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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância
Título(s) alternativo(s): La formación del hombre autónomo en la Educación Superior a Distancia
Autor: Jesus, Leandro Ferreira de 
Primeiro orientador: Guimarães, Ged
Primeiro membro da banca: Guimarães, Ged
Segundo membro da banca: Valle, Lílian de Aragão Bastos do
Terceiro membro da banca: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. Para isso, propôs-se a seguinte questão central: Qual a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo? Para investigar essa questão, definiu-se como objetivo geral: Analisar a contribuição que a Educação Superior a Distância pode fornecer ao processo de formação do homem autônomo. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) Discutir a ideia de formação humana; b) Examinar os fundamentos legais e estruturais da Educação Superior a Distância e suas implicações na formação humana; c) Apresentar a contribuição da Educação Superior a Distância com a construção da autonomia na formação humana. No que se refere aos pressupostos teórico- metodológicos, esta investigação se insere no âmbito da Filosofia da Educação, adotando-se a pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da abordagem qualitativa. Realizou-se a pesquisa em fontes bibliográficas e on-line, procedendo-se à análise, à interpretação, à síntese e à crítica tendo em vista a questão central e os objetivos propostos. Conclui-se que a Educação Superior a Distância contribui com a formação do homem autônomo ao compreender e trabalhar o sentido da presença nas suas múltiplas dimensões – cognitiva, afetiva, psíquicas, ética e estética (VALLE; BOHADANA, 2017). O espaço da sala de aula na Educação Superior a Distância se constitui e se realiza no pensamento, no trabalho intelectual que é realizado por professores e estudantes, não deixando esse trabalho intelectual se comprometer pelo que é útil, prático, pela busca de resultados imediatos. A formação superior é, por excelência, a formação autônoma. Em outras palavras, a formação do homem autônomo para além da qualificação profissional, aquela que deve formar, sobretudo, o ser humano, aquele que é livre, crítico, que interroga a si mesmo, a sociedade, a natureza; enfim, aquele que põe em questão o mundo em que se vive para elevar a cada dia a sua humanidade.
Abstract: Esta investigación tiene como objeto de estudio la formación del hombre autónomo en la Educación Superior a Distancia. Para eso, ha sido propuesto la siguiente pregunta central: ¿Cuál es la contribución que la Educación Superior a Distancia puede traer al proceso de formación del hombre autónomo? Investigar esta pregunta, se definió como objetivo general: Analizar el aporte que la Educación Superior a Distancia puede proporcionar al proceso de formación del hombre autónomo. Como metas específicas, se establecieron: a) Discutir la idea de formación humana; b) Examinar los fundamentos legales y estructurales de la Educación Superior a Distancia y sus implicaciones para el desarrollo humano; c) Presentar la contribución de la Educación Superior a Distancia con la construcción de la autonomía en la formación humana. En lo que se refiere a los presupuestos teórico-metodológicos, esta investigación se inscribe en el ámbito de la Filosofía de la Educación, adoptando una investigación bibliográfica pautada en los fundamentos de un abordaje cualitativo. La investigación se realizó en fuentes bibliográficas y on-line, procediendo al análisis, interpretación, síntesis y crítica, llevando en consideración la pregunta central y los objetivos propuestos. Se concluye que la Educación Superior a Distancia contribuye a la formación del hombre autónomo al comprender y trabajar el sentido de presencia en sus múltiples dimensiones: cognitiva, afectiva, psíquica, ética y estética (VALLE; BOHADANA, 2017). El espacio del aula en la Educación Superior a Distancia se constituye y se realiza en el pensamiento, en el trabajo intelectual que realizan los docentes y los estudiantes, no dejando que ese trabajo intelectual se vea comprometido por lo útil, práctico, en la búsqueda de resultados inmediatos. La educación superior es, por excelencia, la educación autónoma. En otras palabras, la formación del hombre autónomo más allá de la cualificación profesional, la que debe formar, ante todo, al ser humano, el que es libre, crítico, que se cuestiona a sí mismo, a la sociedad, a la naturaleza; finalmente, aquellos que cuestionan el mundo en el que viven para elevar cada día su humanidad.
Palavras-chave: Ensino superior a distância - Formação - Autonomia
Educação a distância - Formação - Autonomia
Ensino superior - Educação a distância - Autonomia
Enseñanza superior - Formación - Autonomía
Educación a distancia - Formación - Autonomía
Enseñanza superior - Educación a distancia - Autonomía
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Citação: JESUS, L. F. A formação do homem autônomo na Educação Superior a Distância. 2022. 81f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, Anápolis,GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1150
Data de defesa: 29-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Linguagem e Tecnologias(IELT)

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