Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164
Tipo do documento: Dissertação
Título: Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices territories in the City of Goiás : heritage education as a teaching proposal for the Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Goiás (IFG)”.
Autor: Moraes, Lorena Cristina Brito 
Primeiro orientador: Silva, Neemias Oliveira da
Primeiro membro da banca: Silva, Neemias Oliveira da
Segundo membro da banca: Fagundes, Maria Dailza Conceição
Terceiro membro da banca: Damacena Neto, Leandro Carvalho
Resumo: Este é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel.
Abstract: Documentary research on professional schools, memory, identity, heritage and heritage education studies were used as theoretical framework to this study. Based on the documentary analysis, it became clear that there was a limited dialogue with Heritage Education. Therefore, questionnaires were conducted with graduates and professionals of the Course in Buildings. The questionnaire responses pointed out aspects involving work with Historical Heritage. It must be highlighted that this research intends to contribute with the Pedagogical Project of the Course in Buildings, as a basis for future reformulations, in order to insert the work developed with heritage through the reality of the students, understanding that it goes beyond the built. In this sense, as a result of the present study, an interactive booklet was developed, as an educational product, aiming to contribute to the studies on Cultural Heritage for teachers and students of the high-school integrated technical course focused on this research, using a mobile application as a tool for consultation.
Palavras-chave: Identidade
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Tecnologia
Identity
Memory
Heritage education
Technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Citação: MORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164
Data de defesa: 3-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_TECNICO_LORENA_CRISTINA_BRITO_MORAES.pdfRelatório Técnico2,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PRODUTO_LORENA_CRISTINA_BRITO_MORAES.pdfProduto4,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.