Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1154
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre duas personagens femininas machadianas e a mulher contemporânea no contexto socioeducacional
Título(s) alternativo(s): The relationship between two female characters from Machado and the contemporary woman in the socio-educational context
Autor: Freitas, Ellen Rísia de Siqueira 
Primeiro orientador: Rodrigues, Olira Saraiva
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Olira Saraiva
Segundo membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Terceiro membro da banca: Flexor, Carina Luisa Ochi
Quarto membro da banca: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Resumo: No âmbito socioeducacional, promover discussões referentes à leitura e ao texto literário possibilita espaços de reflexão sobre as constantes mudanças em sociedade. As personagens femininas machadianas, Capitu e Sofia, nas obras “Dom Casmurro” e “Quincas Borba”, são pontos de partida para a elaboração de reflexões sobre o que denominamos ser mulheres– na medida em que são não-ficcionais – na contemporaneidade e no contexto da educação. Buscamos analisar de que maneira o conjunto da produção cultural, em diferentes textos, práticas e padrões se ampliam e se diversificam para responder ao questionamento: quais elementos da narrativa literária delineados, em duas personagens femininas machadianas, estabelecem uma relação com a mulher contemporânea no contexto socioeducacional? Objetivamos compreender os elementos da narrativa literária delineados em duas obras de Machado de Assis: “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” e sua relação com o contexto socioeducacional da mulher contemporânea. Para tal, estabelecemos como objetivos específicos da pesquisa: contextualizar o tempo histórico das obras literárias analisadas, “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” de Machado de Assis, em âmbito socioeducacional; analisar as personagens femininas, Capitu e Sofia, contextualizando-as no momento histórico da cultura brasileira do século XIX; e estabelecer a relação entre duas personagens machadianas e a mulher contemporânea no contexto socioeducacional. Para tal, metodologicamente, seguimos em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com uma pesquisa bibliográfica e estudo de duas obras literárias, na propositura de um ensino literário. Como referencial teórico utilizamos autores de campos interdisciplinares (CHARTIER, 1990; SANTOS, K., 2015; COSTA, 2012; SCHWARZ, 1997; SAFFIOTI, 2015; BEAUVOIR, 2009; LOURO, 1997, 2000, 2004) para descrever o contexto da mulher do século XIX; para a análise literária no século XIX, fundamentamo-nos em D’incao (2011), Castello (2008), Eagleton (2003), Pound (2006), Passos (2003) e Candido (1968) para a relacionar o papel feminino entre os séculos XIX e XXI. Ao examinar as narrativas literárias de “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” e as personagens femininas de Capitu e Sofia na literatura machadiana, estabelecemos a relação com a mulher contemporânea no contexto socioeducacional. Reforçamos que o ensino de literatura é fundamental para o desenvolvimento de movimentos igualitários e pensamento crítico sobre as mulheres. Ao analisar essas personagens, contextualizamos a cultura brasileira do século XIX, mostrando as restrições nas escolhas das mulheres e a pressão da sociedade sobre seus comportamentos. O percurso da dissertação, baseado na educação, literatura e ensino de literatura, mostrou a necessidade de continuar a discussão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea em distintos contextos.
Abstract: In the socio-educational scope, promoting discussions related to reading and the literary text provides spaces for reflection on the constant changes in society. Machado’s female characters, Capitu and Sofia, in the works “Dom Casmurro” and “Quincas Borba”, are starting points for the elaboration of reflections on what we call being women – insofar as they are non-fictional – in contemporary times and in the world. context of education. We seek to analyze how the set of cultural production, in different texts, practices and patterns, expands and diversifies in order to answer the question: which elements of the literary narrative delineated, in two female characters from Machado, establish a relationship with the contemporary woman in the context socio-educational? We aim to understand the elements of literary narrative outlined in two works by Machado de Assis: “Dom Casmurro” and “Quincas Borba” and their relationship with the socio-educational context of contemporary women. To this end, we established the following specific research objectives: contextualize the historical time of the analyzed literary works, “Dom Casmurro” and “Quincas Borba” by Machado de Assis, in a socio-educational context; analyze the female characters, Capitu and Sofia, contextualizing them in the historical moment of Brazilian culture in the 19th century; and establish the relationship between two characters from Machado and the contemporary woman in the socio-educational context. To this end, methodologically, we followed an exploratory research, with a qualitative approach, with a bibliographical research and study of two literary works, in the proposition of a literary teaching. As a theoretical reference, we used authors from interdisciplinary fields (CHARTIER, 1990; SANTOS, K., 2015; COSTA, 2012; SCHWARZ, 1997; SAFFIOTI, 2015; BEAUVOIR, 2009; LOURO, 1997, 2000, 2004) to describe the context of women of the 19th century; for literary analysis in the nineteenth century, we base ourselves on D'incao (2011), Castello (2008), Eagleton (2003), Pound (2006), Passos (2003) and Candido (1968) to relate the female role between the 19th and 21st centuries. By examining the literary narratives of “Dom Casmurro” and “Quincas Borba” and the female characters of Capitu and Sofia in Machado's literature, we established the relationship with contemporary women in the socio-educational context. We reinforce that teaching literature is fundamental for the development of egalitarian movements and critical thinking about women. By analyzing these characters, we contextualize the Brazilian culture of the 19th century, showing restrictions on women's choices and society's pressure on their behavior. The course of the dissertation, based on education, literature and literature teaching, showed the need to continue the discussion about the role of women in contemporary society in different contexts.
Palavras-chave: Narrativa literária - Capitu e Sofia de Machado de Assis - Mulher contemporânea
Capitu e Sofia de Machado de Assis - Mulher contemporânea - Contexto socioeducacional
Mulher contemporânea - Narrativa literária - Capitu e Sofia de Machado de Assis
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: FREITAS, E.R.S. A relação entre duas personagens femininas machadianas e a mulher contemporânea no contexto socioeducacional. 2023. 97f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1154
Data de defesa: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELLEN RISIA - PPGIELT DISSERTACAO.pdfDissertação659,99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.