are enabled. Thus, the product was created seeking to solve the lack of pedagogical support material for the city schools from São Luís de Montes Belos.
Palavras-chave: São Luís de Montes Belos
Educação patrimonial
Bens culturais
Memórias
Heritage education
Cultural property
Memories
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: SILVA, Luciana Sérgio. O mapeamento do patrimônio cultural de São Luís de Montes Belos e o papel da educação patrimonial na preservação das referências culturais locais. 2021. 211 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1165
Data de defesa: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_TECNICO_LUCIANA_SERGIO_DA_SILVA.pdfRelatório Técnico185,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO_LUCIANA_SERGIO_DA_SILVA.pdfProduto116,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.