Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Isadora Cristinny Vieira de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7916642133595971por
dc.contributor.advisor1Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500por
dc.contributor.referee1Reis, Marlene Barbosa de Freitas-
dc.contributor.referee2Faria, Juliana Guimarães-
dc.contributor.referee3Santos, Dayanna Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-01-31T12:26:11Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationMORAIS, I. C. V. Educação Bilíngue e Cultura Surda: interlocuções à Identidade Bicultural. 2022. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas - GO.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1128-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta como tema a Educação Bilíngue-Bicultural no contexto da surdez. A questão problema que deu origem à investigação foi: em que medida a Educação Bilíngue pode proporcionar desenvolvimento inclusivo à comunidade surda ao impulsionar desenvolvimento identitário e cultural? O objetivo geral da pesquisa é: analisar narrativas de pessoas surdas para identificar se há relevância na Educação Bilíngue no desenvolvimento cultural, identitário e na superação de barreiras comunicacionais. Do ponto de vista metodológico, o estudo configura-se em uma pesquisa com abordagem qualitativa, fenomenológica, bibliográfica e empírica, sendo desenvolvidas exploração teórica e proposta de pesquisa narrativa com participação de 03 (três) pessoas surdas maiores de 18 (dezoito) anos. O foco da pesquisa se ancorou na questão de formação cultural e identitária dos participantes em relação à história de vida dessas pessoas, à Língua de Sinais e suas contribuições. Sendo assim, o estudo está fundamentado em autores e documentos legais que desenvolvem estudos sobre cultura, Cultura Surda, educação, inclusão, Identidade Surda e Educação Bilíngue. Mello (2009), Geertz (2008), Eagleton (2011), Certeau (1995), Laraia (2001) e Bauman (2012) sustentaram a discussão sobre o conceito de cultura. Bagno (2013), Quadros (1997; 2015), Saussure (2006), Laborit (2000), Vilhalva (2004), Brasil (1996; 2002; 2005; 2021) foram basilares para refletir sobre língua, Bilinguismo e Educação Bilíngue. Stuart Hall (1997; 2006) e Skliar (1998; 2005) fundamentaram na investigação da relação entre educação e identidades, sendo que Strobel (2008), Campos e Stumpf (2012), Sá (2010), Perlin (2005), Gesser (2009), Dammeyer e Marschark (2016) auxiliaram nessa reflexão diante da especificidade cultural e identitária no contexto da surdez. Para tanto, Clandinin e Connelly (2015), Muylaert, Júnior, Gallo, Neto, Reis (2014) e Minayo (2014; 2009) ancoraram nos processos metodológicos desenvolvidos. Os resultados obtidos dos dados teóricos, empíricos e de suas vinculações nos indicaram emersão de oito unidades de sentido, sendo elas: i) Libras, língua como identidade; ii) aceitação social da surdez; iii) o isolamento, a solidão; iv) interesse social; v) acessibilidade; vi) Educação Bilíngue e sociedade bilíngue; vii) inclusão e Educação Inclusiva; viii) Cultura Surda e o Bicultural. Os resultados nos levaram a entender e concluir cultura como construção social de significações, parte e partícipe da constituição social e identitária do sujeito, como expressão da essência do ser humano, de suas diferenciações e especificidades, de seu caráter político, como identidade, transpassadas e transformadas por sistemas de comunicação. Pontou-se o fato de que a educação no contexto da surdez ainda precisa de investimentos a longo prazo que ratifique o que é ser surdo, que ancore sua existência baseada em fenômenos e experiências próprias da pessoa surda. Foi possível desvelar, então, que a aquisição e desenvolvimento da língua e suas manifestações na linguagem por meio da Língua de Sinais lança possibilidade de compreensão do mundo à pessoa surda e ressignifica sua existência nele, ou seja, representa possibilidade de desenvolvimento cultural e identitário. Sendo assim, o “bi” no contexto da educação de surdos precisa ser deslocado de significação do “entre” ao “além”.por
