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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental nas escolas públicas em Anápolis como estratégia para a conservação do cerrado
Título(s) alternativo(s): Environmental education in public schools in Anapolis as estrategy for the conservation of the cerrado
Autor: Oliveira, Dalvani Alves de 
Primeiro orientador: Lemes, Fernando Lobo
Primeiro membro da banca: Lemes, Fernando Lobo
Segundo membro da banca: Silva, Sandro Dutra e
Terceiro membro da banca: Souza, Leonardo Rodrigues de
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender como o ensino do conteúdo relativo à educação ambiental está sendo ofertado em escolas públicas e se esse contribui para a mudança de comportamento quanto a conservação do cerrado goiano. Além disso, observar se o ensino e as ações das unidades escolares estudadas estão em consonância com a legislação, descrever se há efetividade para a preservação do cerrado goiano e confirmar se a instituição pública tem cumprido com o seu papel perante a oferta de conteúdo/objetos de conhecimento sobre a educação ambiental. Para tanto, foram pesquisadas três escolas públicas que ofertam o Ensino Médio na cidade de Anápolis: Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Doutor César Toledo, Centro de Educação em Período Integral Doutor Genserico Gonzaga Jaime e Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista. Do ponto de metodológico, foram utilizados procedimentos de pesquisa qualitativa por meio de análise de documentos primários como leis, decretos, resoluções e portarias e, ainda, um estudo a partir de documentos que norteiam, do ponto de vista pedagógico, as três unidades escolares. Como fundamentação teórica, estudou-se o filósofo, sociólogo e estudioso da educação Pierre Bourdieu (2015), David Harvey (2016) e Jean François (2011) para os estudos da condição moderna e Laval (2020) para a compreensão do neoliberalismo. Por fim, concluiu-se que as escolas ofertam o tema educação ambiental, porém não trabalham interdisciplinarmente, apesar ser definido, pelas leis e normas, que a abordagem do conteúdo que deveria ser interdisciplinar, e não foi possível afirmar que as escolas contribuem para a efetiva preservação do cerrado goiano face à pesquisa realizada.
Abstract: The intent of this research is to understand how the teachings related to environmental education is being offered in public schools and if it contributes to the change of behavior regarding of the conservation of the cerrado of Goiás. In addition, it aimed to observe if the teaching and actions of the school units in the study are aligned with the legislation, to describe if there is effectiveness on preserving the cerrado of Goiás and to confirm if the public institution has fulfilled its role in the provision of contents/objects of knowledge about environmental education. Therefore, three public high schools in the city of Anápolis were researched: State Military Police College of Goiás Doutor César Toledo, Centro de Educação em Período Integral Doctor Genserico Gonzaga Jaime and Multipurpose State College Frei João Batista Qualitative research procedures were used with the collection of bibliographic data through the analysis of primary documents, such as laws, decrees, resolutions and ordinances, and also a documental analysis of the three school units. The philosopher, sociologist, and education scholar Pierre Bourdieu (2015) was studied for the theoretical foundation; the studies of David Harvey (2016) and Jean François (2011) were used for understanding the modern condition; and the works of Laval (2020) for the understanding of neoliberalism. At last, it was concluded that schools offer environmental education, however they do not work interdisciplinary, despite laws and regulations defined they should approach this content as interdisciplinary, and it was not possible to say that schools contribute to the effective preservation of the cerrado of Goiás in view of the research carried out.
Palavras-chave: História Ambiental - Cerrado
Educação pública
Educação ambiental - Ensino médio
Environmental History - Cerrado
Public School
Environmental education - High School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Goiás
Sigla da instituição: UEG
Departamento: UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Programa: Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Citação: OLIVEIRA, D.A. Educação ambiental nas escolas públicas em Anápolis como estratégia para a conservação do cerrado. 2022. 113 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1076
Data de defesa: 3-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado

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