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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vivências de prazer e sofrimento do professor(a) formador(a) de disciplina na EaD: uma análise da psicodinâmica do trabalho
Título(s) alternativo(s): Experiences of pleasure and suffering of the teacher(a) trainer(a) of discipline in the EaD: an analysis of the psychodynamics of work
Autor: Duarte, Suelma Rodrigues 
Primeiro orientador: Pires, Roseli Vieira
Primeiro membro da banca: Silva, Hélcia Daniel da
Segundo membro da banca: Almeida, Francisco Alberto Severo de
Resumo: Vivências de prazer e sofrimento do(a) professor(a) formador(a) de disciplina na EaD: uma análise da Psicodinâmica do Trabalho (PDT) tem o objeto de estudo delimitado nas vivências de Prazer e Sofrimento das práticas do(a) professor(a) formador(a) de disciplinas EaD no Curso de Administração do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR-UEG. Seu construto justifica-se por conta das mudanças tecnológicas, da introdução de novos processos e instrumentalizações do trabalho docente nas últimas décadas. Como objetivo geral tem a intensão de analisar as vivências de Prazer e Sofrimento do(a) professor(a) formador(a) de disciplinas da EaD ofertadas pelo CEAR-UEG; levantar os indicadores de Prazer e Sofrimento do(a) professor(a) formador(a) e identificar as estratégias de enfrentamento e defesas utilizadas na prática laboral. A pesquisa caracteriza-se como empírica aplicada, como base teórica pautada por estudos bibliográficos, descritivos e exploratórios. O universo da pesquisa envolve os(as) professores(as) formadores(as) atuantes no CEAR – UEG no total de quarenta profissionais, e a amostra segue padrões não probabilísticos por conveniência, serão realizadas entrevistas pela formação de grupo focal. O estudo, também, valer-se-á de etapas previstas no método da Psicodinâmica do trabalho (DEJOURS, 1992) que envolvem: a observância da demanda da pesquisa; a estruturação da pré-pesquisa; a pesquisa propriamente dita; a validação do relatório da pesquisa e a devolutiva. O instrumento de coleta de dados será a entrevista semiestruturada aplicada de forma coletiva e gravada com uso da plataforma do Google Meet com análises Quali-Quanti em estudo de campo e, a análise de dados realizada em três etapas envolvendo a pré- análise; a exploração do conteúdo e tratamento de resultados. Essa pesquisa recebeu APROVAÇÃO pelo parecer consubstanciado no 5.354.489 com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética – CAAE no 56851522.1.0000.8113.
Abstract: Experiences of pleasure and suffering of the teacher of discipline in THE: an analysis of the Psychodynamics of Work (PDT) has the object of study delimited in the experiences of pleasure and Suffering of the practices of the teacher(a) trainer of EaD disciplines in the Administration Course of the Center for Teaching and Learning in Network - CEAR-UEG. Its construct is justified by the technological changes, the introduction of new processes and instrumentalizations of teaching work in recent decades. As a general objective, the intention is to analyze the experiences of Pleasure and Suffering of the teacher(a) trainer of THE disciplines offered by CEAR-UEG; to raise the indicators of Pleasure and Suffering of the teacher and to identify the coping strategies and defenses used in labor practice. The research is characterized as empirical applied, as a theoretical basis based on bibliographic, descriptive and exploratory studies. The research universe involves the teachers working at CEAR - UEG in a total of forty professionals, and the sample follows non-probabilistic standards for convenience, interviews will be conducted by the focus group formation. The study will also take advantage of steps foreseen in the Psychodynamics of Work method (DEJOURS, 1992) that involve: the observance of research demand; the structuring of pre-research; the research itself; validation of the research report and the return. The data collection instrument will be the semi-structured interview applied collectively and recorded using the Google Meet platform with Quali-Quanti analysis in a field study and, the data analysis performed in three stages involving pre-analysis; the exploration of the content and treatment of results. This research received APPROVAL by the opinion substantiated no. 5,354,489 with certificate of presentation of ethical appreciation - CAAE no. 56851522.1.0000.8113
Palavras-chave: Prática Docente
Educação a distância
Educação
Psicodinâmica do Trabalho
Teaching Practice
Distance education
Education
Psychodynamics of Work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias
Programa: UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias
Citação: DUARTE, Suelma Rodrigues. Vivências de prazer e sofrimento do professor(a) formador(a) de disciplina na EaD: uma análise da psicodinâmica do trabalho. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1157
Data de defesa: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias

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