dc.description.abstractThis research presents Bilingual-Bicultural Education in the context of deafness as its theme. The problem question that gave rise to the investigation was: to what extent can Bilingual Education provide inclusive development to the deaf community by boosting identity and cultural development? The general objective of the research is: to analyze narratives of deaf people to identify if there is relevance in Bilingual Education in cultural and identity development and in overcoming communication barriers. From the methodological point of view, the study is configured in a research with a qualitative, phenomenological, bibliographical and empirical approach, being developed theoretical exploration and narrative research proposal with the participation of 03 (three) deaf people over 18 (eighteen) years old. The focus of the research was anchored on the issue of cultural and identity formation of the participants in relation to the life history of these people, to Sign Language and its contributions. Therefore, the study is based on authors and legal documents that develop studies on culture, Deaf Culture, education, inclusion, Deaf Identity and Bilingual Education. Mello (2009), Geertz (2008), Eagleton (2011), Certeau (1995), Laraia (2001) and Bauman (2012) supported the discussion on the concept of culture. Bagno (2013), Quadros (1997; 2015), Saussure (2006), Laborit (2000), Vilhalva (2004), Brasil (1996; 2002; 2005; 2021) were fundamental to reflect on language, Bilingualism and Bilingual Education. Stuart Hall (1997; 2006) and Skliar (1998; 2005) based their research on the relationship between education and identities, with Strobel (2008), Campos and Stumpf (2012), Sá (2010), Perlin (2005), Gesser ( 2009), Dammeyer and Marschark (2016) helped in this reflection on the cultural and identity specificity in the context of deafness. For that, Clandinin and Connelly (2015), Muylaert, Júnior, Gallo, Neto, Reis (2014) and Minayo (2014; 2009) anchored in the developed methodological processes. The results obtained from theoretical and empirical linkage and their links indicated the emergence of eight units of meaning, namely: i) Libras, language as identity; ii) social acceptance of deafness; iii) isolation, loneliness; iv) social interest; v) accessibility; vi) Bilingual Education and bilingual society; vii) inclusion and Inclusive Education; viii) Deaf Culture and the Bicultural. The results led us to understand and conclude culture as a social construction of meanings, part and participant of the subject's social and identity constitution, as an expression of the essence of the human being, of its differentiations and specificities, of its political character, as identity, passed through and transformed by communication systems. The fact was pointed out that education in the context of deafness still needs long-term investments that ratify what it is to be deaf, that anchors its existence based on phenomena and experiences of the deaf person. It was possible to reveal, then, that the acquisition and development of language and its manifestations in language through Sign Language launches the possibility of understanding the world for the deaf person and re-signifies their existence in it, that is, it represents the possibility of cultural and identity development. Therefore, the “bi” in the context of deaf education needs to be shifted from meaning “between” to “beyond”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Barbosa (sandrabarbosa632@gmail.com) on 2023-01-31T12:26:10Z No. of bitstreams: 3 DISSERTACAO_ISADORA_CRISTINNY_VIEIRA_DE_MORAIS.pdf: 1562604 bytes, checksum: f5da7b1b61b870cc0f59a33d4a232e86 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_PUBLICACAO_BDTD_UEG_ISADORA.pdf: 173091 bytes, checksum: ed495f7a4cd8790f1d1c55fdeab3c839 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T12:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTACAO_ISADORA_CRISTINNY_VIEIRA_DE_MORAIS.pdf: 1562604 bytes, checksum: f5da7b1b61b870cc0f59a33d4a232e86 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_PUBLICACAO_BDTD_UEG_ISADORA.pdf: 173091 bytes, checksum: ed495f7a4cd8790f1d1c55fdeab3c839 (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2022-12-14eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Bilíngue.por
dc.subjectBiculturalpor
dc.subjectCultura Surdapor
dc.subjectIdentidades Surdaspor
dc.subjectBilingual Educationeng
dc.subjectBiculturaleng
dc.subjectDeaf Cultureeng
dc.subjectDeaf Identitiespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação Bilíngue e Cultura Surda: interlocuções à Identidade Biculturalpor
dc.title.alternativeBilingual Education and Deaf Culture : interlocutions to Bicultural Identityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ISADORA_CRISTINNY_VIEIRA_DE_MORAIS.pdfDissertação_Mestrado em Educação1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO_DE_AUTORIZACAO_DE_PUBLICACAO_BDTD_UEG_ISADORA.pdfTermo de autorização169,03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.