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dc.creatorOliveira, Dalvani Alves de-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CE49676B5711449por
dc.contributor.advisor1Lemes, Fernando Lobo-
dc.contributor.referee1Lemes, Fernando Lobo-
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Dutra e-
dc.contributor.referee3Souza, Leonardo Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:58:40Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D.A. Educação ambiental nas escolas públicas em Anápolis como estratégia para a conservação do cerrado. 2022. 113 f. Dissertação( Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis, 2022.por
dc.identifier.urihttp://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1076-
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa é compreender como o ensino do conteúdo relativo à educação ambiental está sendo ofertado em escolas públicas e se esse contribui para a mudança de comportamento quanto a conservação do cerrado goiano. Além disso, observar se o ensino e as ações das unidades escolares estudadas estão em consonância com a legislação, descrever se há efetividade para a preservação do cerrado goiano e confirmar se a instituição pública tem cumprido com o seu papel perante a oferta de conteúdo/objetos de conhecimento sobre a educação ambiental. Para tanto, foram pesquisadas três escolas públicas que ofertam o Ensino Médio na cidade de Anápolis: Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Doutor César Toledo, Centro de Educação em Período Integral Doutor Genserico Gonzaga Jaime e Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista. Do ponto de metodológico, foram utilizados procedimentos de pesquisa qualitativa por meio de análise de documentos primários como leis, decretos, resoluções e portarias e, ainda, um estudo a partir de documentos que norteiam, do ponto de vista pedagógico, as três unidades escolares. Como fundamentação teórica, estudou-se o filósofo, sociólogo e estudioso da educação Pierre Bourdieu (2015), David Harvey (2016) e Jean François (2011) para os estudos da condição moderna e Laval (2020) para a compreensão do neoliberalismo. Por fim, concluiu-se que as escolas ofertam o tema educação ambiental, porém não trabalham interdisciplinarmente, apesar ser definido, pelas leis e normas, que a abordagem do conteúdo que deveria ser interdisciplinar, e não foi possível afirmar que as escolas contribuem para a efetiva preservação do cerrado goiano face à pesquisa realizada.por
dc.description.abstractThe intent of this research is to understand how the teachings related to environmental education is being offered in public schools and if it contributes to the change of behavior regarding of the conservation of the cerrado of Goiás. In addition, it aimed to observe if the teaching and actions of the school units in the study are aligned with the legislation, to describe if there is effectiveness on preserving the cerrado of Goiás and to confirm if the public institution has fulfilled its role in the provision of contents/objects of knowledge about environmental education. Therefore, three public high schools in the city of Anápolis were researched: State Military Police College of Goiás Doutor César Toledo, Centro de Educação em Período Integral Doctor Genserico Gonzaga Jaime and Multipurpose State College Frei João Batista Qualitative research procedures were used with the collection of bibliographic data through the analysis of primary documents, such as laws, decrees, resolutions and ordinances, and also a documental analysis of the three school units. The philosopher, sociologist, and education scholar Pierre Bourdieu (2015) was studied for the theoretical foundation; the studies of David Harvey (2016) and Jean François (2011) were used for understanding the modern condition; and the works of Laval (2020) for the understanding of neoliberalism. At last, it was concluded that schools offer environmental education, however they do not work interdisciplinary, despite laws and regulations defined they should approach this content as interdisciplinary, and it was not possible to say that schools contribute to the effective preservation of the cerrado of Goiás in view of the research carried out.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cida Cida (bibcentral@ueg.br) on 2022-06-21T18:57:57Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_DALVANI_ALVES_DE_OLIVEIRA(1).pdf: 4322585 bytes, checksum: b8f5fef9995b8899b04fd4e3f9493a9d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T18:58:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_DALVANI_ALVES_DE_OLIVEIRA(1).pdf: 4322585 bytes, checksum: b8f5fef9995b8899b04fd4e3f9493a9d (MD5) license.txt: 2109 bytes, checksum: b76a28645f58b21aeda00ac459312a65 (MD5) Previous issue date: 2022-06-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.publisher.departmentUEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerradopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória Ambiental - Cerradopor
dc.subjectEducação públicapor
dc.subjectEducação ambiental - Ensino médiopor
dc.subjectEnvironmental History - Cerradopor
dc.subjectPublic Schoolpor
dc.subjectEnvironmental education - High Schoolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental nas escolas públicas em Anápolis como estratégia para a conservação do cerradopor
dc.title.alternativeEnvironmental education in public schools in Anapolis as estrategy for the conservation of the cerradoeng
dc.typeDissertaçãopor
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